WTA 1000 Roma | Swiatek volta a arrasar na terra batida

    Karolina Pliskova vs Iga Swiatek: Demonstração de força da jovem de 19 anos

    Naquele que foi o primeiro embate as atuais ‘número um’ da República Checa e da Polónia, respetivamente, antevia-se um encontro interessante entre uma das mais credenciadas tenistas em atividade e vencedora do torneio em 2019, e uma das mais talentosas jogadoras da nova geração, que tem na terra batida os seus melhores resultados.

    Apesar do melhor ranking e maior estatuto de Pliskova, os resultados de Swiatek no pó de tijolo na época transata e já nesta época davam-lhe algum favoritismo frente a uma tenista com mais dificuldades na adaptação do seu jogo à terra batida. Ainda assim, esta era a primeira final da polaca num torneio WTA 1000, pelo que havia a possibilidade de o nervosismo ser um fator importante a ter em conta ao longo do encontro.

    Não foi isso que se verificou, contudo, uma vez que a número 15 do ranking entrou a todo o gás e quebrou, logo à primeira oportunidade, o serviço da checa. Pancadas fortes e profundas do fundo do court exploravam a menor capacidade de movimentação e cobertura do campo da antiga número um mundial. Em apenas dez minutos, Swiatek chegou ao 3-0, com dois jogos de serviço em branco.

    Nem o serviço, a principal arma do jogo de Pliskova, esteve afinado durante o início do encontro. Várias duplas faltas permitiram à polaca novo break que praticamente sentenciou o primeiro parcial. Sem qualquer ponto cedido nos seus jogos de serviço e apenas quatro perdidos em todo o set, a jovem de 19 anos fechou, sem problemas, a primeira partida, com um esmagador 6-0, em apenas 19 minutos.

    O segundo set começou da mesma forma e viu a número nove do mundo ceder o serviço com vários erros na segunda pancada e, eventualmente, com uma dupla falta. Ainda assim, aos 2-0, Pliskova teve as primeiras oportunidades no serviço de Swiatek, com dois pontos de break consecutivos, salvos de forma autoritária pela polaca para chegar ao 3-0.

    Completamente subjugada pela sua adversária, o melhor que a tenista de 29 anos conseguiu foi tentar evitar o duplo 6-0. Teve várias oportunidades para o fazer, mas a polaca não ofereceu qualquer ponto à oponente e fechou mesmo o encontro, ao cabo de 46 minutos, por 6-0 e 6-0, numa exibição absolutamente imaculada.

    Com esta vitória, Iga Swiatek vai estrear-se no Top 10 mundial, na décima posição, e conquista o seu terceiro troféu na carreira, enquanto Pliskova sobe um lugar no ranking e é agora a oitava da hierarquia.

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Marques dos Santos
    Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.