Sousa e Gastão: aquilo que o ranking (ainda) reflete

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

João Sousa e Gastão Elias são os símbolos dos tempos de ouro que o ténis português atravessa, com destaque natural para o vimaranense. Neste mesmo espaço, e por inúmeras vezes afirmei que Sousa é o melhor tenista português de todos os tempos. Ainda não mudei de opinião, ainda…

Todavia, e principalmente nos últimos seis meses, Gastão Elias tem vindo finalmente a concretizar todas as esperanças que nele eram depositadas. O sintrense ocupa atualmente o 57º lugar do ranking ATP. Desta forma, e se levarmos em linha de conta apenas o ranking, já é o segundo melhor tenista português de sempre.

Nesta temporada, os resultados falam por si: duas meias-finais em torneios ATP 250 (Umag e Bastad); mais dois quartos-de-final em torneios da mesma categoria (São Paulo e Estocolmo) e ainda dois títulos de categoria challenger (Turim e Mestre). No meio de tudo isto, conseguiu a sua primeira vitória perante um top10 – frente a Gael Monfils em Estocolmo – e ainda bateu, por exemplo, João Sousa.

João Sousa está, ainda, uns degraus acima de Gastão Elias Fonte: João Sousa
João Sousa está, ainda, uns degraus acima de Gastão Elias
Fonte: João Sousa

No entanto, e apesar da temporada de “afirmação” de Elias, João Sousa ainda está uns degraus acima do sintrense. No ranking, Sousa é 34º e Elias 57º. Em títulos, Sousa já conta com dois e Elias nenhum.

Poderia continuar e, de forma totalmente justa, o vimaranense levaria a melhor sobre Elias. Contudo, não é isso que quero colocar em causa.

Se esquecermos os rankings e olharmos apenas para o ténis que cada um apresenta, a diferença não é muita. Arrisco-me mesmo a dizer que, caso se defrontassem e estivessem ambos no seu pico de forma, Elias acabaria por vencer Sousa.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: chegou à Luz no verão e foi capitão durante a derrota frente ao Braga

Richard Ríos foi capitão nos últimos minutos do encontro entre o Benfica e o Braga, depois da expulsão de Nicolás Otamendi.

Antigo jogador do FC Porto vai assinar pelo Feirense

O Feirense deve confirmar nas próximas horas a contratação de André Lopes, jogador que passou pelo FC Porto.

Após oito anos nos Atlanta Hawks, Trae Young será a nova estrela dos Washington Wizards

Na madrugada desta quinta-feira, os Atlanta Hawks enviaram Trae Young para os Washington Wizards a troco de CJ McCollum e Corey Kispert.

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Manta Santos assina pelo Spartakos Kitiou da Segunda Liga do Chipre

Nuno Manta Santos vai assumir o comando técnico do Spartakos Kitiou, da Segunda Liga do Chipre. Aos 47 anos, o português encontrava-se livre desde abril de 2025, altura em que deixou o Anadia.

Onde ver a final da Taça da Liga entre Vitória SC e Braga?

Vitória SC e Braga disputam uma final da Taça da Liga inédita. Dérbi do Minho em Leiria decide primeiro título do ano.

Mikel Arteta e o despedimento de Ruben Amorim: «É sempre triste ver um colega perder o emprego»

Mikel Arteta fez a antevisão do Arsenal x Liverpool. Treindor dos gunners comentou ainda o despedimento de Ruben Amorim.