Afinal, de quem é a culpa?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDecorreram, nos dois últimos fins-de-semana, as poules de apuramento das seleções de sub-20 femininos e sub-21 masculinos para o Campeonato do Mundo de 2017 e das seleções de sub-18 femininos e sub-19 masculinos para o Campeonato da Europa de 2017.

Mais uma vez, nenhuma das formações o conseguiu. Se num dos casos esteve perto e a oportunidade fugiu por uma unha negra, nos outros, o que se verificou foi mais do mesmo. E isto não é uma crítica: é a constatação de um facto.

Mas não quero entrar pela discussão dos resultados, quero antes tentar perceber o motivo dos mesmos.

Com o passar dos anos, as desculpas para os maus resultados a nível de seleções têm sido sempre as mesmas: falta de apoios, jogadores baixos, jogadores sem condições, falta de apoios (sim, a repetição é propositada!). Então, “pode” dizer-se que, ano após ano, a culpa é sempre de fatores exteriores, nunca vem de dentro. Não se olha para o trabalho desenvolvido e pela comunicação que é feita pelas entidades competentes. Se temos bons jogadores, porque os temos (não vamos dizer que não, basta ver alguns exemplos que estão nas melhores ligas internacionais: Miguel Rodrigues, Alexandre Ferreira, …), porque é que isso não se reflete nos resultados coletivos? E se a culpa estiver no pensamento e na mentalidade desportiva? Não atiremos sempre a culpa para os outros!

Fonte: Vanda Pinto
Fonte: Vanda Pinto

É preciso fazer mais, querer mais, mostrar mais, treinar mais. Não basta dizer que se quer. Não basta ser-se bom, é preciso fazer por isso. Ser bom jogador não implica ser bom atleta e de bons jogadores está o mundo cheio. E é preciso querer mais, não só da parte dos jogadores, mas nos vários lados da questão: dos jogadores, dos treinadores, dos dirigentes, dos diretores e de quem dirige a modalidade.

E nas seleções, em que à partida as condições são bem melhores do que nos clubes, porque é onde estão, supostamente, os melhores atletas e treinadores, onde há melhores condições de treino e onde se aposta mais, é que os resultados não estão de acordo com essas condições… É certo que os resultados não têm de estar numa proporcionalidade direta com a qualidade de trabalho, mas… Fica aqui a questão.

Com tudo isto não quero dizer que a culpa é exclusivamente interna (nem eu sou a pessoa mais competente e indicada para o dizer), até porque, na minha humilde opinião, não é. Mas isso fica para outro capítulo…

Foto de capa: Vanda Pinto

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting sem facilitismos: imprensa espanhola revela valor de venda de Luis Suárez no mercado de inverno

O Sporting sabe que Luis Suárez está a ser observado por alguns clubes, mas não quer perder o ponta de lança no mercado de inverno.

É notícia em Espanha: médio português não tem ‘cláusula do medo’

André Almeida pode enfrentar o Valência com a camisola do Racing Santander. O médio está cedido pela turma do Mestalla.

Real Madrid: José Mourinho já pensa na substituição de Kylian Mbappé

Kylian Mbappé lesionou-se no joelho esquerdo e pode falhar alguns jogos do Real Madrid. José Mourinho já tem plano em mente.

Sporting: defesa conta com regresso inesperado

Georgios Vagiannidis está a caminho de Lisboa. O lateral direito do Sporting foi dispensado da seleção da Grécia.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado fora de horas: FC Porto repete receita de 2025/26

O FC Porto deverá fechar em breve a contratação de Chris Smalling. O defesa encontra-se livre no mercado.

Para repetir a titularidade? Francisco Conceição na luta por um lugar à direita frente à Dinamarca

Francisco Conceição poderá repetir a titularidade pela seleção nacional, disputando um lugar a extremo direito.

Benfica apresenta queixa formal contra Samu Aghehowa e FC Porto

O Benfica apresentou uma exposição e queixa formal ao Conselho de Disciplina da FPF, exigindo o castigo do avançado do FC Porto, Samu Aghehowa.