Os destaques da primeira semana do Australian Open

- Advertisement -

OITAVOS-DE-FINAL

Chegado aos últimos 16 jogadores, no que toca aos favoritos, a principal dúvida era a condição física de Novak Djokovic. Depois de uma vitória muito suada frente a Fritz, Djokovic tinha pela frente um jogador com quem nunca tinha perdido, Milos Raonic.

Apesar de se tratar de um belíssimo jogador, dotado de um dos melhores serviços do mundo, a verdade é que, tendo em conta a lesão, este era exatamente o matchup que convinha a Djokovic. O canadiano é conhecido pelo seu serviço de direita, mas também pela muito fraca movimentação em court. Estes dois fatores combinados, fariam com que fosse expectável pontos de curta duração. O sérvio conseguiu superar-se uma vez mais e acabou por gerir o encontro de forma exímia, a partir do momento em que sofreu o break no segundo set poupou energias para os sets seguintes, o que foi fundamental para acabar por, em quatro sets, ultrapassar Raonic e marcar presença nos quartos-de-final. Esta vitória constituiu mais um feito histórico para o sérvio, foi a sua 300.ª vitória em quadros do Grand Slam.

Nadal continuou a fazer o seu percurso ainda sem grandes pedras no caminho, o que tem sido importante para tentar recuperar a 100% da sua lesão nas costas. Até agora, o espanhol venceu Djere, Mmoh, Norrie e Fognini sempre em parciais diretos.

Todo o Australian Open tem decorrido com poucas surpresas e a prova disso mesmo é que, chegando aos últimos oito jogadores, apenas dois dos oito primeiros cabeças de série não estão presentes nesta fase do torneio. Por outro lado, e apesar de existirem poucas surpresas e uma delas ter sido a não muito chocante vitória de Dimitrov sobre Thiem, sobretudo para quem viu o encontro e se apercebeu da capacidade física com que Thiem acabou o encontro, tivemos mais um russo a dar nas vistas, e de que forma.

Aslan Karatsev, um nome completamente desconhecido para a maior parte, está a fazer um torneio irrepreensível. Para chegar aos quartos, o russo, 114.º do ranking, teve de eliminar jogadores como Schwartzman e Aliassime. Este resultado já lhe fez garantir dois feitos históricos, há 25 anos que ninguém se estreava no QP de um Grand Slam chegando a esta fase e, na história do Open australiano, apenas três homens vindos da fase de qualificação chegaram aos quartos-de-final. Para além destes feitos históricos, Karatsev acumulou ainda muitos pontos, fundamentais para a ascensão no ranking e para evitar ter de passar pelas rondas de qualificação dos principais torneios. A chegada aos quartos-de-final vale-lhe, desde já, a meteórica ascensão de 60 postos no ranking, para ocupar a 64.ª posição, e, se vencer o próximo encontro, subirá para 42.º do ranking, algo inimaginável para o russo que, até ao início deste torneio, o ranking mais alto que tinha tido tinha sido ocupar a 111.ª posição do ranking ATP.

Este resultado, a juntar às, já expectáveis, presenças de Medvedev e Rublev nesta fase, fazem com que a Rússia seja a nação mais representada, com três dos últimos oito tenistas em prova.

Este é o alinhamento da prova, nesta fase de competição. Quem será que irá vencer o primeiro torneio do Grand Slam da época?

Foto de Capa: ATP Tour

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.

Há mais novidades sobre a saída de Oumar Ngom do Estrela da Amadora para o Lecce

Oumar Ngom vai mesmo trocar o Estrela da Amadora pelo Lecce. O médio de 21 anos vai assinar contrato até junho de 2029, com opção por mais uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.

Liverpool confirma grave lesão de Conor Bradley

Conor Bradley deve falhar o resto da temporada ao serviço do Liverpool. O lateral dos reds saiu lesionado do último encontro dos reds frente ao Arsenal.