Roland Garros 2021: Krejcikova é a inesperada campeã | Ténis

- Advertisement -

Novamente o segundo Grand Slam do calendário tenístico, após uma atípica edição de 2020 que teve lugar em pleno outono e já depois da disputa do US Open, as melhores tenistas do mundo regressaram, na última quinzena, à terra batida de Roland Garros, onde Iga Swiatek (número nove mundial), procurava revalidar o título da época passada, desta vez já com o estatuto de favorita à vitória.

A PRIMEIRA SEMANA DE DESISTÊNCIAS E SURPRESAS

Já com uma candidata de fora do torneio devido a lesão – Simona Halep (3.ª), campeã de 2018, lesionou-se em Roma e não recuperou a tempo de jogar em Paris -, a competição viu, durante a primeira semana, muitas cabeças de série saírem de cena antes de tempo, algumas das quais devido a desistências. Não foi o caso de Angelique Kerber (27.ª), Petra Martic (23.ª), Johanna Konta (20.ª) ou Kiki Bertens (17.ª) que perderam o seu encontro de estreia.

Também na primeira ronda, Bianca Andreescu (7.ª) foi surpreendida por Tamara Zidansek (85.ª), uma das surpresas do treinador, enquanto Garbine Muguruza (13.ª) perdeu em apenas dois sets frente à jovem Marta Kostyuk (81.ª). Destaque ainda para a vitória de Sofia Kenin (5.ª) frente à antiga campeã Jelena Ostapenko (44.ª), bem como a despedida de Carla Suárez Navarro (118.ª), que regressou após vencer um problema de saúde, para encerrar a carreira com uma derrota em três partidas frente a Sloane Stephens (59.ª), num encontro em que teve match points.

Já a segunda ronda, que viu Belinda Bencic (11.ª) perder com Daria Kasatkina (37.ª) e Sloane Stephens bater Karolina Pliskova (10.ª), ficou marcada por várias desistências, entre as quais a de Naomi Osaka (2.ª), que optou por abandonar o torneio depois da reação à sua decisão de não comparecer às conferências de imprensa. Devido a lesão, a número um mundial, Ashleigh Barty, desistiu durante o seu encontro com Magda Linette (45.ª), enquanto Petra Kvitova (12.ª) foi forçada a abandonar a competição depois de torcer o tornozelo durante os compromissos com a imprensa.

Ainda na primeira semana do Grand Slam gaulês, Aryna Sabalenka (4.ª) foi mais uma jogadora do Top 10 a ser vítima de Anastasia Pavlyuchenkova (32.ª), uma habitual tomba-gigantes, enquanto Elina Svitolina (6.ª) caiu perante Barbora Krejcikova (33.ª), uma das revelações da atual temporada. Por sua vez, Sloane Stephens continuou a sua boa prestação ao bater Karolina Muchova (19.ª), numa terceira ronda que viu também Jennifer Brady (14.ª), finalista do US Open, desistir no encontro com Coco Gauff (25.ª).

NOVOS NOMES EM EVIDÊNCIA E A QUEDA DAS ÚLTIMAS FAVORITAS

Chegados aos oitavos de final, apenas restavam cinco vencedoras de Grand Slams no quadro, mas quatro sairiam de cena nesta fase. Serena Williams (8.ª) sucumbiu perante Elena Rybakina (22.ª), Victoria Azarenka foi vítima da futura finalista Pavlyuchenkova, Maria Sakkari (18.ª) colocou fim ao ressurgimento de Sofia Kenin, enquanto a outra futura finalista, Krejcikova, terminou a boa campanha de Sloane Stephens.

Paula Badosa (35.ª) confirmou as boas indicações dadas nos últimos meses e chegou até aos quartos de final, sendo derrotada por Tamara Zidansek, mais uma das tenistas que ganhou um novo protagonismo neste torneio. Contudo, seriam as derrotas da campeã Swiatek frente a Sakkari e da jovem Coco Gauff diante de Krejcikova os principais destaques desta etapa da competição.

Nas meias-finais, se Pavlyuchenkova venceu em apenas dois sets, ainda que equilibrados, Krejcikova teve uma batalha épica com Sakkari, naquela que foi a mais longa semifinal feminina da história de Roland Garros e que terminou com um 9-7 no terceiro set, após 3h18.

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus e o estatuto de Erling Haaland: «Fora da área já não é isso tudo»

Jorge Jesus realizou a antevisão ao duelo entre Portugal e Noruega, referente à segunda jornada da Liga das Nações.

Jorge Jesus e Renato Veiga anteveem o Noruega x Portugal: «Têm um dos melhores ataques da Europa»

Às 16h deste sábado, Jorge Jesus e Renato Veiga marcam presença na conferência de antevisão do Noruega x Portugal.

Dodi Lukebakio deixa mensagem ao Benfica e seleção da Bélgica: «Como competidor, queremos sempre começar de início»

Após marcar na vitória da Bélgica frente a Itália, Dodi Lukebakio abordou o facto de ter saltado do banco, assim como tem acontecido no Benfica.

Presidente do Manchester City e as 114 acusações: «Há tantas coisas que gostaria de poder partilhar convosco»

O Manchester City partilhou uma mensagem do presidente Khaldoon Al Mubarak, na qual aborda a possível condenação por 114 infrações financeiras.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa alemã revela que Tomás Araújo está nos planos do Bayern Munique: Eis os detalhes

O jornal Bild avança que o Bayern Munique pode avançar por Tomás Araújo, caso acerte a venda de Hiroki Ito ou Kim Min-jae.

Imprensa italiana aponta para a titularidade de Issa Doumbia no Turquia x Itália

A Gazzetta dello Sport escreve que Issa Doumbia é um dos candidatos à titularidade no meio-campo de Itália para o duelo com a Turquia.

Oskar Pietuszewski chamado pela Polónia após lesão de Jakub Kaminski

Os problemas físicos de Jakub Kaminski levaram o selecionador da Polónia a reforçar a convocatória com o extremo do FC Porto, Oskar Pietuszewski.