📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Afinal, de quem é a culpa?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDecorreram, nos dois últimos fins-de-semana, as poules de apuramento das seleções de sub-20 femininos e sub-21 masculinos para o Campeonato do Mundo de 2017 e das seleções de sub-18 femininos e sub-19 masculinos para o Campeonato da Europa de 2017.

Mais uma vez, nenhuma das formações o conseguiu. Se num dos casos esteve perto e a oportunidade fugiu por uma unha negra, nos outros, o que se verificou foi mais do mesmo. E isto não é uma crítica: é a constatação de um facto.

Mas não quero entrar pela discussão dos resultados, quero antes tentar perceber o motivo dos mesmos.

Com o passar dos anos, as desculpas para os maus resultados a nível de seleções têm sido sempre as mesmas: falta de apoios, jogadores baixos, jogadores sem condições, falta de apoios (sim, a repetição é propositada!). Então, “pode” dizer-se que, ano após ano, a culpa é sempre de fatores exteriores, nunca vem de dentro. Não se olha para o trabalho desenvolvido e pela comunicação que é feita pelas entidades competentes. Se temos bons jogadores, porque os temos (não vamos dizer que não, basta ver alguns exemplos que estão nas melhores ligas internacionais: Miguel Rodrigues, Alexandre Ferreira, …), porque é que isso não se reflete nos resultados coletivos? E se a culpa estiver no pensamento e na mentalidade desportiva? Não atiremos sempre a culpa para os outros!

Fonte: Vanda Pinto
Fonte: Vanda Pinto

É preciso fazer mais, querer mais, mostrar mais, treinar mais. Não basta dizer que se quer. Não basta ser-se bom, é preciso fazer por isso. Ser bom jogador não implica ser bom atleta e de bons jogadores está o mundo cheio. E é preciso querer mais, não só da parte dos jogadores, mas nos vários lados da questão: dos jogadores, dos treinadores, dos dirigentes, dos diretores e de quem dirige a modalidade.

E nas seleções, em que à partida as condições são bem melhores do que nos clubes, porque é onde estão, supostamente, os melhores atletas e treinadores, onde há melhores condições de treino e onde se aposta mais, é que os resultados não estão de acordo com essas condições… É certo que os resultados não têm de estar numa proporcionalidade direta com a qualidade de trabalho, mas… Fica aqui a questão.

Com tudo isto não quero dizer que a culpa é exclusivamente interna (nem eu sou a pessoa mais competente e indicada para o dizer), até porque, na minha humilde opinião, não é. Mas isso fica para outro capítulo…

Foto de capa: Vanda Pinto

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense x Benfica: reencontro marcado entre José Mourinho e Jorge Silas

O encontro entre o Farense e o Benfica coloca frente a frente José Mourinho e Jorge Silas, que coincidiram na União de Leiria.

Robert Lewandowski toma decisão em relação ao futuro e Barcelona pode ter planos estragados

Robert Lewandowski quer manter-se no Barcelona até ao final da temporada, fechando a porta a uma possível saída em janeiro.

Cristiano Ronaldo disponível para a 1ª jornada do Mundial 2026 apesar dos 3 jogos de suspensão

Roberto Martínez vai poder contar com Cristiano Ronaldo na primeira jornada do Mundial 2026. Conhecidos mais detalhes sobre a suspensão.

Tem 1 golo a cada 76 minutos na Ligue 1 e está na lista do Chelsea por mais de 20 milhões de euros

O Chelsea está a tentar fechar a contratação de Robinio Vaz. Avançado tem ganho cada vez mais protagonismo no Marselha.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi um dos responsáveis pelo escândalo do Everton em casa do Manchester United e pode reforçar opções de Ruben Amorim a custo zero

O Manchester United está de olho em James Garner. Médio do Everton termina contrato em 2026 e tem vários interessados.

Real Bétis interessado em internacional português já para janeiro

O Real Bétis está interessado em garantir a contratação de Fábio Silva, avançado português que atua no Borussia Dortmund.

FC Porto e Nice preparam Europa League: eis os horários das conferências de imprensa e do treino dos dragões

O FC Porto defronta o Nice na Europa League. Já são conhecidos os planos das duas equipas na véspera do jogo.