Wimbledon 2016: João Sousa impotente perante Vesely

- Advertisement -

João Sousa foi hoje eliminado na terceira ronda do torneio de Wimbledon pelo checo Jiri Vesely. O português voltou a escrever mais um capítulo na história do ténis nacional tornando-se no primeiro português a atingir os dezasseis avos de final do torneio londrino.

João Sousa, que nas rondas anteriores havia eliminado Dmitry Tursunov e o norte-americano Dennis Novikov, sabia que teria pela frente um adversário bastante difícil. É que Jiri Vesely – visto por muitos como um possível sucessor de Tomas Berdych – tinha eliminado na ronda anterior o austríaco Dominic Thiem.

João Sousa acabou por ser eliminado Fonte: Wimbledon
João Sousa acabou por ser eliminado
Fonte: Wimbledon

O encontro não começou da melhor maneira para o português. O checo entrou forte e conseguiu quebrar o serviço de Sousa logo de entrada. Daí para a frente, a história seria quase sempre a mesma: Vesely a fazer uso do maior peso da sua bola e a exibir-se a um nível bastante bom. Por sua vez, o vimaranense não conseguia colocar o primeiro serviço (apenas 50% de primeiros serviços) e, consequentemente, era dominado pelo checo.

Na segunda partida, e apesar de Sousa ter conseguido melhorar substancialmente a percentagem de primeiros serviços (50% para 76%), Vesely voltou a entrar melhor e conseguiu mesmo ganhar todos os pontos em que colocou o primeiro servico. Todavia, no terceiro set, o português soube reagir e conseguiu colocar mais dificuldades a Vesely. Contudo, e porque é normal que os níveis de concentração desçam um pouco quando um jogador se encontra numa posição tão confortável, o checo soube controlar o encontro e acabaria por fazer o break decisivo quando o marcador estava em 5-5.
João Sousa foi, desta forma, eliminado por Jiri Vesely pelos parciais de 6-2, 6-2 e 7-5.

No entanto, e apesar da derrota para um jogar menos cotado, a prestação do vimaranense foi bastante positiva. Como referi no início deste artigo, João Sousa alcançou pela primeira vez a terceira ronda de Wimbledon. O português garante, muito provavelmente, a entrada no lote dos 30 melhores do mundo e ganha confiança para uma fase da temporada onde tem bastantes pontos a defender.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A 1.ª imagem do Portugal de Jorge Jesus

Está aí o Portugal de Jorge Jesus, uma fantasia com dois meses de espera e 90 minutos de aprovação. Dizer que é o Portugal de Jorge Jesus é uma afirmação entre o pleonasmo e o eufemismo.

Craig Bellamy responde ao Bola na Rede: «O João Félix é um jogador perigoso»

Craig Bellamy analisou a derrota contra Portugal em conferência de imprensa. Técnico respondeu ao Bola na Rede.

João Palhinha e os assobios em Alvalade: «É sempre especial jogar aqui. Não esqueço a história que aqui tive»

João Palhinha analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Costa do Marfim derrota o Gana de Carlos Queiroz e ex-FC Porto marca na vitória dos Camarões: Eis os resultados do dia na Qualificação...

Na 1.ª jornada da Qualificação para a CAN, a Costa do Marfim bateu o Gana por 2-0 e os Camarões derrotaram os Comores por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Craig Bellamy e o futuro de Portugal com Jorge Jesus: «Vocês vão ficar mais fortes, têm de estar entusiasmados»

Craig Bellamy analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Craig Bellamy e a derrota contra Portugal: «Jogámos contra Portugal. Uma equipa com muita qualidade, temos que ter noção isso»

Craig Bellamy analisou o jogo em conferência de imprensa. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações..

João Cancelo e a pressão alta de Portugal: «Isso mudou muito em relação ao míster Roberto Martínez»

João Cancelo analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.