📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O ressurgimento de Frederico Gil

- Advertisement -

Frederico Gil, ou melhor, Fred Gil (nome que adotou oficialmente no circuito) que num passado recente chegou a ser considerado o melhor tenista português da história, tendo figurado no 62.º posto do ranking mundial, na altura o melhor posto de sempre de um tenista português e também o primeiro tenista luso em termos individuais a chegar à final de um torneio ATP, o Estoril Open de 2010 onde perdeu na final com Albert Montanes, está aos poucos a tentar voltar ao nível que fez dele um dos melhores tenistas portugueses de sempre.

O tenista português, depois de vários anos entre a elite do ténis mundial, figurando durante bastante tempo no top 100 ou próximo, teve em 2013 um duro golpe na sua carreira, onde por motivos de saúde teve de abdicar durante vários meses de competir, o que o levou a uma grande queda no ranking e a uma intermitência exibicional que nunca mais o permitiu voltar a entrar sequer no top 300 mundial, disputando na sua grande maioria torneios de categoria Future (uma espécie de 3ª divisão do circuito mundial).

Nos torneios Future, Fred Gil tem tido excelentes resultados e neste final de temporada, conquistou no espaço de duas semanas, 5 títulos, três em pares e dois em singulares. O tenista de Sintra, com estas excelentes prestações, conseguiu voltar a reentrar no top 400 e está com o seu melhor ranking desde 2013, ocupando neste momento o 398º posto do ranking mundial e o 229.º posto do ranking de pares.

A carreira de Fred Gil tem somado altos e baixos ao longo destes anos, os resultados alcançados no passado foram de excelência para o ténis português onde andou durante um longo período de tempo a disputar constantemente torneios ATP tendo defrontado alguns dos melhores jogadores de sempre, como Rafael Nadal, Andy Murray e Roger Federer. Em termos de ranking, Fred Gil é o quarto melhor português de sempre, atrás de João Sousa, Rui Machado e Gastão Elias.

Fred Gil a receber o troféu de vice-campeão do Estoril Open 2010
Fonte: Fred Gil/Estoril Open

Uma coisa é certa, aos 33 anos de idade e com mais de 15 anos de profissional de ténis, Fred Gil já não tem nada a provar, tendo conseguido feitos e proezas que poucos no ténis nacional conseguiram alcançar. Nesta fase da sua carreira, o tenista português pode disfrutar ao máximo do seu jogo sem qualquer pressão, e quem sabe, até ser um importante trunfo para a Seleção Nacional na Taça Davis onde a experiência em determinadas fases dos encontros e das eliminatórias é um fator preponderante.

Foto de Capa: Tennis Park Palmela/Raquetc(Inês Grosso Cruz)

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.

Frederico Varandas com discurso arrasador contra André Villas-Boas: «Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior»

Frederico Varandas deixou um ataque feroz a André Villas-Boas, criticando as suas atitudes nos últimos meses como presidente do FC Porto.

Frederico Varandas assume posição do Sporting: «Está a 200% com a APAF para agravar o regulamento»

Frederico Varandas indicou que o Sporting está de acordo com um agravamento do regulamento por parte da APAF.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara anuncia renovação de Djé Tavares até 2030

O Santa Clara anunciou a renovação de contrato com Djé Tavares até 2030. O médio cabo-verdiano soma sete jogos pelo conjunto dos Açores na temporada.

Frederico Varandas recorda Taça de Portugal e passa ao ataque: «Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas?»

Frederico Varandas reagiu ao ambiente tenso que se tem vivido no futebol português, assumindo que o Sporting tem dignidade a perder.

Frederico Varandas defende Rui Borges e atira: «O seu problema é não fazer show comunicacional»

Frederico Varandas defendeu o trabalho de Rui Borges no Sporting durante a gala Rugidos de Leão, em Leiria.