Western & Southern Open: Muguruza Vence, Halep Volta a Tremer

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEm “vésperas” de se iniciar o US Open, disputou-se em Cincinnati um dos mais importantes torneios “não Grand Slam” da temporada tenística: o Western & Southern Open. Visto como um dos mais importantes indicadores para o Major nova-iorquino, este torneio WTA Premier 5 foi também marcado por um motivo de interesse adicional: a luta entre Karolina Pliskova e Simona Halep, pelo lugar cimeiro do ranking WTA.

E é precisamente esse ponto que merece a primeira nota de destaque: dada a fragilidade de ambas as tenistas em momentos de maior pressão, fica a ideia de que, caso Serena Williams regresse em boa forma ao circuito, o seu retorno ao número um do ranking mundial será apenas um passeio. Com Angelique Kerber “desaparecida” desde a temporada transata, uma Karolina Pliskova tendencialmente consistente mas raramente vencedora, e uma Simona Halep que parece incapaz de controlar as emoções quando se trata da possibilidade de ascender ao lugar cimeiro do ranking WTA, a campeoníssima norte-americana não desaparece da memória dos aficionados da modalidade e parece, cada vez mais, ter o lugar número um do universo tenístico reservado para a temporada de 2018.

No que diz respeito ao torneio propriamente dito, a vitória sorriu à espanhola Garbiñe Muguruza que, com a sua típica agressividade em court, o seu ténis ofensivo e a sua capacidade de bater muito forte na bola (sobretudo na pancada de direita), não deu quaisquer hipóteses à concorrência. Num caminho para a final no qual a espanhola apenas tremeu frente a Svetlana Kuznetsova e, principalmente, frente a Madison Keys (encontro decidido apenas no tie break do terceiro set, no qual a espanhola salvou três match points), Muguruza verdadeiramente humilhou a número um do ranking mundial (Karolina Pliskova) ao batê-la na meia-final por 6-3 e 6-2.

Garbiñe Muguruza segurando o troféu de vencedora do Western & Southern Open  Fonte: Western & Southern Open
Garbiñe Muguruza segurando o troféu de vencedora do Western & Southern Open
Fonte: Western & Southern Open

Numa final que se adivinhava equilibrada, e frente a uma Simona Halep que, pela quarta vez nos últimos dois meses e meio, estava a apenas uma vitória de ascender ao número um do ranking WTA, Muguruza limitou-se a realizar um “passeio” no court: em apenas 56 minutos despachou a romena, vencendo o encontro por 6-1 e 6-2. Num dia inspirado, a espanhola não permitiu que Halep entrasse no jogo que lhe é mais confortável (baseado em longas trocas de bola no fundo do court) e, de winner em winner, foi dominando o encontro a seu bel-prazer.

Está agora tudo a postos para o US Open, torneio do qual parece pouco provável que Karolina Pliskova consiga sair como número um do mundo. Muguruza e Halep têm menos pontos a defender e, como tal, parecem em vantagem nesta corrida, sendo que a espanhola parece mesmo, neste momento, a tenista mais capaz de vir a sair de Nova Iorque com o título de campeã do US Open. Porém, tudo pode acontecer e, no dia 9 de setembro, a liderança do ranking WTA poderá até vir a pertencer a Elina Svitolina (atenção a este nome!), Caroline Wozniacki, Johanna Konta ou Svetlana Kuznetsova. Os dados estão lançados e todos os olhos colocados em Flushing Meadows-Corona Park. Let the party begin!

Foto de Capa: Western & Southern Open
Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.

Lens quebra domínio do PSG e ganha a Supertaça de França

O Lens venceu o PSG por 1-0 e conquistou a Supertaça de França. Florian Thauvin marcou o único golo do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos comenta a expulsão de Xeka na derrota do Estoril Praia: «Há ali alguma imprudência»

Vasco Matos analisou a derrota do Estoril Praia frente ao CD Nacional e refletiu sobre o lance que resultou na expulsão de Xeka.

Cardoso Varela autorizado a alinhar pelo FC Porto B: FIFA valida a inscrição

A FIFA já validou o processo de Cardoso Varela e a federação croata enviou a documentação necessária para a FPF. Jovem deve estrear-se pelo FC Porto B na 3.ª jornada.

Novidades sobre a ida de João Cancelo para o Barcelona

João Cancelo vai viajar para Barcelona dentro das próximas 48 horas. Internacional português vai voltar a vestir a camisola catalã.