O início de época de João Sousa

- Advertisement -

cab ténis

João Sousa leva, esta temporada, dez encontros disputados ao cabo de dois meses, tendo um registo igual de vitórias e derrotas. Significa isto que a época começou de feição para o tenista português ou nem por isso? O ano passado, João Sousa concluiu o ano com um registo de 24 vitórias para 36 derrotas, tendo atingido duas finais e uma meia-final de eventos do circuito ATP, concluindo o ano no 54.º lugar do ranking mundial.

Pode-se assim, generalizando, afirmar que o ano de 2014 foi bom para João Sousa, depois de, em 2013, ter conquistado o seu primeiro evento do circuito ATP. Este ano, o tenista de Guimarães começou a temporada em Auckland onde saiu derrotado na ronda inaugural, mas que lhe permitiu partir para um Austrália Open onde venceu duas rondas pela primeira vez na sua carreira. Ainda assim, João Sousa não fez mais do que a sua obrigação face aos adversários que lhe foram aparecendo no desenrolar do torneio.

O melhor tenista português defrontou Andy Murray e perdeu em três sets frente a um adversário que defrontou já por inúmeras vezes e que em todas elas saiu derrotado sem ter rubricado grandes exibições. As derrotas de Sousa frente a tenistas como Murray nada mais provam a de que o tenista português não está ainda ao nível de poder lutar por grande surpresas, embora racionalmente se tenha de afirmar que na vertente masculina elas são mais difíceis de aparecer do que na feminina. Ainda assim e como escrevi anteriormente, João Sousa e Frederico Marques têm de efectuar um trabalho a olhar para cima e não com a preocupação de manter aquilo que foi conquistado até ao momento.

João Sousa conquistou já uma meia-final quando a época vai na sua fase inicial e tem tudo para conquistar mais resultados de destaque agora que já está mais do que habituado à alta roda do circuito mundial de ténis. Para além disso, o tenista português é a grande aposta do Millenium para a promoção do novo Estoril Open, e todos esperam que João Sousa chegue ao torneio numa das melhores fases da sua temporada, tendo em conta que toda a campanha de lançamento do torneio tem sido feita à volta da imagem do tenista.

No ano passado, João Sousa tinha a responsabilidade de provar que era tenista para andar na alta roda do ténis mundial e cumpriu-a, mas este ano o peso é ainda maior sob os seus ombros. Num país parco em sucessos ao mais alto nível, João Sousa é, hoje em dia, o maior embaixador do ténis nacional e tudo se começa a construir à sua volta, seja a promoção do Estoril Open, seja o piso escolhido para Portugal disputar a Taça Davis frente a Marrocos, na próxima semana. Não digo que o ténis em Portugal esteja refém do sucesso de João Sousa, mas que o desenvolvimento da carreira do português terá certamente influência, isso é inegável.

Nota ainda final para a homenagem que será levada a cabo a Frederico Gil na próxima eliminatória da Taça Davis, disputada no Jamor. Inteiramente merecida.

Foto de Capa: Facebook Oficial de João Sousa

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante renovações de 2 jovens promessas

Anísio Cabral e José Neto vão renovar contrato com o Benfica até 2031. Águias também trabalham no dossiê de Daniel Banjaqui.

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

O Inter Milão bateu o Torino por duas bolas a uma durante a noite desta quarta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça de Itália.

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.