A surpresa no regresso à Elite | Voleibol

- Advertisement -

A equipa de voleibol feminino do Sport Lisboa e Benfica regressou esta temporada à Primeira Divisão e terminou a época no quarto lugar, superando as expectativas iniciais.

O SL Benfica reabriu a secção de voleibol feminino no ano de 2018, iniciando o seu percurso por baixo, na Terceira Divisão. Depois de, no início desta temporada, a equipa ter sido promovida à Primeira divisão através do play-off, esta tinha o objectivo inicial de marcar presença no grupo entre o quinto e o oitavo lugar.

E, apesar de ter tido um início de época um pouco tremido, com derrotas frente a alguns dos seus adversários directos, a equipa foi crescendo e evoluindo ao longo da temporada, mostrando que havia treino e trabalho por parte da equipa orientada por Nuno Brites.

A seu tempo, a equipa encarnada conseguiria colocar-se nos objectivos a que se tinham comprometido, mas não satisfeita com isso, ainda derrotou os dois jogos contra o Porto Vólei, colocando-se na quarta posição. Posição que conseguiria segurar até ao fim da época, conquistando uma presença no play-off, juntamente com Sporting CP, Leixões SC e AJM/FC Porto.

A chegada ao play-off já fez desta uma época que superou as expectativas e na fase das decisões, ficou mostrado que, apesar da qualidade, ainda está alguns degraus abaixo dos principais candidatos ao título, faltando ainda algumas peças para se bater de igual para igual contra eles. A equipa seria eliminada pela AJM/FC Porto com 3-0 e perderia ainda o confronto contra o Sporting pelo terceiro e quarto lugar também sem ganhar qualquer jogo.

A equipa do Benfica superou as expectativas nesta temporada
Fonte: SL Benfica

O quarto lugar não deixa de ser uma classificação honrosa para a equipa do SL Benfica, que regressou nesta época à Primeira Divisão com um plantel maioritariamente composto por jogadoras com pouca experiência ao mais alto nível. Colectivamente, a equipa mostrou qualidade, mas ainda há ajustes que precisam de ser feitos.

A equipa de voleibol já possui um conjunto de boas jogadoras que podem servir de base para esta equipa, como as centrais Neusa Neto e Karina Sobreira e as “zona 4” Camila Rodrigues e Taynara Nunes. Na minha opinião, a distribuidora Kamila Augusto, com todo o respeito, é o elo mais fraco da equipa, sendo uma distribuidora com tendência para ceder nos momentos de pressão e levanta demasiado a bola no passe, dando mais tempo para a equipa adversária organizar o bloco.

Outra posição onde há espaço para melhorias é na posição de oposto. A jovem Daniela Ferreira foi a oposto titular na temporada. Com apenas 20 anos, a oposto realizou uma temporada positiva (que foi premiada com uma recente chamada à selecção nacional), mas ainda precisa de crescer. E a meu entender, tem melhores condições para tal disputando o lugar com uma oposta mais experiente e com outra tarimba.

A equipa orientada por Nuno Brites tem margem de progressão, tanto a nível individual como a nível colectivo. Agora, falta fazer as mexidas certas para fazer esta equipa lutar por objectivos mais ambiciosos.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid desiste de Maxi Araújo e tem ex-Benfica na lista de alternativas para lateral-esquerdo

O Record avança que o preço estipulado pelo Sporting de Maxi Araújo é demasiado alto para o Atlético Madrid.

Mohamed Ouahbi reage ao empate de Marrocos frente ao Brasil: «Queríamos ter vencido, mas o futebol é assim»

Mohamed Ouahbi analisou o empate de Marrocos com o Brasil. O técnico apontou em busca dos três pontos frente à Escócia.

Saída de César Peixoto trava planos do Gil Vicente para a próxima temporada

A saída de César Peixoto para o Wolverhampton condicionou os planos do Gil Vicente para a próxima temporada.

Conhece Ayyoub Bouaddi: o jovem marroquino que brilhou frente ao Brasil

Ayyoub Bouaddi brilhou por Marrocos contra o Brasil no Mundial. O médio de 18 anos atua no Lille em França.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreia Jacinto assina pelo Real Madrid até 2030 e faz história

Andreia Jacinto assina pelo Real Madrid até 2030 e torna-se a primeira jogadora portuguesa da história dos merengues.

Victor Wembanyama e a derrota dos San Antonio Spurs na final da NBA: «Eu não estava preparado para ganhar»

Victor Wembanyama analisou a derrota dos San Antonio Spurs frente aos New York Knicks, que se sagraram campeões da NBA.

Bournemouth entra na corrida por alvo do FC Porto

O FC Porto e o Bournemouth querem contratar Mathys Tel ao Tottenham por 30 milhões. O atleta tem contrato com os spurs até 2031.