📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #64 – Miguel Maia

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesMiguel Maia é um daqueles nomes incontornáveis, tanto do Voleibol, como do desporto nacional, em geral. Com técnica e currículo invejáveis, continua a “passear” a sua categoria pelos campos deste país aos, imagine-se, 45 anos.

E, como se não bastasse o seu percurso no voleibol indoor, o que dizer da variante de areia? A sua parceria com João Brenha deu ao país dois incríveis quartos lugares nos Jogos Olímpicos (Atlanta 1996 e Sydney 2000), e mais um 9º lugar em Atenas, em 2004, o que desde então não voltou a acontecer.

Passou grande parte da sua carreira (ainda que em momentos diferentes) no clube de maior referência do voleibol português, o Sporting Clube de Espinho, que ainda representa. No entanto, não foi aí que começou. O outro clube da cidade, a Associação Académica de Espinho, foi quem o viu “nascer” e “crescer”, quem o viu ganhar vários títulos durante toda a formação e quem representou nas três primeiras épocas de escalão sénior (1987-1990). Com isto, viu-o também contribuir para o título de campeão da segunda divisão e, consequentemente, para a subida de divisão nesse ano, e para a importante, e histórica, conquista de Campeonato e Taça de Portugal – os dois principais títulos nacionais.

Miguel Maia e João Brenha obtiveram dois quartos lugares em Jogos Olímpicos Fonte: jomarero.blogspot.pt
Miguel Maia e João Brenha obtiveram dois quartos lugares em Jogos Olímpicos
Fonte: jomarero.blogspot.pt

O seu percurso teve, ainda, passagens pelo Sporting Clube de Portugal (1991 – 1994), Esmoriz Ginásio Clube (2003 – 2004) e Reima Crema – Itália – (2004 – 2005), encontrando-se, desde então, em Espinho.

No que respeita aos troféus conquistados, é de realçar o triunfo da Top Teams Cup, única conquista europeia de um clube português até hoje, ao serviço do Sporting Clube de Espinho; mas cerca de 19 Campeonatos Nacionais, 8 Taças de Portugal e 6 Supertaças, também não podem ser deixados de lado quando falamos do melhor jogador da modalidade em Portugal, desde que me conheço.

 Foto de capa: SC Espinho

Artigo revisto por: Diana Martins

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jordi Alba e Sergio Busquets terminam carreira com título da MLS

Jordi Alba e Sergio Busquets encerraram as suas carreiras profissionais após a conquista do título da MLS pelo Inter Miami.

Roberto Martínez satisfeito com a organização do Mundial 2026: «A FIFA está a fazer todos os possíveis para realizar o melhor torneio possível»

Roberto Martínez elogiou a organização do Mundial 2026. O selecionador Nacional esteve presente na cerimónia da FIFA.

Eis os onzes prováveis do Tondela x FC Porto

O Tondela recebe o FC Porto, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes prováveis do encontro.

Podcast Fora do Ringue #28 – WWE Survivor Series 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo do WWE Survivor Series e olhamos para o futuro da companhia até ao final de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão GP Abu Dhabi: Max Verstappen continua a fazer milagres

Na última qualificação da temporada, Max Verstappen conquista a pole position no Grande Prémio de Abu Dhabi. Na corrida que vai decidir o campeão mundial de 2025 é o neerlandês que está em vantagem

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.