Ténis de Mesa 17/18 | Glória Nacional e Afirmação Europeia

- Advertisement -

Prosseguem os balanços da época 2017/2018 das Modalidades do Sporting Clube de Portugal, sendo agora a vez de analisar a temporada do Ténis de Mesa, a melhor de sempre, pelo menos no que respeita à equipa sénior masculina, que somou aos êxitos domésticos uma histórica caminhada nas competições europeias! No feminino o destaque vai para a subida ao escalão principal por parte das jovens Leoas que competem pela equipa sénior!

Na vertente masculina há a realçar uma absoluta supremacia no panorama nacional, com os comandados de Chen Shi Chao a vencerem pela terceira época consecutiva as três provas disputadas (Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional), perfazendo assim um total de nove conquistas lusas ininterruptas!

Na Supertaça, os Leões confirmaram o amplo favoritismo frente à formação do São Cosme TMC, triunfando por 3-0; na Taça de Portugal os Leões eliminaram, sucessivamente, o CD 1º Maio, o GDCAAA Guilhabreu, o CD São Roque e a ADC Ponta do Pargo, triunfando em todos os encontros por 3-0, acabando assim por erguer o troféu.

Prestação europeia foi um dos pontos de referência da temporada
Fonte: Sporting Fans – Modalidades

No Campeonato Nacional, os Leões garantiram o primeiro lugar da Fase Regular com dezoito vitórias em dezoito encontros, onze por 4-0 e sete por 4-1, o que permitiu somar o número de pontos máximo (72). Nas meias-finais a turma de Alvalade venceu a ADC Ponta do Pargo por 3-0 nos dois encontros, sendo que depois na final o Sporting CP levou a melhor sobre o CD São Roque por 1-3 na Região Autónoma da Madeira e por 3-0 na Sala do Multidesportivo Sporting, conquistando assim o 35.º Campeonato Nacional do seu palmarés.

Porém, esta época revestiu-se de uma ambição europeia que conduziu os Tricampeões Nacionais a umas históricas meias-finais da Table Tennis Champions League, principal prova da Europa de Clubes, onde, com o regresso de Diogo Carvalho e de João Monteiro ao Sporting Clube de Portugal, os Leões cumpriram os requisitos de participação ao nível de cotação e nacionalidade dos atletas. O Sporting CP ultrapassou o Grupo A onde figuravam as equipas do Fakel Gazprom (Rússia), Campeão Europeu em 2017 e primeiro do ranking, AS Pontoise Cergy (França), Campeão Europeu em 2016 e oitavo do ranking, e o Dartom Bogoria (Polónia), décimo segundo do ranking, ao vencer os três encontros disputados na condição de visitado, surpreendendo ainda na deslocação a França, primeiro jogo oficial da temporada, ao vencer por 1-3! A turma de Alvalade terminava assim a fase de grupos com dez pontos somados, menos um que o Fakel Gazprom.

Nos quartos-de-final, a turma verde e branca venceu os franceses do Stella Sport La Romagne por 3-1 no jogo da primeira mão, conseguindo depois a passagem ao perder em França por apenas 3-2. Nas meias-finais o poderio do Fakel Gazprom foi por demais evidente, com a formação russa a vencer os dois encontros pela margem máxima. Pela primeira vez uma equipa portuguesa atingiu as meias-finais da Table Tennis Champions League, sendo que o Sporting CP já havia disputado os quartos-de-final nas épocas de 1998/1999 e 1999/2000.

André Dias
André Diashttp://www.bolanarede.pt
Um acérrimo militante Sportinguista, que entende o Clube como um todo: desde o Futebol às restantes Modalidades, que tanto contribuem para a projecção do Clube. Muitos fins-de-semana são passados no Estádio ou nos Pavilhões a apoiar o seu Sporting. Gosta e respeita todas as Modalidades por igual, mas as suas preferências desportivas vão para o Andebol, com o qual colabora, e Voleibol. No panorama internacional simpatiza com o Barcelona, precisamente pelo vincado Ecletismo!                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luto em França: Morreu Éric Roy, treinador do Brest

Éric Roy, treinador do Brest, morreu aos 58 anos. Técnico tinha cancro no pâncreas há três anos e meio e faleceu esta quarta-feira.

Gonçalo Ramos e o empate frente ao Congo: «A competição é longa e, normalmente, quem ganha não começa bem, e vamos acreditar nisso»

Gonçalo Ramos analisou o desfecho do Portugal x RD Congo. Seleção Nacional empatou o seu primeiro jogo do Mundial 2026.

Selecionador da RD Congo comenta empate e ainda diz: «Desejamos o melhor a Portugal durante o Mundial»

Sébastien Desabre, selecionador da RD Congo, deu a sua opinião sobre o jogo contra Portugal. Resultado terminou empatado 1-1.

Rafael Leão: «Não conseguimos controlar tanto a partida, e aí o Congo começou a tornar-se mais perigoso»

Rafael Leão analisou o desfecho do Portugal x RD Congo. Seleção Nacional empatou o seu primeiro jogo do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo após o empate de Portugal: «Temos de manter os pés assentes na terra, continuar a trabalhar, temos uma força maior lá em...

João Cancelo analisou o desfecho de Portugal x RD Congo. Seleção Nacional empatou o seu primeiro jogo do Mundial 2026.

Yoane Wissa fez golo contra Portugal: «Estou muito emocionado, porque este resultado é de loucos»

Yoane Wissa analisou o desfecho do Portugal x RD Congo. Seleção Nacional empatou o seu primeiro jogo do Mundial 2026.

João Neves: «Muito feliz pelo meu primeiro golo, um pouco desapontado pelo resultado»

... analisou o desfecho do Portugal x RD Congo. Seleção Nacional empatou o seu primeiro jogo do Mundial 2026.