📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Roger Federer | Será que ainda ganha mais um Grand Slam?

- Advertisement -

Um dos maiores tenistas de todos os tempos. Para muitos, é mesmo o melhor. Com 39 anos, o jogador suíço já conquistou tudo o que havia a ganhar no ténis – bem, ainda não ganhou uma medalha de ouro olímpica. 103 títulos nos singulares: 20 Grand Slams, 24 ATP1000, 24 ATP500, 25 ATP250 e 6 ATP Finals. Enorme currículo.

Ora, apesar de todos esses títulos, Federer dificilmente volta a ganhar um Grand Slam. Aliás, atualmente a melhor hipótese para o suíço conquistar um Grand Slam é no Wimbledon. Costuma ser um torneio bastante imprevisível nos últimos anos. Por um lado, Novak Djokovic costuma dominar o Australian Open.. Por outro lado, Rafael Nadal domina, claramente, Roland-Garros. Até que o US Open costuma a ter surpresas, mas o piso duro já não é o melhor para o suíço.

Enquanto crescíamos, vimos muitos jogos do Federer em vários campos de ténis. E, apesar de todo o pouco interesse que dávamos à modalidade nessa altura, sabíamos quem era Roger Federer. Tal como também sabíamos quem era o Rafael Nadal e o Novak Djokovic. Os três são grandes nomes no panorama nacional.

A esquerda a uma mão de Federer é, talvez, a mais bonita do circuito. Além disso, o suíço tem uma ótima variabilidade no jogo e um dos melhores no toque de bola. Podia por muitos adjetivos e qualidade de Federer, mas assim a lista não terminaria.

A última vez que Federer jogou oficialmente num campo de ténis foi nas meias-finais do Australian Open de 2020, quando perdeu por 3-0 frente a Djokovic. Federer passou quase todo o ano civil de 2020 longe de campo.. Ora, o maior torneio australiano vai ocorrer entre os dias 8 e 21 de fevereiro. E não vai contar com a presença do maior tenista suiço de todos os tempos. Especula-se que o regresso do suiço será concretizado no Qatar, mais precisamente no ATP Doha.

Numa altura em que o seu recorde de Grand Slams foi igualado – Rafael Nadal também está com 20 títulos -, muitos de nós já sabemos, infelizmente, que o suíço vai deixar de partilhar esse recorde e vai ser ultrapassado. Porém, todos reconhecemos a qualidade fantástica de Federer!

Os dois últimos Grand Slams de Federer foram conquistados contra o croata Marin Cilic – Wimbledon 2017 e Australian Open 2018. O croata também não teve um ano civil 2020 muito bom. Porém, ao contrário de Cilic que ocupa o lugar 43 no ranking ATP, Federer ocupa o quinto lugar. Graças às regras implementadas no decorrer do primeiro confinamento, Federer continua a ter um dos melhores rankings no mundo do ténis.

Agora, a última vez que o suíço esteve numa final de Grand Slam foi em Wimbledon 2019. Porém não de foi boa memória tanto para ele como para os fãs. Teve dois championship points e não aproveitou. Apesar de não ter ganho, é um jogo para ver e rever. E também recomendo a visualização do jogo da final entre o suiço e o Rafael Nadal no Wimbledon 2008.

Ainda não sabemos quando será a última época para Federer. Mas sei que é triste saber que estamos cada vez mais perto da retirada de um dos melhores de sempre no desporto que pratica. E espero que ele volte a jogar contra o Marin Cilic numa final de Grand Slam.

Foto de Capa: ATP Tour

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.