📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sousa e Gastão: aquilo que o ranking (ainda) reflete

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

João Sousa e Gastão Elias são os símbolos dos tempos de ouro que o ténis português atravessa, com destaque natural para o vimaranense. Neste mesmo espaço, e por inúmeras vezes afirmei que Sousa é o melhor tenista português de todos os tempos. Ainda não mudei de opinião, ainda…

Todavia, e principalmente nos últimos seis meses, Gastão Elias tem vindo finalmente a concretizar todas as esperanças que nele eram depositadas. O sintrense ocupa atualmente o 57º lugar do ranking ATP. Desta forma, e se levarmos em linha de conta apenas o ranking, já é o segundo melhor tenista português de sempre.

Nesta temporada, os resultados falam por si: duas meias-finais em torneios ATP 250 (Umag e Bastad); mais dois quartos-de-final em torneios da mesma categoria (São Paulo e Estocolmo) e ainda dois títulos de categoria challenger (Turim e Mestre). No meio de tudo isto, conseguiu a sua primeira vitória perante um top10 – frente a Gael Monfils em Estocolmo – e ainda bateu, por exemplo, João Sousa.

João Sousa está, ainda, uns degraus acima de Gastão Elias Fonte: João Sousa
João Sousa está, ainda, uns degraus acima de Gastão Elias
Fonte: João Sousa

No entanto, e apesar da temporada de “afirmação” de Elias, João Sousa ainda está uns degraus acima do sintrense. No ranking, Sousa é 34º e Elias 57º. Em títulos, Sousa já conta com dois e Elias nenhum.

Poderia continuar e, de forma totalmente justa, o vimaranense levaria a melhor sobre Elias. Contudo, não é isso que quero colocar em causa.

Se esquecermos os rankings e olharmos apenas para o ténis que cada um apresenta, a diferença não é muita. Arrisco-me mesmo a dizer que, caso se defrontassem e estivessem ambos no seu pico de forma, Elias acabaria por vencer Sousa.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rayo Vallecano e Getafe empatam na abertura da jornada 18 da La Liga

O Rayo Vallecano empatou em casa frente ao Getafe a um golo, na jornada 18 da La Liga. Domingos Duarte foi titular no encontro.

Continua o conto de fadas: Lens bate Toulouse por 3-0 e segura liderança na Ligue 1

O Lens foi ao terreno do Toulouse vencer por 3-0, na jornada 17 da Ligue 1. A equipa de Pierre Sage está no primeiro lugar da Ligue 1.

João Cancelo pode regressar à Europa: eis a situação a envolver o Barcelona e o Inter Milão

João Cancelo está de saída do Al Hilal e há novidades quanto à sua situação. Lateral português pode regressar à Europa.

AC Milan bate Cagliari com golo de Rafael Leão

O AC Milan abriu a jornada 18 da Serie A com vitória perante o Cagliari. O único golo do encontro foi apontado por Rafael Leão.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treinador do Chelsea pode abrir espaço para técnico português na Ligue 1

O interesse do Chelsea em Liam Rosenior pode colocar Filipe Coelho no comando técnico do Estrasburgo. O treinador é o braço-direito no clube da Ligue 1.

Carlos Eduardo marcou o golo do empate no Gil Vicente x Sporting: «Dei o meu máximo e fui feliz»

Carlos Eduardo analisou o desfecho do duelo entre Gil Vicente e Sporting. Jogo terminou empatado 1-1 na Primeira Liga.

Daniele De Rossi volta a deixar muitos elogios para Vitinha: «O único um pouco mais indispensável»

Vitinha foi alvo de muitos elogios por parte de Daniele de Rossi. O técnico falou da importância do avançado português no Genoa.