Londres acolheu, este domingo, mais uma final do ATP Finals. Ao longo da semana, os oito melhores jogadores da época do circuito masculino, juntaram-se em Inglaterra para disputar o último torneio da temporada. Stefanos Tsitsipas e Dominic Thiem acabaram por se exibir ao mais alto nível e garantiram um lugar no jogo do título.

O primeiro set foi bastante animado, tendo em conta que ambos os tenistas tiveram sucessivas oportunidades para conquistar o break, no entanto, na altura de finalizar o ponto, deixaram escapar essa oportunidade e o jogo seguiu o seu rumo normal.

Para decidir o vencedor da primeira partida foi necessário recorrer ao tie-break. Dominic Thiem assumiu o controlo e comandou o marcador. Depois de ter falhado o primeiro set point, o tenista austríaco não perdoou e confirmou a vitória no set.

Dominic Thiem partiu em vantagem para o segundo jogo
Fonte: ATP World Tour

O início do segundo set fugiu, completamente, ao que tinha acontecido anteriormente. Stefanos Tsitsipas entrou com tudo e quebrou, duas vezes seguidas, o jogo de serviço de Dominic Thiem. Com quatro jogos de vantagem, o tenista grego manteve a concentração até garantir o empate no encontro.

O sexto classificado do ranking ATP venceu a segunda partida e igualou o placard
Fonte: ATP World Tour

No set decisivo, Stefanos Tsitsipas voltou a ser responsável por alterar o resultado ao fazer break no segundo jogo de serviço do número cinco mundial. Mas, ao contrário do que aconteceu na partida anterior, o jovem de 21 anos não aproveitou e sofreu a resposta do adversário com novo break. Tal como no primeiro set do jogo, o tie-break voltou a ser chamado, mas desta vez para definir o campeão.

Emoção não faltou. Stefanos Tsitsipas chegou a ter três jogos a seu favor, aquando do 4-1, mas Dominic Thiem nunca se deu como derrotado e fez o 4-4. Porém, nova quebra de serviço, por parte do grego, revelou-se decisiva, uma vez que Stefanos Tsitsipas concluiu com sucesso os dois jogos de serviço.

Um ano depois de ter derrotado Alex De Minaur na final do Next Gen ATP Finals, Stefanos Tsitsipas ergueu o troféu de campeão do ATP Finals.

Após os triunfos diante de Daniil Medvedev e Alexander Zverev na fase de grupos e Roger Federer na meia final, o campeão deste ano do Estoril Open finalizou a semana com a conquista do último título da época.

Foto De Capa: ATP World Tour

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários