Wimbledon 2016: João Sousa impotente perante Vesely

- Advertisement -

João Sousa foi hoje eliminado na terceira ronda do torneio de Wimbledon pelo checo Jiri Vesely. O português voltou a escrever mais um capítulo na história do ténis nacional tornando-se no primeiro português a atingir os dezasseis avos de final do torneio londrino.

João Sousa, que nas rondas anteriores havia eliminado Dmitry Tursunov e o norte-americano Dennis Novikov, sabia que teria pela frente um adversário bastante difícil. É que Jiri Vesely – visto por muitos como um possível sucessor de Tomas Berdych – tinha eliminado na ronda anterior o austríaco Dominic Thiem.

João Sousa acabou por ser eliminado Fonte: Wimbledon
João Sousa acabou por ser eliminado
Fonte: Wimbledon

O encontro não começou da melhor maneira para o português. O checo entrou forte e conseguiu quebrar o serviço de Sousa logo de entrada. Daí para a frente, a história seria quase sempre a mesma: Vesely a fazer uso do maior peso da sua bola e a exibir-se a um nível bastante bom. Por sua vez, o vimaranense não conseguia colocar o primeiro serviço (apenas 50% de primeiros serviços) e, consequentemente, era dominado pelo checo.

Na segunda partida, e apesar de Sousa ter conseguido melhorar substancialmente a percentagem de primeiros serviços (50% para 76%), Vesely voltou a entrar melhor e conseguiu mesmo ganhar todos os pontos em que colocou o primeiro servico. Todavia, no terceiro set, o português soube reagir e conseguiu colocar mais dificuldades a Vesely. Contudo, e porque é normal que os níveis de concentração desçam um pouco quando um jogador se encontra numa posição tão confortável, o checo soube controlar o encontro e acabaria por fazer o break decisivo quando o marcador estava em 5-5.
João Sousa foi, desta forma, eliminado por Jiri Vesely pelos parciais de 6-2, 6-2 e 7-5.

No entanto, e apesar da derrota para um jogar menos cotado, a prestação do vimaranense foi bastante positiva. Como referi no início deste artigo, João Sousa alcançou pela primeira vez a terceira ronda de Wimbledon. O português garante, muito provavelmente, a entrada no lote dos 30 melhores do mundo e ganha confiança para uma fase da temporada onde tem bastantes pontos a defender.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Seleções: Japão bate Uruguai em jogo que teve golo de Maxi Araújo

O Japão venceu o Uruguai por 3-1 num jogo particular. Maxi Araújo, do Sporting, marcou golo aos 42 minutos.

Atenção, Portugal: Baixa da Dinamarca por lesão no joelho

Kasper Dolberg está fora da convocatória devido a uma lesão no joelho. Dinamarca tem jogo com Portugal no dia 1 de outubro.

Oficial: MotoGP continua em Portugal até 2029

Vai continuar a haver Grande Prémio de Portugal no calendário da MotoGP até 2029. Foi oficializado na manhã desta quinta-feira.

Juventus fecha contratação de internacional brasileiro que estava livre no mercado

A Juventus garantiu a contrtatação do guarda-redes Neto. Veterano de 37 anos regressa a Turim a à Vecchia Signora.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador elogia Braga e Sporting e indica: «Acompanhei Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Luís Filipe Vieira, João Bartolomeu… Éramos capazes de nos sentar...

António Salvador esteve presente no Portugal Football Summit e falou sobre a sua trajetória como presidente do Braga.

Eduardo Baptista confirmado como novo treinador do Internacional

Eduardo Baptista assinou contrato com o Internacional até dezembro de 2026. Tem dez jogos para evitar a descida de divisão.

Valência oficializa Javier Aguirre como novo treinador

Javier Aguirre é o novo treinador do Valência. Técnico mexicano assina até ao final da época, com outra temporada de opção.