Novak Djokovic continua a ser o “Rei” da competição | Australian Open 2023

    modalidades cabeçalho

    Após uma primeira semana recheada de surpresas, os dois favoritos da segunda semana, Novak Djokovic e Stefanos Tsitsipas, não cederam à pressão e chegaram à final da prova, que foi disputada este domingo, dia 29 de janeiro, às 8h30 de Portugal Continental, no Estádio Rod Laver.

    Novak Djokovic chegou à final após eliminar, respetivamente, os seguintes tenistas: Roberto Carballes Baena (Espanha), Enzo Couacaud (França), Grigor Dimitrov (Bulgária), Alex De Minaur (Austrália), Andrey Rublev (Rússia) e Tommy Paul (Estados Unidos da América).

    O finalista vencido/vencedor Stefanos Tsitsipas, por sua vez, derrotou, respetivamente, Quentin Halys (França), Rinky Hijikata (Austrália), Tallon Griekspoor (Países Baixos), Jannik Sinner (Itália), Jiri Lehecka (Chéquia) e Karen Khachanov (Rússia) para chegar à final da competição.

    A GRANDE FINAL DA COMPETIÇÃO

    Por um lado, Novak Djokovic queria o seu décimo troféu no Australian Open e, consequentemente, o 22.º Grand Slam da carreira. Por outro lado, Stefanos Tsitsipas queria vingar-se das derrotas contra o tenista sérvio e vencer o seu primeiro Grand Slam da carreira. Um jogo que ficaria na história da modalidade, seja qual fosse o resultado da final do primeiro Grand Slam de 2023.

    PRIMEIRO SET: O PÉ ESQUERDO DE STEFANOS TSITSIPAS

    O tenista grego entrou com o pé esquerdo na partida. Após ter vencido o primeiro jogo de serviço com alguma dificuldade, Tsitsipas acabou por ceder na segunda vez e esteve a perder por 3-1, um resultado que acabou por não sofrer qualquer alteração ao longo do primeiro set.

    Por norma, Novak Djokovic costuma dar-se mal no primeiro set das partidas de Grand Slam. Porém, para infelicidade de Stefanos Tsitsipas, o tenista sérvio acabou por não ceder e jogou muito bem nos primeiros minutos do encontro. A entrada com o pé direito de Novak Djokovic foi um alívio para os fãs do sérvio, sabiam que o 22.º Grand Slam estava mais próximo de acontecer para o “Rei” do circuito de Ténis na Austrália.

    SEGUNDO SET: A PRESSÃO ERA MUITA PARA TSITSIPAS

    Depois de uma má entrada de Tsitsipas na partida, o tenista grego acabou por subir de nível e acabou por animar a partida.  Há um ponto fulcral na partida, que foi decisivo no final das contas. Após Tsitsipas fazer o 5-4, chegou a ter uma vantagem de 40-30 no jogo de serviço de Djokovic, ou seja, esteve a um ponto de quebrar o serviço do sérvio, vencer o set e empatar a partida, mas acabou por não concretizar. Djokovic salvou um set-point de grande importância.

    O segundo set acabou por ser decidido no tie-break, e foi onde vimos os piores serviços dos dois tenistas na partida: Tsitsipas venceu apenas um dos cinco serviços e Djokovic venceu três dos cinco serviços que realizou. Com isto, Djokovic levou também o segundo set e estava a um set de vencer o seu 10.º troféu do Australian Open e levá-lo para casa, um ano depois de ser impedido de participar.

    TERCEIRO SET: AINDA NÃO FOI DESTA, TSITSIPAS

    Tsitsipas entrou com o pé direito no terceiro set, após quebrar o serviço do sérvio, mas acabou por ser quebrado imediatamente por Djokovic. A sorte não estava ao lado do tenista grego. Após uma má entrada de ambos tenistas, não houve mais nenhum momento de aflição antes do tie-break.

    No tie-break, Tsitsipas voltou a entrar mal, ao ter uma desvantagem de cinco pontos sem qualquer resposta. Os fãs de Djokovic festejaram efusivamente cada ponto para um dos melhores tenistas de todos os tempos. Afinal, estamos a falar de um tenista que estava perto de conquistar o seu 10.º troféu no Australian Open e o 22.º Grand Slam. Stefanos Tsitsipas acordou a meio do tie-break, mas não foi a tempo de roubar o set e a vitória para Novak Djokovic.

    Resultado final: Stefanos Tsitsipas 0-3 Novak Djokovic (3-6; 6-7 [7]; 6-7 [7])

    PÓS-JOGO: O 22.º GRAND SLAM DE NOVAK DJOKOVIC

    Novak Djokovic venceu o seu 10.º Australian Open, recorde da competição, e o seu 22.º Grand Slam da carreira, igualou Rafael Nadal no topo. Em 10 finais da prova, o tenista sérvio nunca perdeu o jogo decisivo. Um verdadeiro “rei” da prova. Além do troféu, Novak Djokovic regressa ao topo do ranking ATP, substituindo Carlos Alcaraz, que não competiu na prova devido a uma lesão.

    Ainda não foi desta que Stefanos Tsitsipas venceu o seu primeiro Grand Slam. Falhou a primeira vez, no Roland-Garros de 2021, curiosamente, frente ao vencedor deste encontro. Na altura, Tsitsipas chegou a ter uma vantagem de 2-0, mas acabou por ceder à pressão, algo que voltou a acontecer no primeiro Grand Slam de 2023. Além disso, é a décima vez consecutiva que perde uma partida para o tenista sérvio.

    No meio de alguma infelicidade para o tenista grego, há uma “prenda”: subiu um lugar e passou a ser o terceiro classificado no ranking ATP, atrás de Novak Djokovic e Carlos Alcaraz.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...

    Arne Slot é o novo treinador do Liverpool

    Arne Slot vai ser o novo treinador do Liverpool....
    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.