Top 10: Atletas do desporto (amador) português

- Advertisement -

3. Carlos Lopes

Carlos Lopes
Fonte: Sporting-heroes.net

Foi servente de pedreiro, empregado de mercearia, relojoeiro e contínuo. E sonhava jogar futebol no “seu” Lusitano de Vildemoinhos. Com um grupo de amigos, criou no clube um núcleo de atletismo. O seu talento foi notado por Moniz Pereira, que o recrutou e o trouxe para o Sporting. Em 1976, ganharia pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-Mato (feito que repetiria em 1984 e 1985). Carlos Lopes era já a grande esperança da comitiva portuguesa presente nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e não defraudou as expectativas, conquistando a medalha de prata na prova dos 10 mil metros, naquela que seria a primeira medalha olímpica do atletismo português. Nas olimpíadas de Los Angeles (1984), teria a sua grande oportunidade, não sem antes vivenciar um episódio que lhe poderia ter alterado tragicamente o destino: 16 dias antes da maratona olímpica, foi atropelado quando treinava na 2.ª Circular, em Lisboa. Carlos Lopes venceria a prova de Los Angeles, tornando-se o primeiro português medalhado com o ouro olímpico.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

José Mourinho fala da arbitragem do Benfica x Alverca: «Neste campeonato, tenho a certeza de que estes penáltis com outra equipa seriam penáltis»

José Mourinho falou na conferência de imprensa, após o encontro entre o Benfica e o Alverca. O técnico deixou reparos para a arbitragem do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Anísio Cabral: «É um sentimento inesquecível marcar pelo clube do meu coração»

Anísio Cabral analisou o desfecho do jogo. Benfica venceu o Alverca por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.