Publicidade

Rafael Nadal conquista US Open pela quarta vez

Gonçalo Bernardo Oliveira · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Chegou ao fim o último Grand Slam da temporada. No US Open, Daniil Medvedev e Rafael Nadal defrontaram-se na grande final.

Antes de falar do encontro decisivo é importante recordar a caminhada de ambos os tenistas no torneio.

Percurso de Daniil Medvedev

64avos de final : Daniil Medvedev 3-0 Prajnesh Gunneswaran

32avos de final : Daniil Medvedev 3-1 Hugo Dellien

16avos de final : Daniil Medvedev 3-1 Feliciano Lopez

Oitavos de final : Daniil Medvedev 3-1 Dominik Koepfer

Quartos de final : Daniil Medvedev 3-1 Stan Wawrinka

Meia-Final : Daniil Medvedev 3-0 Grigor Dimitrov

Daniil Medvedev chegou ao US Open com três semanas seguidas de competição nas pernas, ainda assim, o cansaço evidente que sentiu ao longo das partidas que disputou não o travaram de chegar à sua quarta final consecutiva. No percurso do jogador russo, destaco as suas exibições sólidas e a classe com que disputou cada ponto. No entanto, as atitudes menos corretas por parte de Daniil Medvedev colocaram o seu ténis em segundo plano, contribuindo, desta forma, para que o 5º classificado do ranking ATP se tornasse no principal protagonista do torneio.

Daniil Medvedev alcançou, pela primeira vez, a final de um Grand Slam
Fonte: ATP World Tour

Percurso de Rafael Nadal

64avos de final : Rafael Nadal 3-0 John Millman

32avos de final : Rafael Nadal – Thanasi Kokkinakis ( Thanasi Kokkinakis desistiu da competição)

16avos de final : Rafael Nadal 3-0 Hyeon Chung

Oitavos de final : Rafael Nadal 3-1 Marin Cilic

Quartos de final : Rafael Nadal 3-0 Diego Schwartzman

Meia-Final : Rafael Nadal 3-0 Matteo Berrettini

Rafael Nadal garantiu a sua quinta final no US Open
Fonte: ATP World Tour

Relativamente a Rafael Nadal, o tenista espanhol dominou todas os encontros até à final. A experiência revelou-se bastante importante nesta caminhada, uma vez que defrontou tenistas jovens e com bastante potencial, tal como Diego Schwartzman e Matteo Berretini. Destaco a partida diante de Marin Cilic, tendo em conta que foi o único jogo em que Rafael Nadal cedeu um set.

A Final

A partida do título não podia ter tido melhor começo. Daniil Medvedev conseguiu um break no segundo jogo de serviço de Rafael Nadal, mas o tenista espanhol não perdeu tempo em fazer o mesmo ao seu adversário. A partir daqui o jogo seguiu o seu rumo normal e ambos os tenistas venceram os seus respetivos serviços. Foi necessário esperar perto de uma hora para assistir a novo break na partida e, novamente, a favor de Rafael Nadal que carimbou a vitória no primeiro set.

Se o primeiro set foi equilibrado, o mesmo não se pode dizer da segunda partida. Daniil Medvedev começou a demonstrar claros sinais de desgaste que se revelaram fatais em muitos dos pontos que desperdiçou. Quem não desperdiçou foi o número dois mundial que aumentou a sua vantagem no set após conquistar um break point no terceiro jogo de serviço de Daniil Medvedev. Com uma diferença de três partidas, Rafael Nadal fez o seu trabalho e confirmou o triunfo no segundo set.

Rafael Nadal chegou a estar a vencer a partida por 2-0
Fonte: ATP World Tour

O terceiro set revelou-se bastante idêntico à primeira partida, uma vez que ambos os tenistas responderam com sucesso ao break que sofreram no seu serviço. Todavia, Daniil Medvedev deixou as dores de lado e não desistiu até garantir a vitória no set, o que aconteceu após conquistar novo break point no serviço do tenista de 33 anos.
No quarto jogo, os pontos foram disputados com maior intensidade e, por conseguinte, com maior duração. Nenhum dos tenistas se superiorizou e o equilíbrio voltou a reinar no Arthur Ashe Stadium, palco da grande final. Porém, no quinto jogo de serviço de Rafael Nadal, Daniil Medvedev operou a reviravolta e alcançou o break que levou a partida para o decisivo quinto set.

O tenista de 23 anos recuperou de uma desvantagem de dois jogos e levou a partida para quinto set
Fonte: ATP World Tour

Quinta partida, público dividido e dois jogadores brilhantes. Melhor final de jogo era impossível, principalmente pelo facto de Rafael Nadal ter quebrado dois jogos de serviço de Daniil Medvedev. O tenista russo ainda reduziu a desvantagem no placard, no entanto e a servir para vencer o encontro, Rafael Nadal cumpriu o seu dever e terminou com as aspirações do jovem de 23 anos.

Quase cinco horas depois estava encontrado o grande vencedor do Us Open. Rafael Nadal conquistou o título pela quarta vez na sua carreira, somando agora 19 títulos do Grand Slam. Já Daniil Medvedev demonstrou uma grande garra perante um dos melhores tenistas da história da modalidade e provou que podemos contar com ele na luta pelos grandes títulos do circuito.

Resultado Final : Rafael Nadal 3-2 Daniil Medvedev (7-5/6-3/5-7/4-6/6-4)

Foto de Capa: US Open

artigo revisto por: Ana Ferreira

Gonçalo Bernardo Oliveira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quem trava este FC Porto? | Vitória SC x FC Porto

Se há palavras que ainda não constam no dicionário do FC Porto para o campeonato, essas palavras são empate e derrota. 10 vitórias em 10 jogos fazem dos azuis e brancos a única equipa que ainda não cedeu qualquer ponto na Primeira Liga 2026/27, e por isso lideram a classificação de forma isolada com 30 pontos. Após o primeiro triunfo na Champions League o FC Porto quer continuar imparável nas competições domésticas. O adversário que se segue é o Vitória SC, que parece estar agora a querer reerguer-se, e à procura de recuperar os pontos perdidos. O FC Porto está a ter um registo no campeonato semelhante ao da época passada. Com maior ou menor dificuldade, com boas ou más exibições, a formacão azul e branca lá vai ganhando os seus jogos, alguns deles de forma pragmática. Não é que Francesco Farioli, treinador dos dragões, se importe com isso, pois aposto que prefere ganhar dessa forma em vez de perder sempre com nota artística. E também como na última temporada, a defesa tem sido o setor mais forte. O FC Porto tem apenas quatro golos sofridos em 10 jogos, o que mostra bem as dificuldades que os adversários têm em alvejar com êxito a baliza defendida por Diogo Costa. O onze que o técnico italiano vai apresentar frente aos Conquistadores não vai andar muito longe do que tem sido nas últimas partidas, e pode haver novidades. Oskar Pietuszewski está de regresso à equipa após lesão e poderá ser titular. De fora desta partida vão estar Vasco Sousa, Chris Smalling e William Gomes, todos lesionados.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.