Top 10: Atletas do desporto (amador) português

- Advertisement -

3. Carlos Lopes

Carlos Lopes
Fonte: Sporting-heroes.net

Foi servente de pedreiro, empregado de mercearia, relojoeiro e contínuo. E sonhava jogar futebol no “seu” Lusitano de Vildemoinhos. Com um grupo de amigos, criou no clube um núcleo de atletismo. O seu talento foi notado por Moniz Pereira, que o recrutou e o trouxe para o Sporting. Em 1976, ganharia pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-Mato (feito que repetiria em 1984 e 1985). Carlos Lopes era já a grande esperança da comitiva portuguesa presente nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e não defraudou as expectativas, conquistando a medalha de prata na prova dos 10 mil metros, naquela que seria a primeira medalha olímpica do atletismo português. Nas olimpíadas de Los Angeles (1984), teria a sua grande oportunidade, não sem antes vivenciar um episódio que lhe poderia ter alterado tragicamente o destino: 16 dias antes da maratona olímpica, foi atropelado quando treinava na 2.ª Circular, em Lisboa. Carlos Lopes venceria a prova de Los Angeles, tornando-se o primeiro português medalhado com o ouro olímpico.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e os golos tardios do Sporting: «O jogo só acaba aos 97 ou 98′. Até lá, como se diz lá em cima,...

Rui Borges esteve na conferência de imprensa após o triunfo frente ao Famalicão. O técnico refletiu sobre os recentes golos tardios dos leões.

Rui Borges analisa golo anulado ao Famalicão: «É claramente fora de jogo antes e, depois disso, é falta»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa após a vitória diante do Famalicão. O técnico abordou o lance que tem gerado alguma polémica.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Rui Borges e a vitória do Sporting: «Vai ser cada vez mais difícil ganhar, as equipas jogam bem e querem os pontos»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.