Voleibol para os mais pequenos

cab Volei

O projeto iniciou-se em 1998 pela Federação Portuguesa de Voleibol, e é do Gira-Volei de que falo hoje.

Esta iniciativa tem como base dar a conhecer aos mais pequenos a modalidade, das formas mais divertidas e básicas possíveis, em que se aplicam fundamentos teóricos e práticos aos poucos nas crianças, sempre com um nível pedagógico e lúdico apropriado.

Centenas de centros que são suportados pelas associações locais e que contam com diversos apoios a nível de autarquias e outras entidades foram criados no país.

À parte o mini-voleibol federado, este projeto tem a parte lúdica em maior destaque, e procura, através dos encontros nacionais, juntar muitas crianças num conjunto de atividades que as motiva para ganhar gosto à modalidade.

 

Exemplo de um encontro de "Gira Volei" com diversos jogos em simultâneo. http://www.giravolei.com
Exemplo de um encontro de “Gira Volei” com diversos jogos em simultâneo
Fonte: giravolei.com

É já no próximo mês que se realiza o VII Encontro Nacional de Monitores de Gira-Volei, que terá como tema «Inovação e Evolução: o Gira-Praia» -, sendo este último um projeto mais recente da Federação, com o propósito de inovar na outra vertente do voleibol português: o voleibol de praia.
É de louvar o dinamismo destas atividades e a quantidade de crianças que adquirem o gosto pela modalidade, que trazem amigos que se juntam aos variados encontros na sua localidade e que usufruem das oportunidades dadas todos os anos para se juntarem com crianças do país inteiro em encontros nacionais.
O voleibol tem características muito peculiares no que se refere à técnica e aprendizagem, na medida em que um bom jogador de voleibol, na maior parte dos casos, é aquele que faz o percurso desportivo desde pequeno.

São muito poucas as crianças que, ao fazerem um ano inteiro de atividades no Gira-Volei, não ganham gosto para percorrer todo o percurso de um jogador federado, na maior parte dos casos.

Por outro lado, para aqueles que não prosseguem a carreira dita “Oficial”, a federação portuguesa de voleibol têm outro projeto denominado “Gira +”, o qual “vem dar continuidade ao nível II do Gira-Volei, permitindo que os atletas possam prosseguir a prática do Voleibol e assim aprender ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas no nível II”, segundo a FPV; tenta também orientar os jovens praticantes no sentido de, eventualmente, integrarem futuros clubes.

Para quem quiser saber mais sobre este projeto de qualidade, basta consultar o site http://www.giravolei.com/, onde todas as informações estão disponíveis, especialmente para os pais que quiserem enquadrar os filhos no panorama desportivo, para que estes ganhem novas experiências, amizades e aventuras de que possam usufruir ao máximo.

Grupo de participantes (crianças e técnicos que são formados anualmente) num encontro nacional. http://www.giravolei.com
Grupo de participantes (crianças e técnicos que são formados anualmente) num encontro nacional
Fonte: giravolei.com

Afinal, de pequenino é que se torce o pepino, ou que se dá os primeiros passos para se ser um grande jogador.

Subscreve!

Artigos Populares

Candidato à presidência do Fenerbahçe deixa recado a Mário Branco: «Caímos na armadilha na transferência de Kerem Akturkoglu»

Hakan Bilal Kutlualp é candidato à presidência do Fenerbahçe. O dirigente falou na transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco.

Bruno Lage: «Sou muito grato por voltar a competir a Champions League»

Bruno Lage realizou a antevisão da partida entre o Benfica e o Qarabag, válido pela primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Benfica x Qarabag: eis os onzes iniciais da partida relativa à Champions League

O Benfica e o Qarabag enfrentam-se na noite desta terça-feira, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Técnico italiano apontado como sucessor de Rui Vitória no Panathinaikos

Paolo Vanoli está a ser apontado como futuro treinador do Panathinaikos. O emblema grego era orientado por Rui Vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Joan Laporta tem um sonho: Erling Haaland

Erling Haaland é o sonho de Joan Laporta para ser o próximo número 9 do Barcelona. O jogador norueguês pode substituir Robert Lewandowski.

Gigantes europeus atentos a defesa central do Palmeiras

Luis Benedetti desperta interesse de Arsenal, Napoli e Barcelona. O jovem de 19 anos estreou-se esta época a nível profissional pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

Diego Reyes revela o porquê de ter escolhido o FC Porto em vez do Benfica

Diego Reyes esteve entre o Benfica e FC Porto, mas houve uma proposta que falou mais alto. Jogador mexicano recordou batalha entre os dois grandes.