📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Afinal, de quem é a culpa?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDecorreram, nos dois últimos fins-de-semana, as poules de apuramento das seleções de sub-20 femininos e sub-21 masculinos para o Campeonato do Mundo de 2017 e das seleções de sub-18 femininos e sub-19 masculinos para o Campeonato da Europa de 2017.

Mais uma vez, nenhuma das formações o conseguiu. Se num dos casos esteve perto e a oportunidade fugiu por uma unha negra, nos outros, o que se verificou foi mais do mesmo. E isto não é uma crítica: é a constatação de um facto.

Mas não quero entrar pela discussão dos resultados, quero antes tentar perceber o motivo dos mesmos.

Com o passar dos anos, as desculpas para os maus resultados a nível de seleções têm sido sempre as mesmas: falta de apoios, jogadores baixos, jogadores sem condições, falta de apoios (sim, a repetição é propositada!). Então, “pode” dizer-se que, ano após ano, a culpa é sempre de fatores exteriores, nunca vem de dentro. Não se olha para o trabalho desenvolvido e pela comunicação que é feita pelas entidades competentes. Se temos bons jogadores, porque os temos (não vamos dizer que não, basta ver alguns exemplos que estão nas melhores ligas internacionais: Miguel Rodrigues, Alexandre Ferreira, …), porque é que isso não se reflete nos resultados coletivos? E se a culpa estiver no pensamento e na mentalidade desportiva? Não atiremos sempre a culpa para os outros!

Fonte: Vanda Pinto
Fonte: Vanda Pinto

É preciso fazer mais, querer mais, mostrar mais, treinar mais. Não basta dizer que se quer. Não basta ser-se bom, é preciso fazer por isso. Ser bom jogador não implica ser bom atleta e de bons jogadores está o mundo cheio. E é preciso querer mais, não só da parte dos jogadores, mas nos vários lados da questão: dos jogadores, dos treinadores, dos dirigentes, dos diretores e de quem dirige a modalidade.

E nas seleções, em que à partida as condições são bem melhores do que nos clubes, porque é onde estão, supostamente, os melhores atletas e treinadores, onde há melhores condições de treino e onde se aposta mais, é que os resultados não estão de acordo com essas condições… É certo que os resultados não têm de estar numa proporcionalidade direta com a qualidade de trabalho, mas… Fica aqui a questão.

Com tudo isto não quero dizer que a culpa é exclusivamente interna (nem eu sou a pessoa mais competente e indicada para o dizer), até porque, na minha humilde opinião, não é. Mas isso fica para outro capítulo…

Foto de capa: Vanda Pinto

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo confirma que o Mundial 2026 será o seu último: «Claro que sim, já terei 41 anos»

Cristiano Ronaldo confirmou que o Mundial 2026 será o último da sua carreira. Avançado português abordou o futuro em videochamada.

Manchester United interessado na contratação de jovem promessa brasileira

O Manchester United está de olho no talento do jovem brasileiro Breno Bidon, do Corinthians, que pede 12 milhões de euros pela transferência.

Imprensa espanhola garante que Xabi Alonso tem jovem central na mira para a equipa principal do Real Madrid

Víctor Valdepeñas pode vir a ser o próximo central a receber uma oportunidade na equipa principal do Real Madrid.

Lateral da Dinamarca rendido a colega Victor Froholdt: «Não estou surpreendido com o sucesso dele»

Rasmus Kristensen, lateral dinamarquês do Frankfurt, deixou fortes elogios a Victor Froholdt, médio do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva apontado à saída do Fulham antes do final do contrato

Marco Silva pode estar de saída do Fulham, com o clube inglês em queda na Premier League e apenas um ponto acima da zona de despromoção.

Antigo avançado do Benfica interessa ao Everton

Franculino Djú tem sido um dos destaques desta temporada ao serviço do Midtjylland e já passou pelo Benfica.

Nápoles prepara proposta de 30 milhões por Marc Casadó

O Nápoles está interessado em contratar o médio do Barcelona Marc Casadó, preparando-se para apresentar uma proposta de 30 milhões de euros.