Top 10: Atletas do desporto (amador) português

3. Carlos Lopes

Carlos Lopes
Fonte: Sporting-heroes.net

Foi servente de pedreiro, empregado de mercearia, relojoeiro e contínuo. E sonhava jogar futebol no “seu” Lusitano de Vildemoinhos. Com um grupo de amigos, criou no clube um núcleo de atletismo. O seu talento foi notado por Moniz Pereira, que o recrutou e o trouxe para o Sporting. Em 1976, ganharia pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Corta-Mato (feito que repetiria em 1984 e 1985). Carlos Lopes era já a grande esperança da comitiva portuguesa presente nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e não defraudou as expectativas, conquistando a medalha de prata na prova dos 10 mil metros, naquela que seria a primeira medalha olímpica do atletismo português. Nas olimpíadas de Los Angeles (1984), teria a sua grande oportunidade, não sem antes vivenciar um episódio que lhe poderia ter alterado tragicamente o destino: 16 dias antes da maratona olímpica, foi atropelado quando treinava na 2.ª Circular, em Lisboa. Carlos Lopes venceria a prova de Los Angeles, tornando-se o primeiro português medalhado com o ouro olímpico.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

Jesi Rossman aproveita má abordagem de Lena Pauels e Torreense carimba reviravolta contra o Benfica na Supertaça Feminina

Está feita a cambalhota no marcador. Torrense marcou o 2-1 diante do Benfica num lance em que Jesi Rossman aproveitou má abordagem de Lena Pauels.

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

Fabrizio Romano garante que André Onana vai deixar o Manchester United

André Onana vai deixar o Manchester United nas próximas horas. O jogador prepara-se para assinar com o Trabzonspor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting conta com o ‘rival’ de Lamine Yamal nas suas fileiras: como se está a sair em 2025/26?

Paulo Iago era considerado o grande rival de Lamine Yamal no futebol de formação espanhol. O jogador atua no Sporting.

Nem 1 minuto demorou para Diana Silva se estrear a marcar pelo Benfica na Supertaça Feminina

Diana Silva abriu o marcador na Supertaça Feminina muito cedo. 30 segundos e a avançada colocou o nome na lista de marcadoras.

Benfica em mudanças causou consequências: várias promessas da formação abandonaram o clube

O Benfica realizou várias mudanças no plantel principal e alguns jovens mudaram-se para outros emblemas para somarem mais minutos.