📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Seleccionador nacional “despedido” dá lugar a Nuno Marques

- Advertisement -

cab ténis

Nuno Marques substituiu Pedro Cordeiro no comando da selecção nacional de ténis. Pedro Cordeiro era o seleccionador masculino e feminino desde há nove atrás, tendo sido afastado de forma polémica e pouco clara por parte da Federação.

Para os que estão fora do ténis, a escolha de Nuno Marques é aplaudida por ser um dos embaixadores do ténis português e um dos tenistas mais talentosos do mundo. Para mim, também é sem dúvida uma boa escolha. No entanto, é importante analisarmos a forma como esta troca foi feita.

Maria João Koehler anuncia o fim da sua parceria com Nuno Marques a 25 de Outubro. Dia 28, Vasco Costa anuncia então o fim do contrato de Pedro Cordeiro, e dia 29 apresenta Nuno Marques como o novo seleccionador português.

As trocas de acusações de parte a parte fazem-se a partir do anúncio da Federação Portuguesa de Ténis. Vasco Costa, presidente da FPT, afirma então que “a federação decidiu mudar o ciclo nos selecionadores nacionais, nomeadamente nos seniores”, garantindo que a mudança não está “relacionada com questões desportivas”. Pedro Cordeiro reagiu assim: “[recebi a notícia] de uma forma inesperada. O Vasco [Costa, presidente da federação] veio falar comigo e disse-me que a direcção tinha decidido que o meu ciclo com as selecções tinha acabado”. Pedro Cordeiro rejeitou assim completamente este argumento e acrescentou que foi “despedido”.

Pedro Cordeiro http://www.agentedesportivo.com
Pedro Cordeiro
Fonte: agentedesportivo.com

Pedro Cordeiro esteve nove anos à frente da selecção masculina e feminina, tornando-se o seleccionador com mais vitórias, e de todos os quadrantes surgem mensagens de apoio ao treinador. Rui Machado diz que Pedro Cordeiro será sempre o seu capitão, e até Frederico Gil, que está concentrado no seu regresso, veio a público deixar um agradecimento ao agora ex-seleccionador.

Nuno Marques foi o melhor tenista da geração anterior e como treinador já deu provas também, ao “criar” Maria João Koehler. O seu legado será pesado, como afirmou Hugo Ribeiro (Eurosport) no seu Facebook; no entanto, Nuno Marques tem o carisma e a tranquilidade necessários para levar a cabo esta missão. É um ícone do ténis português e sem dúvida a melhor escolha para assumir este cargo.

Nuno Marques www.expresso.sapo.pt
Nuno Marques
Fonte: Expresso

Pessoalmente, “cresci” no ténis a ver Pedro Cordeiro como seleccionador português. Sou defensor em toda a linha de que nove anos é tempo a mais em qualquer lugar que seja, e acredito que na parte técnica um ciclo superior a cinco anos acaba por se tornar naquilo a que vulgarmente se chama “chover no molhado”. No entanto, Pedro Cordeiro merece o nosso respeito e merecia o respeito da Federação Portuguesa de Ténis, por aquilo que deu ao ténis. Pena é que os que muito deram à modalidade saiam e os que não fazem lá falta por lá continuem…

Do Pedro guardo a imagem de alguém leal, afável, criador de consensos e acessível. Do Nuno espero uma dinâmica diferente, de alguém que esteve ao mais alto nível, aguardando assim ver na equipa portuguesa uma motivação especial.

Entretanto, no plano internacional, Serena Williams venceu o Masters de final de ano em Istambul, sem grande surpresa, e Roger Federer garantiu a qualificação para o Masters masculino, garantindo assim a sua 12ª presença em doze anos consecutivos. Um recorde apenas ao alcance de “senhores” como King Roger.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o FC Porto x Santa Clara da 17.ª jornada da Primeira Liga?

O Santa Clara recebe o FC Porto na 17.ª jornada da Primeira Liga. O encontro será transmitido na Sport TV 1.

Sergio Ramos surge como possível investidor de clube histórico do futebol espanhol

O Sevilla está em processo de venda e, com a recente descida do preço das ações, Sergio Ramos surgiu como um novo possível investidor.

Sporting de olho na contratação de Robert Silva do Copenhaga

Robert Silva está na mira do Sporting. O avançado brasileiro de 20 anos é um dos alvos dos leões neste mercado de janeiro.

Internacional pela Macedónia relembra passagem pelo Benfica: «Foi um pesadelo»

Erdal Rakip providenciou todos os detalhes da sua passagem pelo Benfica, apontando para «jogo sujo» por parte do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

3 reforços ideais para o Benfica no mercado de inverno

O mercado de janeiro já está aberto e José Mourinho procura agora algumas soluções para ajustar o Benfica às suas ideias de jogo

Besiktas confirma negociações para rescindir empréstimo com David Jurásek

David Jurásek está de saída do Besiktas. O lateral de 25 anos está emprestado pelo Benfica e não vai continuar ao serviço do clube turco.

Marco Silva entre os 2 principais candidatos para assumir comando técnico do Chelsea

Marco Silva e Liam Rosenior são os dois principais candidatos a suceder a Enzo Maresca no comando técnico do Chelsea.