Australian Open 2016: o melhor e pior da quinzena australiana

- Advertisement -

cab ténis

O Open da Austrália acabou este domingo com a esperada vitória de Novak Djokovic. Já tudo foi dito sobre o triunfo do sérvio e as suas implicações históricas, mas vamos agora brevemente analisar o que de melhor e de pior se passou nesta quinzena Australiana.

Surpresa do Torneio – Milos Raonic

Num torneio em que houve muito poucos resultados surpreendentes, a campanha de Raonic merece algum destaque. É verdade que a posição do Canadiano no ranking não reflectia o seu nível devido às lesões que teve em 2015, mas ainda assim há que enaltecer a forma como conseguiu a sua primeira vitória contra um jogador do top 8 em torneios do Grand Slam, Wawrinka, jogando um ténis muito ofensivo, incluindo subidas à rede constantes após o serviço.

Raonic esteve muito perto de atingir a sua primeira final num torneio do Grand Slam, mas o seu corpo voltou a traí-lo, tendo-se lesionado quando estava a ganhar por 2-1 em sets contra Murray nas meias-finais. A sua frustração foi evidente, mas se continuar neste nível Raonic poderá muito bem voltar a estar numa situação destas brevemente.

Desilusão do torneio – Rafael Nadal

Esperava-se muito de Nadal, mas ainda não foi desta que o Espanhol se voltou a exibir ao seu melhor nível num torneio do Grand Slam. Não só perdeu na primeira ronda contra Verdasco como esteve muito mal nos pontos mais importantes do encontro, ao contrário do que era normal nos seus tempos áureos.

Rafael Nadal foi uma das grandes desilusões do Australian Open 2016 Fonte: Rafael Nadal
Rafael Nadal foi uma das grandes desilusões do Australian Open 2016
Fonte: Rafael Nadal

Melhor encontro do torneio – Berdych 6-3; 6-4; 1-6; 6-4 Kyrgios

Não foi um torneio com muitos encontros memoráveis, mas a meu ver em termos de qualidade o encontro que opôs Berdych a Kyrgios na terceira ronda foi o melhor do torneio, com imensas jogadas de grande qualidade e winners fantásticos de ambas as partes. Em termos de drama, Djokovic vs. Simon e Murray vs. Raonic foram superiores, mas a qualidade de jogo não foi a melhor.

Flop do Torneio – Fernando Verdasco

Verdasco derrotou Nadal na primeira ronda de maneira sensacional… Apenas para fazer um encontro terrível e perder contra Sela na segunda ronda. Verdasco mostrou uma vez mais o porquê de nunca ter conseguido atingir patamares mais elevados na sua carreira. O talento para isso está lá, mas a consistência e a força mental claramente não estão.

Notas soltas:

-Tomas Berdych atingiu os quartos-de-final do Open da Austrália pelo sexto ano consecutivo; nunca antes um jogador que nunca venceu um torneio do Grand Slam havia atingido seis quartos-de-final consecutivos no mesmo torneio;

-João Sousa fez o melhor que se podia pedir dele, chegando à terceira ronda e perdendo contra Murray após ter dado uma excelente réplica;

-Federer ganhou agora 51 dos 53 sets que disputou contra jogadores que não sejam Djokovic nos últimos três torneios do Grand Slam, mas o Sérvio novamente travou as suas ambições de conquistar um 18.º título do Grand Slam;

-Murray tem agora um recorde de 0-5 em finais na Austrália e 2-7 em finais de torneios do Grand Slam; quem sabe o que o escocês poderia ter conseguido na sua carreira se não esbarrasse constantemente no muro do ‘big 3’ – Djokovic, Federer e Nadal.

Imagem de Capa: Milos Raonic

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Leões Porto Salvo arrancam playoffs no Futsal com vitórias

Vitórias de Benfica e de Leões Porto Salvo no primeiro jogo dos quartos de final da Primeira Liga de Futsal. Arrancaram os playoffs.

Benfica vence Quinta dos Lombos no Jogo 5 e é tricampeão em Basquetebol Feminino

O Benfica alcançou o tricampeonato em Basquetebol Feminino. Vitória sobre a Quinta dos Lombos no Jogo 5 resolveu contas.

França anuncia 26 convocados para o Mundial 2026 com várias ausências de peso na lista de Didier Deschamps

Didier Deschamps deu a conhecer a lista de 26 convocados para o Mundial 2026. França escalada para tentar voltar a conquistar o troféu.

Real Madrid vence lanterna vermelho Real Oviedo debaixo de muita contestação: eis os resultados do dia na La Liga

Debaixo de um ambiente hostil, o Real Madrid venceu o Real Oviedo na La Liga. Vitória depois de dias muito delicados.

PUB

Mais Artigos Populares

Afonso Eulálio continua a vestir a camisola rosa no Giro De Itália e vai para a alta montanha na liderança

Afonso Eulálio segurou a camisola rosa no Giro de Itália e vai para a sétima etapa na liderança. Sexta etapa foi ganha pelo italiano Davide Ballerini.

Christian Stuani mostra que a idade é só um número e tira Girona da zona de despromoção com empate diante da Real Sociedad na...

O Girona está fora da zona de despromoção. Empate diante da Real Sociedad permite aos catalães respirar melhor esta noite.

Al Ittihad de Sérgio Conceição vence e está mais próximo do objetivo e Al Fateh de José Gomes volta aos triunfos: eis os resultados...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição está um passo mais próximo de confirmar o quinto lugar. Al Fateh de José Gomes também venceu na Liga Saudita.