Roger Federer e Stefan Edberg

- Advertisement -

cab ténis

Roger Federer e Stefan Edberg são agora pupilo e treinador. O tenista suíço anunciou esta parceria no início desta temporada, juntando assim Edberg a Severin Luthi, técnico que o acompanha desde há sete anos.

O nº1 suíço anunciou no entanto que Stefan Edberg o acompanhará, para começar, em apenas dez semanas por ano, numa parceria que começa no Australia Open e que deve ter os pontos altos nos Grand Slams e em alguns torneios Masters 1000. Federer admitiu que “Edberg é um dos meus heróis de infância”, procurando assim “aprender muito com ele”.

Ainda assim, Roger Federer irá manter o seu técnico de sempre, que se mostrou feliz por ter Edberg na equipa e disse que “o facto de Federer ter um calendário muito preenchido leva a que a sua equipa técnica tenha que ser mais sólida de forma a acompanhar da melhor forma o Roger”.

O tenista suíço já disse também que desta relação não procura melhorar tecnicamente nenhum ponto do seu jogo, mas que pretende “passar bom tempo em court” com alguém que considera uma “fonte de inspiração”.

Actualmente no nº6 do ranking mundial ATP, Roger Federer tem em comum com Edberg o facto de terem ganho o prémio fair-play do circuito diversas vezes, sendo ambos dois tenistas que passeiam classe pelo campo. Edberg esteve em Portugal a última vez para o jogar o Vale do Lobo Grand Champions, um torneio de glórias do circuito mundial.

Roger Federer e Stefan Edberg
Roger Federer e Stefan Edberg
Fonte: The Slice

Entre todos os tenistas, alguns destacavam-se por serem completamente “malucos” em campo, como nos casos de Henri Leconte, Fernando Meligeni e Mansour Bahrami, mas Stefan Edberg destacou-se pela classe do seu jogo. Alinhando na maioria das brincadeiras, o tenista sueco não deixou de mostrar o porquê de ter sido o nº1 mundial e de ter conquistado 41 títulos, entre eles o US Open, Wimbledon e o Austrália Open.

Depois da parceria com Paul Annacone ter falhado, ou de o tenista suíço ter entendido que não era frutífera para as suas pretensões, Stefan Edberg terá a “responsabilidade” – e coloco responsabilidade entre aspas porque não depende apenas dele – de colocar Federer com um estilo de jogo que não só se adapte ao seu ritmo actual mas também faça mossa no jogo dos seus adversários mais directos.

É também verdade que a relação de Roger Federer com os seus técnicos nunca foi muito duradoura, com o tenista suíço a atribuir pouca importância aos treinadores no seu modo de jogo. No entanto, podemos ver a situação actual de Andy Murray, acompanhado por Ivan Lendl, e retirar daí um caso de sucesso para aquilo que se pretende que seja a parceria entre um tenista de sucesso e um ex-tenista de topo mundial como é Stefan Edberg.

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica conquista Supertaça feminina de basquetebol

O Benfica venceu o GDESSA por 73-31 e conquistou a Supertaça feminina de basquetebol . As Águias conquistaram o primeiro troféu da época

Rúben Neves comenta o arranque vitorioso de Jorge Jesus: «Identifico-me muito com as ideias do mister»

Após o apito final, Rúben Neves reagiu ao desfecho do Noruega x Portugal, na segunda jornada da Liga das Nações.

Selecionador da Noruega afirma: «Devíamos ter ganho, fomos a melhor equipa»

Após a vitória de Portugal por 2-1 frente à Noruega, o selecionador Stale Solbakken analisou a partida em conferência de imprensa.

Jorge Jesus garante que vai falar com Cristiano Ronaldo e analisa vitória: «Quatro situações, três golos, um não golo»

Jorge Jesus marca presença na conferência de imprensa, depois da vitória de Portugal frente à Noruega na Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus reage à vitória de Portugal: «Estou satisfeito com a equipa. Este processo não é fácil»

Após o apito final, Jorge Jesus analisou o duelo entre a Noruega e Portugal, referente à segunda jornada da Liga das Nações.

João Félix e o rendimento como segundo avançado: «É a minha posição, não é extremo extremo esquerdo, nem nada disso na linha»

Após o apito final, João Félix reagiu ao desfecho do Noruega x Portugal, na segunda jornada da Liga das Nações.

Portugal é a seleção com mais vitórias e melhor registo da história da Liga das Nações

Nenhuma seleção tem tantas vitórias na Liga A da Liga das Nações como Portugal. Registo melhorado com o triunfo contra a Noruega.