📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AVC de Famalicão vence Leixões e conquista Taça de Portugal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesSem muitos contarem, o Atlético VC revalidou a conquista da Taça de Portugal. Na época passada, o adversário era outro, o Porto Vólei, mas o resultado foi o mesmo. Desta feita, o AVC derrotou o Leixões SC, também por 3-1.

Já tinha eliminado o Porto Vólei nos quartos-de-final, num resultado um tanto ou quanto surpreendente, e agora voltou a apanhar alguns adeptos de surpresa. No campeonato, a equipa de Famalicão, atual campeã nacional, não ganhou nenhum dos cinco jogos frente à formação leixonense, e ficou de fora da luta pelo título da Divisão de Elite. Aí, medirão forças os adversários derrotados pelas famalicenses nas duas últimas edições da Taça (Porto Vólei e Leixões).

O Leixões até começou melhor a partida, ao vencer o primeiro set por 25-21. Mas é de salientar a saída da capitã do Atlético (Luana Gomes), por lesão, quando o parcial marcava 8-7 para a sua equipa. Quando regressou ao set, já a formação perdia por 22-18. Ainda ajudou a reduzir a vantagem com um bloco, mas não foi suficiente e o AVC acabou mesmo por perder por 21-25.

A partir daqui, tornou-se um jogo diferente. Muitos erros de parte a parte, nervosismo à mistura, mais notório nas leixonenses, ausência (ainda que temporária) de Catarina Costa (zona 4 do Leixões) e vitória no segundo set para o AVC (25-20).

AVC Famalicão agigantou-se Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)
AVC Famalicão agigantou-se
Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)

No terceiro set, o Leixões reagiu e entrou melhor, conseguindo uma vantagem que levou até ao segundo tempo técnico (16-13). A partir daí, quase só deu Atlético: com Fabiola Gomes (que esteve de fora da competição durante quase um ano, tendo regressado há poucas semanas) a entrar para o lugar da russa Yana Shevchuk, Sthéfanie Tiele a trazer ao de cima o seu melhor voleibol e erros consecutivos da formação leixonense. Resultado: 25-21 para as atuais campeãs nacionais.

O quarto set foi semelhante ao anterior. O Leixões conseguiu chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem, vantagem essa que se dissipou e passou a meio do set para o lado das famalicenses, que foram crescendo (15-14, 21-17, 23-18) e que acabaram por vencer o encontro (25-22).

Destaque para Ana Rita Novais (oposto esquerdina, melhor pontuadora da equipa de Famalicão), Juliana Rosas (zona 4 leixonense, melhor pontuadora do jogo) e Vanessa Rodrigues que, mais uma vez, abrilhantou o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

O Leixões vira agora atenções para o play-off da divisão de Elite, espera lutar pelo título e que este resultado não tenha efeitos negativos nos próximos encontros.

Foto de capa: Paulo Faria (AVC Famalicão)

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.