Publicidade

Portugueses pela Europa

André Eusébio · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab Volei

Primeira Guerra Mundial: os militares americanos trazem à Europa pela primeira vez o voleibol. O que é menos conhecido pela grande maioria dos portugueses é que uma parte importante dessa divulgação do desporto, ainda numa fase primária, foi feita através de Portugal ou dos Açores e das bases militares americanas de apoio à 1ª Guerra Mundial.

Este facto, tão desconhecido numa realidade geral, reflete-se no fator de desconhecimento da modalidade e da repercussão que esta tem nos dias de hoje também.

O destaque da Federação Portuguesa de Voleibol esta semana dá-se com Alexandre Ferreira e a sua estreia pelo Diatec Trentino, o campeão italiano e tetracampeão mundial de clubes (competição anual organizada pela Federação Internacional).
Integrando o seis inicial da Supertaça Italiana 2013, o internacional português pontuou 8 vezes e cativou o público italiano, que se mostrou surpreendido. A imprensa italiana refere o mesmo.

Alexandre Ferreira (fonte: http://www.fpvoleibol.pt/)
Alexandre Ferreira
Fonte: fpvoleibol.pt

Estamos a falar de uma competição mundial e de um jogador formado no país – só isto já é de louvar. Hoje em dia, creio que é mais que visível a importância dada à formação, facto que não me canso de repetir e que marca toda a diferença. As seleções portuguesas mostram-se interessadas na competição internacional, na performance dos seus atletas desde as camadas mais jovens e na sua inclusão nos maiores projetos do voleibol português, tomando, mais tarde, outros projetos fora do país como opção pessoal.

Portugal está cheio de bons exemplos do bom voleibol que se faz, e a internacionalização do nosso trabalho cada vez mais nos dá frutos.

Esta é uma lista da Federação Portuguesa dos portugueses atualmente a militar noutras formações europeias de algum renome:

Alexandre Ferreira – Diatec Trentino (A1, Itália)
Filipe Pinto – Itely Milano (A2, Itália)
Nuno Pinheiro – Tours VB (Pro A, França)
André Lopes – AS Cannes (Pro A, França)
Carlos Teixeira – Tourcoing VB Lille Métropole (Pro B, França)
Valdir Sequeira – SK Posojilnica Aich/Dob (SuperLiga da Áustria)
Tânia Duarte – Wiwa Hamburg (Regional Norte, Alemanha)
Keyla Ramos – Pays D’Aix Venelles (Regional, França)
Sofia Santos – Team South Wales (Inglaterra)
Quélia Monteiro – Polonia IMKA London (Inglaterra)

E ainda mais recentemente:
Marcel Gil – RWE Volleys Bottrop (Bundesliga1, Alemanha)
Idner Martins – Tyumen (Superliga da Rússia)
Rui Santos – Chênois Genève Volleyball I (Liga da Suíça)
Renata Guerreiro – Asul Lyon Volley (França)
Cláudia Rodrigues – Play Volley School (Malta)

Há Cristiano Ronaldo ou Pepe em Madrid, mas também é pertinente considerar relevante o percurso do voleibol no país, o progresso que vai alcançando e as fronteiras que vai ultrapassando.

Para já, vamos ficar de olhos postos na participação da Seleção Nacional de Seniores Masculinos na Poule J da 3.ª Ronda Europeia de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, que está agendada para Janeiro de 2014 e conta com adversários prendados, com historial de títulos europeus e bons rankings nos últimos anos.

André Eusébio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.