Taça Davis: Conseguirá Portugal finalmente atingir o grupo mundial?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesCom a vitória sobre a Ucrânia na semana passada em Lisboa, Portugal vai ter pela segunda vez na sua história a hipótese de atingir o grupo mundial da maior competição de nações do ténis. Em 1994, João Cunha e Silva, Nuno Marques e Emanuel Couto infelizmente não conseguiram ultrapassar a Croácia de Goran Ivanisevic; 23 anos depois é a vez de João Sousa e Gastão Elias tentarem escrever uma página histórica do ténis português, contra uma Alemanha liderada por Philipp Kohlschreiber e Alexander Zverev.

Não restam dúvidas de que o ténis português está mais forte que nunca, com dois jogadores de nível ATP, mas ainda assim Portugal corre claramente por fora nesta eliminatória. A Alemanha pode não ter nenhum jogador de top 10 mundial, mas Kohlschreiber tem sido uma constante no top 20/25 há quase uma década e Zverev é uma das maiores promessas do circuito e pode bem ser top 10 quando a eliminatória se disputar em Setembro. A vantagem casa de Portugal é também mitigada pelo facto de que os jogadores alemães são fortes em qualquer superfície. Qualquer que seja a superfície escolhida por Portugal, a Alemanha terá os dois melhores jogadores na eliminatória assumindo que ambas as equipas se podem apresentar na máxima força.

Mas a verdade é que ainda é muito cedo para especular sobre esta eliminatória, que só se jogará a meio de Setembro. Muito pode acontecer até lá para mudar as perspectivas das duas nações. Independentemente do que aconteça, não restam duvidas de que o ténis português nunca foi tão forte como agora e, seja este ano ou não, a subida ao grupo mundial parece ser apenas uma questão de tempo.

Foto de capa: João Sousa

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronaldinho volta ao futebol profissional com 46 anos

Aos 46 anos, Ronaldinho prepara-se para regressar oficialmente ao futebol ao assinar pelo Ravenna, numa iniciativa de natureza promocional.

Fabiano Flora assume comando técnico do Al Akhdood

O treinador português Fabiano Flora foi oficializado como novo treinador do recém-despromovido ao segundo escalão saudita Al Akhdood.

Inter Milão renova com Cristian Chivu até 2028

O Inter Milão oficializou a renovação de contrato do treinador Cristian Chivu, que continuará no comando dos nerazzurri até 2028.

Académico de Viseu oficializa Bruno Pinheiro como novo treinador

O Académico de Viseu oficializou a chegada de Bruno Pinheiro como novo treinador principal no regresso à Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: José Mourinho já sabe que alvo custa 70 milhões de euros

O Real Madrid está interessado em contratar um novo defesa central. Alessandro Bastoni, jogador do Inter Milão, é o alvo.

Benfica: ajudou a formar pérolas nas águias e vai sair para o Torreense

Pedro Faria prepara-se para deixar de fazer parte dos quadros do Benfica. O treinador vai assumir os Sub-23 do Torreense.

Reis do soccer: EUA vencem Austrália e garantem apuramento para os 16 avos de final do Mundial 2026

Os EUA somaram a segunda vitória neste Mundial 2026 e estão nos 16 avos de final. Triunfo sobre a Austrália no Grupo D.