Seleccionador nacional “despedido” dá lugar a Nuno Marques

- Advertisement -

cab ténis

Nuno Marques substituiu Pedro Cordeiro no comando da selecção nacional de ténis. Pedro Cordeiro era o seleccionador masculino e feminino desde há nove atrás, tendo sido afastado de forma polémica e pouco clara por parte da Federação.

Para os que estão fora do ténis, a escolha de Nuno Marques é aplaudida por ser um dos embaixadores do ténis português e um dos tenistas mais talentosos do mundo. Para mim, também é sem dúvida uma boa escolha. No entanto, é importante analisarmos a forma como esta troca foi feita.

Maria João Koehler anuncia o fim da sua parceria com Nuno Marques a 25 de Outubro. Dia 28, Vasco Costa anuncia então o fim do contrato de Pedro Cordeiro, e dia 29 apresenta Nuno Marques como o novo seleccionador português.

As trocas de acusações de parte a parte fazem-se a partir do anúncio da Federação Portuguesa de Ténis. Vasco Costa, presidente da FPT, afirma então que “a federação decidiu mudar o ciclo nos selecionadores nacionais, nomeadamente nos seniores”, garantindo que a mudança não está “relacionada com questões desportivas”. Pedro Cordeiro reagiu assim: “[recebi a notícia] de uma forma inesperada. O Vasco [Costa, presidente da federação] veio falar comigo e disse-me que a direcção tinha decidido que o meu ciclo com as selecções tinha acabado”. Pedro Cordeiro rejeitou assim completamente este argumento e acrescentou que foi “despedido”.

Pedro Cordeiro http://www.agentedesportivo.com
Pedro Cordeiro
Fonte: agentedesportivo.com

Pedro Cordeiro esteve nove anos à frente da selecção masculina e feminina, tornando-se o seleccionador com mais vitórias, e de todos os quadrantes surgem mensagens de apoio ao treinador. Rui Machado diz que Pedro Cordeiro será sempre o seu capitão, e até Frederico Gil, que está concentrado no seu regresso, veio a público deixar um agradecimento ao agora ex-seleccionador.

Nuno Marques foi o melhor tenista da geração anterior e como treinador já deu provas também, ao “criar” Maria João Koehler. O seu legado será pesado, como afirmou Hugo Ribeiro (Eurosport) no seu Facebook; no entanto, Nuno Marques tem o carisma e a tranquilidade necessários para levar a cabo esta missão. É um ícone do ténis português e sem dúvida a melhor escolha para assumir este cargo.

Nuno Marques www.expresso.sapo.pt
Nuno Marques
Fonte: Expresso

Pessoalmente, “cresci” no ténis a ver Pedro Cordeiro como seleccionador português. Sou defensor em toda a linha de que nove anos é tempo a mais em qualquer lugar que seja, e acredito que na parte técnica um ciclo superior a cinco anos acaba por se tornar naquilo a que vulgarmente se chama “chover no molhado”. No entanto, Pedro Cordeiro merece o nosso respeito e merecia o respeito da Federação Portuguesa de Ténis, por aquilo que deu ao ténis. Pena é que os que muito deram à modalidade saiam e os que não fazem lá falta por lá continuem…

Do Pedro guardo a imagem de alguém leal, afável, criador de consensos e acessível. Do Nuno espero uma dinâmica diferente, de alguém que esteve ao mais alto nível, aguardando assim ver na equipa portuguesa uma motivação especial.

Entretanto, no plano internacional, Serena Williams venceu o Masters de final de ano em Istambul, sem grande surpresa, e Roger Federer garantiu a qualificação para o Masters masculino, garantindo assim a sua 12ª presença em doze anos consecutivos. Um recorde apenas ao alcance de “senhores” como King Roger.

Subscreve!

Artigos Populares

José Melro em vias de deixar o Benfica para reforçar o líder da Segunda Liga

José Melro está a caminho do Marítimo. Avançado de 21 anos deve assim deixar o Benfica e reforçar o clube da Madeira.

Al Nassr bate Al Riyadh pela margem mínima sem Cristiano Ronaldo nos eleitos

O Al Nassr derrotou o Al Riyadh por 1-0, na jornada 20 da Liga da Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo ficou ausente da partida.

Juventus empresta João Mário ao Bolonha

O Bolonha oficializou a contratação de João Mário. Lateral português chega por empréstimo da Juventus.

Ibiza assegura empréstimo de Arnau Solá ao Arouca

Arnau Solá é o mais recente reforço do Ibiza. O lateral chega a Espanha por empréstimo do Arouca até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Stefan Ortega é reforço do Nottingham Forest por empréstimo do Manchester City

Stefan Ortega é o mais recente reforço do Nottingham Forest. O guarda-redes alemão chega por empréstimo até ao final da temporada proveniente do Manchester City.

Nikos Athanasiou também deixa o Rio Ave para ingressar no Olympiacos

O Rio Ave oficializou mais uma saída no plantel, o lateral Nikos Athanasiou despede-se de Vila do Conde para regressar ao Olympiacos.

Já são conhecidos os árbitros do Sporting x AVS SAD e do Fafe x Torreense na Taça de Portugal

André Narciso vai arbitrar o Sporting x AVS, enquanto Miguel Nogueira estará no Fafe x Torreense. Ambos os jogos são relativos à Taça de Portugal.