Portugal 4-0 Polónia: Fez-se história na Maia | Ténis, Taça Davis

DO SONHO À REALIDADE EM MENOS DE UM ANO

A abrir o derradeiro dia de competição e com o sucesso tão perto, eis que Rui Machado apostava as fichas no conhecimento mútuo entre Nuno Borges e Francisco Cabral, portuense que também era novidade na Davis. Do outro lado da rede, contávamos com os igualmente rotinados Jan Zielinski e Szymon Walkow, num encontro em que e embora as forças fossem bastante equiparadas, acreditava levássemos alguma vantagem devido aos seis títulos Challengers conquistados pela nossa dupla.

Com os Portugueses, principalmente Cabral, a grande nível os serviços imperariam numa fase inicial até que os polacos se apoderaram do saque do maiato e desferindo golpe fatal adquiriam um break fundamental para o resultado da primeira partida, um 3-6 em 31 minutos.

Com a garra, tenacidade e crença que lhes é tão caraterística, os lusos quebrariam Zielinski logo de entrada. Quebra essa, que apesar das inúmeras ocasiões de break desperdiçadas pelos visitantes. se revelaria bastante para fechar por igual cifra a segunda partida. Com a pressão toda do seu lado, os forasteiros cederiam logo de entrada o seu serviço numa fase em que atuando como que de olhos fechados Borges e Cabral, empolgados pelo público, praticariam aí o melhor ténis de todo o encontro adiantando-se para 5-2, com dois breaks à maior.

Mesmo vacilando no serviço de Cabral, perdendo aí dois pontos de encontro, seria no saque de Borges e ao fim de cinco pontos de encontro e de pouco mais de duas horas que ficaria selada a eliminatória com um parcial final de 6-4 que dava a passagem a Portugal. No entanto, e segundo os regulamentos, ter-se-ia de disputar, obrigatoriamente, mais um duelo de singulares.

NADA MELHOR QUE FECHAR COM UM ESPETÁCULO DE MAGIA

Com as contas do apuramento consumadas e depois de uma homenagem que o colocou no panteão da fama do ténis nacional ao lado de nomes como: Fred Gil, Nuno Marques, João Sousa ou João Cunha e Silva (fruto de uma caminhada iniciada em 2007 na Geórgia em defesa da nossa bandeira) era hora do antigo Top 60 Mundial e agora 199.º ATP, Gastão Elias, ter pela frente Jan Zielinski (926.º ATP), que após o desgastante encontro de pares era novamente escolha.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com a confiança, a adrenalina e a motivação a nosso favor, o lourinhanense aplicando-as na perfeição e parecendo uma parede inquebrável colocou todo o seu melhor ténis em simultâneo. Algo que expôs ainda mais as já de si enormes fragilidades do tenista de leste, e em modo supersónico fechou a primeira partida por 6-1, pasmem-se em apenas dez minutos, set mais rápido que vi até hoje no circuito masculino!

Gastão não baixando o nível, apenas não repetiu o parcial dados os cerca de uma mão cheia de pontos de break por ele perdidos. Poderia ter corrido mal, mas tal não se verificou dada a gritante fragilidade do polaco. O encontro seria mesmo conquistado apenas ao fim de 48 minutos com um parcial final de 6-3.

Assim se escreveu uma página de glória no ténis português e se viveram dias já mais esquecidos, que certamente ficarão registados para a posteridade.

A Taça Davis regressa em Setembro deste ano, com Portugal a duas vitórias de marcar presença entre as 16 melhores seleções, que no começo de cada temporada jogam as finais do centenário torneio.

O BNR dá os parabéns a todos os membros do staff luso, desejando-lhes as maiores felicidades para as respetivas temporadas.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.