A seleção portuguesa de ténis entrou hoje em ação no court diante da seleção da Bielorrússia para a primeira ronda da Taça Davis. A jogar fora, coube a João Sousa e a João Domingues darem os primeiros pontos a Portugal.

O primeiro jogo entre as duas seleções opôs João Sousa a IIya Ivashka. O tenista português partiu com claro favoritismo para esta partida, no entanto o tenista bielorrusso quis surpreender e conquistou um break logo no primeiro jogo de serviço de João Sousa. O vimaranense ainda conseguiu o empate, porém IIya Ivashka voltou a saltar para a frente do marcador confirmando mais um break, ficando com uma vantagem de dois jogos que se manteve até ao final do set.

Em desvantagem, João Sousa entrou com uma postura mais agressiva no segundo set, de tal forma que sou precisou de 25 minutos para empatar o encontro. Com dois breaks conquistados no serviço do adversário, o tenista de 30 anos acabou o set com uma diferença de cinco jogos.

Após empatar a partida, João Sousa fez o que lhe competia no terceiro set e quebrou, consecutivamente, dois jogos de serviço de IIya Ivashka. Com a vitória praticamente conquistada, João Sousa segurou a vantagem e garantiu o primeiro triunfo para Portugal.


Seguiu-se o encontro entre João Domingues e Egor Gerasimov. Tal como na partida anterior, as coisas não começaram da melhor maneira para Portugal. O jovem tenista português teve muitas dificuldades em contrariar o jogo de Egor Gerasimov, sobretudo na resposta ao primeiro serviço do tenista bielorrusso. Para além disso, João Domingues viu, por duas vezes, o seu oponente a quebrar o seu jogo de serviço, o que se revelou fatal na decisão do primeiro set.

Na segunda partida, as dificuldades continuaram para o terceiro português mais bem classificado do ranking ATP, sobretudo pela falta de soluções apresentadas por João Domingues. O break sofrido no segundo jogo de serviço do tenista luso revelou-se fatal na partida.


Dois jogos e um ponto conquistado por ambas as seleções. A eliminatória mantém-se em aberto para a equipa portuguesa que volta a entrar no court no dia de amanhã.

Resultados das partidas :

João Sousa 2-1 IIya Ivashka ( 4-6 / 6-1 / 6-2 )

João Domingues 0-2 Egor Gerasimov ( 2-6 / 3-6 )

Foto de Capa: Taça Davis

Comentários