Antevisão: Fase Final II, Divisão Feminina

cab Volei

Nos dias 2, 3 e 4 de Maio terá lugar no pavilhão da Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, a fase final da II Divisão feminina, que irá apurar o campeão nacional e consequentemente o clube que subirá à elite do voleibol nacional.

Neste fim-de-semana que passou tivemos a disputa entre o CV Lisboa (3º classificado da série continental) e o CS Madeira (representante da Região Autónoma Madeira) pelo último lugar disponível nessa fase final, sendo que Boavista FC (1º classificado da série continental), P.E.L (2º classificado da série continental) e Clube K (representante região da autónoma Açores) já tinham lugar assegurado. Foi um Play-Off sem história; o CV Lisboa venceu os dois jogos pela margem máxima (3-0), rodando quase a totalidade do plantel. Era mais forte, tinha mais ritmo competitivo e cumpriu a sua obrigação. Uma palavra para o CS Madeira, que fez o que podia mas que claramente é bem diferente do clube que foi campeão e habitual da I Divisão do voleibol nacional num passado recente. Votos de um rápido regresso à elite do voleibol português.

Dito isto, fica o que penso de cada equipa para esta fase final, adiantando que me parece a mais equilibrada dos últimos 5 anos!

cvlisboa
Fonte: www.cvoleibollisboa.pt/

 

CVL – Centro de Voleibol de Lisboa
A equipa de Lisboa chega a esta fase pelo segundo ano consecutivo mas é uma equipa diferente. A direcção apostou num treinador (João Correia) que já ganhou esta divisão várias vezes com clubes diferentes (Técnico, CVO, Lusófona) e reforçou-se com jogadoras que, apesar de jovens, têm imensa qualidade e já foram campeãs nacionais (Sara Serrano, Rita Mira, Mariana Veiga, Maria Palma e Sara Junqueira). Salientar também a prestação, até agora, de Joana Gonzalez – nota-se a evolução que esta equipa técnica trouxe ao seu jogo e está uma jogadora mais confiante. Mantendo a sua explosividade, o seu talento natural diminuiu os erros e tem hoje mais e melhores opções. Quanto às aspirações da equipa, acho que podem ganhar mas não são os principais favoritos, o que pode ajudar. A última vitória, frente ao Boavista, foi também a prova de que num bom dia podem bater qualquer equipa.

PEL
Fonte: Facebook do PEL

PEL – Pedro Eanes Lobato
A equipa da margem Sul vem em crescendo. Começou o ano a perder para o outro candidato de Lisboa (CVL), mas a partir de determinada altura passou a ganhar e nunca mais cedeu qualquer jogo. O facto de nunca ter ganho um set ao Boavista pode pesar psicologicamente na equipa quando enfrentar as panteras. Esta é talvez a equipa mais experiente das quatro (Ana Sofia André, Mª Céu, Mónica Junqueira e Tatiana Santos conferem não só a qualidade mas também a experiência de quem já passou por bastantes fases finais). Juntando a estas jogadoras temos Patrícia Brazinha e Joana Caldas, que representam a melhor vaga da formação da região nestes últimos anos. Em termos de aspirações, tem de ser considerado candidato, principalmente pelos resultados apresentados e pelo conjunto de jogadoras à disposição. O facto de jogar o primeiro jogo (sexta-feira) contra o Clube K (equipa com menos ritmo competitivo) pode ajudar.

boavista
Fonte: boavista.blogspot.pt

Boavista F.C.
Jogando com o factor casa (público sempre muito ligado a este histórico da modalidade) e sendo 1º classificado da série continental (desde cedo garantiu a presença nesta fase final e pode gerir todas as variáveis), um histórico da modalidade e crónico candidato à subida nos últimos anos, tem de ser considerado o maior candidato ao título. Tem falhado precisamente nesta fase e o clube está muito envolvido em chegar de novo à I Divisão. Com uma equipa muito alta, a dupla Machado e Nuno Costa dá garantias de que o Boavista chegará forte. A pressão de ser o maior candidato pode ser um factor desfavorável.

Fonte: clubek-voleibol.blogspot.com

Clube K
Desde que desceu da I Divisão, tem também sido o crónico representante dos Açores. Normalmente apresenta algumas jogadoras brasileiras, o que confere uma qualidade superior, e nunca pode ser posto de parte da luta pelo título. 20 jogos, 20 vitórias, 60 sets ganhos e apenas um sofrido na série Açores são um excelente cartão de visita, mas significam também que a equipa açoriana “passeou” nessa fase e que chegará com um ritmo naturalmente diferente do das suas adversárias continentais.

Resumindo, será certamente uma fase final equilibrada, competitiva e emocionante! Para terminar, aqui fica o cartaz do fim-de-semana.

Cartaz  Fonte: FPV.pt
Cartaz
Fonte: FPV.pt
Luís Filipe Fernandes
Luís Filipe Fernandes
Natural de Lisboa, 29 anos, o Luís jogou voleibol dos 8 anos aos 20 e começou a dar treino aos 17, passando pelos vários escalões de formação e séniores. É treinador nível III da Federação Portuguesa Voleibol e Campeão Nacional (A2) com a equipa sénior feminina do Clube Voleibol Oeiras 2008/09, Vencedor da Taça Nacional 2014/15 pelo FCA (séniores Femininos) e Campeão Regional Séniores Femininos pelo Carnide Clube 2015/16. Atualmente, é treinador da equipa sénior feminina do Carnide Clube.                                                                                                                                                 O Luís não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

Luís Filipe Vieira e a continuidade de Bruno Lage no Benfica: «Ele sabe que está sujeito a resultados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: «Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira arrasa Pedro Proença: «Chegou a aliciar-me para tentar demover determinado candidato a não se candidatar»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, teceu profundas críticas a Pedro Proença, presidente da FPF.

Quando o futebol deixa de ser nosso: A ascensão dos multi-club ownerships

Num mundo onde tudo pode ser comprado, o futebol corre o risco de deixar de ser de quem o vive para ser apenas de quem quer lucrar com ele