Jogadores que Admiro #64 – Miguel Maia

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesMiguel Maia é um daqueles nomes incontornáveis, tanto do Voleibol, como do desporto nacional, em geral. Com técnica e currículo invejáveis, continua a “passear” a sua categoria pelos campos deste país aos, imagine-se, 45 anos.

E, como se não bastasse o seu percurso no voleibol indoor, o que dizer da variante de areia? A sua parceria com João Brenha deu ao país dois incríveis quartos lugares nos Jogos Olímpicos (Atlanta 1996 e Sydney 2000), e mais um 9º lugar em Atenas, em 2004, o que desde então não voltou a acontecer.

Passou grande parte da sua carreira (ainda que em momentos diferentes) no clube de maior referência do voleibol português, o Sporting Clube de Espinho, que ainda representa. No entanto, não foi aí que começou. O outro clube da cidade, a Associação Académica de Espinho, foi quem o viu “nascer” e “crescer”, quem o viu ganhar vários títulos durante toda a formação e quem representou nas três primeiras épocas de escalão sénior (1987-1990). Com isto, viu-o também contribuir para o título de campeão da segunda divisão e, consequentemente, para a subida de divisão nesse ano, e para a importante, e histórica, conquista de Campeonato e Taça de Portugal – os dois principais títulos nacionais.

Miguel Maia e João Brenha obtiveram dois quartos lugares em Jogos Olímpicos Fonte: jomarero.blogspot.pt
Miguel Maia e João Brenha obtiveram dois quartos lugares em Jogos Olímpicos
Fonte: jomarero.blogspot.pt

O seu percurso teve, ainda, passagens pelo Sporting Clube de Portugal (1991 – 1994), Esmoriz Ginásio Clube (2003 – 2004) e Reima Crema – Itália – (2004 – 2005), encontrando-se, desde então, em Espinho.

No que respeita aos troféus conquistados, é de realçar o triunfo da Top Teams Cup, única conquista europeia de um clube português até hoje, ao serviço do Sporting Clube de Espinho; mas cerca de 19 Campeonatos Nacionais, 8 Taças de Portugal e 6 Supertaças, também não podem ser deixados de lado quando falamos do melhor jogador da modalidade em Portugal, desde que me conheço.

 Foto de capa: SC Espinho

Artigo revisto por: Diana Martins

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.