O ressurgimento de Frederico Gil

- Advertisement -

Frederico Gil, ou melhor, Fred Gil (nome que adotou oficialmente no circuito) que num passado recente chegou a ser considerado o melhor tenista português da história, tendo figurado no 62.º posto do ranking mundial, na altura o melhor posto de sempre de um tenista português e também o primeiro tenista luso em termos individuais a chegar à final de um torneio ATP, o Estoril Open de 2010 onde perdeu na final com Albert Montanes, está aos poucos a tentar voltar ao nível que fez dele um dos melhores tenistas portugueses de sempre.

O tenista português, depois de vários anos entre a elite do ténis mundial, figurando durante bastante tempo no top 100 ou próximo, teve em 2013 um duro golpe na sua carreira, onde por motivos de saúde teve de abdicar durante vários meses de competir, o que o levou a uma grande queda no ranking e a uma intermitência exibicional que nunca mais o permitiu voltar a entrar sequer no top 300 mundial, disputando na sua grande maioria torneios de categoria Future (uma espécie de 3ª divisão do circuito mundial).

Nos torneios Future, Fred Gil tem tido excelentes resultados e neste final de temporada, conquistou no espaço de duas semanas, 5 títulos, três em pares e dois em singulares. O tenista de Sintra, com estas excelentes prestações, conseguiu voltar a reentrar no top 400 e está com o seu melhor ranking desde 2013, ocupando neste momento o 398º posto do ranking mundial e o 229.º posto do ranking de pares.

A carreira de Fred Gil tem somado altos e baixos ao longo destes anos, os resultados alcançados no passado foram de excelência para o ténis português onde andou durante um longo período de tempo a disputar constantemente torneios ATP tendo defrontado alguns dos melhores jogadores de sempre, como Rafael Nadal, Andy Murray e Roger Federer. Em termos de ranking, Fred Gil é o quarto melhor português de sempre, atrás de João Sousa, Rui Machado e Gastão Elias.

Fred Gil a receber o troféu de vice-campeão do Estoril Open 2010
Fonte: Fred Gil/Estoril Open

Uma coisa é certa, aos 33 anos de idade e com mais de 15 anos de profissional de ténis, Fred Gil já não tem nada a provar, tendo conseguido feitos e proezas que poucos no ténis nacional conseguiram alcançar. Nesta fase da sua carreira, o tenista português pode disfrutar ao máximo do seu jogo sem qualquer pressão, e quem sabe, até ser um importante trunfo para a Seleção Nacional na Taça Davis onde a experiência em determinadas fases dos encontros e das eliminatórias é um fator preponderante.

Foto de Capa: Tennis Park Palmela/Raquetc(Inês Grosso Cruz)

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.

5 pontas de lança de Portugal que Roberto Martínez pode levar ao Mundial 2026

Aproximando-se o Mundial 2026, fica na mente de quem acompanha a vida de Portugal, a questão de quais serão as escolhas do Selecionador Nacional para a competição.

Rennes e Famalicão alcançam acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri 

O Rennes e o Famalicão já têm acordo verbal para a transferência de Yassir Zabiri. Jovem marroquino está assim a caminho da Ligue 1.

Atlético Madrid fecha avançado por 35+5 milhões de euros

O Atlético Madrid fechou a contratação de Ademola Lookman. Pacote de 35 milhões de euros + 5 milhões de euros em variáveis.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pereira em risco no Alanyaspor: «Vamos trabalhar para conseguir mais, porque não sou um treinador que desiste facilmente»

João Pereira falou após a derrota do Alanyaspor contra o Eyupspor na Liga da Turquia. Técnico português com o lugar em risco.

Wolverhampton fecha contratação de ex-jogador do Boavista: eis os valores

O Wolverhampton fechou a contratação de Angel Gomes junto do Marselha. Trata-se de um empréstimo com opção de compra.

Tondela x Benfica: eis os onzes prováveis para a jornada 20 da Primeira Liga

O Benfica vai medir forças esta noite com o Tondela para a jornada 20 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.