Portugueses pela Europa

- Advertisement -

cab Volei

Primeira Guerra Mundial: os militares americanos trazem à Europa pela primeira vez o voleibol. O que é menos conhecido pela grande maioria dos portugueses é que uma parte importante dessa divulgação do desporto, ainda numa fase primária, foi feita através de Portugal ou dos Açores e das bases militares americanas de apoio à 1ª Guerra Mundial.

Este facto, tão desconhecido numa realidade geral, reflete-se no fator de desconhecimento da modalidade e da repercussão que esta tem nos dias de hoje também.

O destaque da Federação Portuguesa de Voleibol esta semana dá-se com Alexandre Ferreira e a sua estreia pelo Diatec Trentino, o campeão italiano e tetracampeão mundial de clubes (competição anual organizada pela Federação Internacional).
Integrando o seis inicial da Supertaça Italiana 2013, o internacional português pontuou 8 vezes e cativou o público italiano, que se mostrou surpreendido. A imprensa italiana refere o mesmo.

Alexandre Ferreira (fonte: http://www.fpvoleibol.pt/)
Alexandre Ferreira
Fonte: fpvoleibol.pt

Estamos a falar de uma competição mundial e de um jogador formado no país – só isto já é de louvar. Hoje em dia, creio que é mais que visível a importância dada à formação, facto que não me canso de repetir e que marca toda a diferença. As seleções portuguesas mostram-se interessadas na competição internacional, na performance dos seus atletas desde as camadas mais jovens e na sua inclusão nos maiores projetos do voleibol português, tomando, mais tarde, outros projetos fora do país como opção pessoal.

Portugal está cheio de bons exemplos do bom voleibol que se faz, e a internacionalização do nosso trabalho cada vez mais nos dá frutos.

Esta é uma lista da Federação Portuguesa dos portugueses atualmente a militar noutras formações europeias de algum renome:

Alexandre Ferreira – Diatec Trentino (A1, Itália)
Filipe Pinto – Itely Milano (A2, Itália)
Nuno Pinheiro – Tours VB (Pro A, França)
André Lopes – AS Cannes (Pro A, França)
Carlos Teixeira – Tourcoing VB Lille Métropole (Pro B, França)
Valdir Sequeira – SK Posojilnica Aich/Dob (SuperLiga da Áustria)
Tânia Duarte – Wiwa Hamburg (Regional Norte, Alemanha)
Keyla Ramos – Pays D’Aix Venelles (Regional, França)
Sofia Santos – Team South Wales (Inglaterra)
Quélia Monteiro – Polonia IMKA London (Inglaterra)

E ainda mais recentemente:
Marcel Gil – RWE Volleys Bottrop (Bundesliga1, Alemanha)
Idner Martins – Tyumen (Superliga da Rússia)
Rui Santos – Chênois Genève Volleyball I (Liga da Suíça)
Renata Guerreiro – Asul Lyon Volley (França)
Cláudia Rodrigues – Play Volley School (Malta)

Há Cristiano Ronaldo ou Pepe em Madrid, mas também é pertinente considerar relevante o percurso do voleibol no país, o progresso que vai alcançando e as fronteiras que vai ultrapassando.

Para já, vamos ficar de olhos postos na participação da Seleção Nacional de Seniores Masculinos na Poule J da 3.ª Ronda Europeia de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, que está agendada para Janeiro de 2014 e conta com adversários prendados, com historial de títulos europeus e bons rankings nos últimos anos.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Alverca impressiona Daniele De Rossi: «Tornar-se-á uma referência do Genoa»

Daniele De Rossi mostrou-se impressionado com Alex Amorim, jogador que chegou ao Genoa no mercado de transferências de inverno.

Nacional da Madeira x FC Porto: há a possibilidade do nevoeiro intrometer-se na partida?

O encontro entre o Nacional da Madeira e o FC Porto não corre o risco de ser adiado devido à presença de nevoeiro na Choupana.

Toluca vence e regressa ao pódio da Liga Mexicana com golo de Paulinho

Paulinho marcou o único golo da vitória do Toluca sobre o Tijuana, num jogo a contar para a sexta jornada da Liga Mexicana.

Hugo Oliveira tenta (começar a) reverter histórico contra o Sporting

Hugo Oliveira vai enfrentar pela terceira vez o Sporting na sua carreira. O técnico do Famalicão soma duas derrotas contra os leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Só existem duas equipas imbatíveis (no campeonato) no top 10 de ligas da Europa: os 2 emblemas estão relacionados com José Mourinho

Apenas existem duas equipas que continuam imbatíveis para o campeonato dentro das 10 principais ligas europeias: Benfica e Fenerbahçe.

Gonçalo Paciência voltou a marcar ao Benfica 7 anos depois

Gonçalo Paciência voltou a marcar um golo ao Benfica, depois de ter feito um tento às águias em 2019, quando representava o Frankfurt.

Benfica vai reavaliar jogador durante este sábado

O Benfica vai reavaliar Tomás Araújo, que apresentou queixas no joelho direito durante a primeira parte do jogo frente ao Santa Clara.