Seleccionador nacional “despedido” dá lugar a Nuno Marques

- Advertisement -

cab ténis

Nuno Marques substituiu Pedro Cordeiro no comando da selecção nacional de ténis. Pedro Cordeiro era o seleccionador masculino e feminino desde há nove atrás, tendo sido afastado de forma polémica e pouco clara por parte da Federação.

Para os que estão fora do ténis, a escolha de Nuno Marques é aplaudida por ser um dos embaixadores do ténis português e um dos tenistas mais talentosos do mundo. Para mim, também é sem dúvida uma boa escolha. No entanto, é importante analisarmos a forma como esta troca foi feita.

Maria João Koehler anuncia o fim da sua parceria com Nuno Marques a 25 de Outubro. Dia 28, Vasco Costa anuncia então o fim do contrato de Pedro Cordeiro, e dia 29 apresenta Nuno Marques como o novo seleccionador português.

As trocas de acusações de parte a parte fazem-se a partir do anúncio da Federação Portuguesa de Ténis. Vasco Costa, presidente da FPT, afirma então que “a federação decidiu mudar o ciclo nos selecionadores nacionais, nomeadamente nos seniores”, garantindo que a mudança não está “relacionada com questões desportivas”. Pedro Cordeiro reagiu assim: “[recebi a notícia] de uma forma inesperada. O Vasco [Costa, presidente da federação] veio falar comigo e disse-me que a direcção tinha decidido que o meu ciclo com as selecções tinha acabado”. Pedro Cordeiro rejeitou assim completamente este argumento e acrescentou que foi “despedido”.

Pedro Cordeiro http://www.agentedesportivo.com
Pedro Cordeiro
Fonte: agentedesportivo.com

Pedro Cordeiro esteve nove anos à frente da selecção masculina e feminina, tornando-se o seleccionador com mais vitórias, e de todos os quadrantes surgem mensagens de apoio ao treinador. Rui Machado diz que Pedro Cordeiro será sempre o seu capitão, e até Frederico Gil, que está concentrado no seu regresso, veio a público deixar um agradecimento ao agora ex-seleccionador.

Nuno Marques foi o melhor tenista da geração anterior e como treinador já deu provas também, ao “criar” Maria João Koehler. O seu legado será pesado, como afirmou Hugo Ribeiro (Eurosport) no seu Facebook; no entanto, Nuno Marques tem o carisma e a tranquilidade necessários para levar a cabo esta missão. É um ícone do ténis português e sem dúvida a melhor escolha para assumir este cargo.

Nuno Marques www.expresso.sapo.pt
Nuno Marques
Fonte: Expresso

Pessoalmente, “cresci” no ténis a ver Pedro Cordeiro como seleccionador português. Sou defensor em toda a linha de que nove anos é tempo a mais em qualquer lugar que seja, e acredito que na parte técnica um ciclo superior a cinco anos acaba por se tornar naquilo a que vulgarmente se chama “chover no molhado”. No entanto, Pedro Cordeiro merece o nosso respeito e merecia o respeito da Federação Portuguesa de Ténis, por aquilo que deu ao ténis. Pena é que os que muito deram à modalidade saiam e os que não fazem lá falta por lá continuem…

Do Pedro guardo a imagem de alguém leal, afável, criador de consensos e acessível. Do Nuno espero uma dinâmica diferente, de alguém que esteve ao mais alto nível, aguardando assim ver na equipa portuguesa uma motivação especial.

Entretanto, no plano internacional, Serena Williams venceu o Masters de final de ano em Istambul, sem grande surpresa, e Roger Federer garantiu a qualificação para o Masters masculino, garantindo assim a sua 12ª presença em doze anos consecutivos. Um recorde apenas ao alcance de “senhores” como King Roger.

Subscreve!

Artigos Populares

Mauricio Pochettino recebe boa notícia para a receção dos EUA a Portugal

Os EUA já sabem que vão contar com Chris Richards. O defesa-central de 26 anos, que representa o Crystal Palace, está apto e pode enfrentar Portugal na madrugada de terça para quarta-feira.

Sporting: Morten Hjulmand vai render ‘jackpot’ mas valor da venda deve ficar longe do registo do antecessor

Morten Hjulmand deverá ser vendido pelo Sporting por 40 milhões de euros, valor que não atinge os 60 milhões de euros que Manuel Ugarte rendeu.

Javier Saviola e Nico Gaitán comentam acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni: «Só eles sabem o que aconteceu»

Nico Gaitán e Javier Saviola comentaram as acusações de racismo de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni. Os dois antigos avançados do Benfica abordaram o caso ao jornal Marca.

João Félix deixa elogios a Jorge Jesus: «É um treinador diferente»

João Félix deixou elogios a Jorge Jesus, o seu treinador do Al Nassr, e falou da Liga Saudita, considerando a mesma como competitiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez aborda situações físicas de Gonçalo Guedes e de Pedro Gonçalves: «O resto dos jogadores estão aptos»

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional tem novo jogo particular depois do empate com o México.

Estados Unidos da América x Portugal começa às 00h07: eis o motivo

O apito inicial do encontro entre os Estados Unidos da América x Portugal está marcado para as 00h07, hora pouco usual.

Roberto Martínez confirma titular de Portugal para o jogo com os EUA

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Selecionador Nacional confirma que José Sá será o guarda-redes.