AVC de Famalicão vence Leixões e conquista Taça de Portugal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesSem muitos contarem, o Atlético VC revalidou a conquista da Taça de Portugal. Na época passada, o adversário era outro, o Porto Vólei, mas o resultado foi o mesmo. Desta feita, o AVC derrotou o Leixões SC, também por 3-1.

Já tinha eliminado o Porto Vólei nos quartos-de-final, num resultado um tanto ou quanto surpreendente, e agora voltou a apanhar alguns adeptos de surpresa. No campeonato, a equipa de Famalicão, atual campeã nacional, não ganhou nenhum dos cinco jogos frente à formação leixonense, e ficou de fora da luta pelo título da Divisão de Elite. Aí, medirão forças os adversários derrotados pelas famalicenses nas duas últimas edições da Taça (Porto Vólei e Leixões).

O Leixões até começou melhor a partida, ao vencer o primeiro set por 25-21. Mas é de salientar a saída da capitã do Atlético (Luana Gomes), por lesão, quando o parcial marcava 8-7 para a sua equipa. Quando regressou ao set, já a formação perdia por 22-18. Ainda ajudou a reduzir a vantagem com um bloco, mas não foi suficiente e o AVC acabou mesmo por perder por 21-25.

A partir daqui, tornou-se um jogo diferente. Muitos erros de parte a parte, nervosismo à mistura, mais notório nas leixonenses, ausência (ainda que temporária) de Catarina Costa (zona 4 do Leixões) e vitória no segundo set para o AVC (25-20).

AVC Famalicão agigantou-se Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)
AVC Famalicão agigantou-se
Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)

No terceiro set, o Leixões reagiu e entrou melhor, conseguindo uma vantagem que levou até ao segundo tempo técnico (16-13). A partir daí, quase só deu Atlético: com Fabiola Gomes (que esteve de fora da competição durante quase um ano, tendo regressado há poucas semanas) a entrar para o lugar da russa Yana Shevchuk, Sthéfanie Tiele a trazer ao de cima o seu melhor voleibol e erros consecutivos da formação leixonense. Resultado: 25-21 para as atuais campeãs nacionais.

O quarto set foi semelhante ao anterior. O Leixões conseguiu chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem, vantagem essa que se dissipou e passou a meio do set para o lado das famalicenses, que foram crescendo (15-14, 21-17, 23-18) e que acabaram por vencer o encontro (25-22).

Destaque para Ana Rita Novais (oposto esquerdina, melhor pontuadora da equipa de Famalicão), Juliana Rosas (zona 4 leixonense, melhor pontuadora do jogo) e Vanessa Rodrigues que, mais uma vez, abrilhantou o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

O Leixões vira agora atenções para o play-off da divisão de Elite, espera lutar pelo título e que este resultado não tenha efeitos negativos nos próximos encontros.

Foto de capa: Paulo Faria (AVC Famalicão)

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição e as declarações de André Villas-Boas sobre a ida dos jogadores da Seleção Nacional à praia: «É a opinião dele, não me...

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Francisco Conceição reage a rumores sobre Sérgio Conceição na Seleção Nacional: «Temos o máximo respeito pelo míster que está aqui»

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

André Villas-Boas comenta o arranque de Portugal no Mundial: «É altura de irem menos à praia e mais à sala de reuniões»

Em entrevista ao O Jogo, TSF e JN, André Villas-Boas abordou as idas da Seleção Nacional à praia e a gestão de minutos de Cristiano Ronaldo.

Francisco Conceição e o rótulo de espalha-brasas: «Quero ser conhecido como o Francisco Conceição»

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Colega de Issa Doumbia no Venezia ruma à Premier League por 5 milhões de euros

O Brighton assegurou a contratação de Michael Svoboda por 5 milhões de euros. Defesa-central deixa assim o Venezia, onde jogou com Issa Doumbia.

Real Madrid: Fede Valverde fica e assume braçadeira de capitão

O Diario AS avança que, apesar de os rumores sobre uma potencial saída, Fede Valverde será o capitão do Real Madrid de José Mourinho.

EM DIRETO: Francisco Conceição projeta Portugal x Uzbequistão em conferência de imprensa

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.