📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Women’s EuroVolley – Second Set: Com a bagagem cheia de experiência

- Advertisement -

O PRIMEIRO SET GANHO COM SABOR A DESPEDIDA

Portugal enfrentava a Bélgica no quarto jogo do Grupo B e as coisas não começaram muito famosas na partida.

No primeiro set, as jogadoras portuguesas não estava a conseguir ultrapassar o bloco belga, que estava muito coeso e foi uma das armas usadas pela equipa. Ainda assim, o jogo continuava muito equilibrado em termos de resultado. Estávamos um 7-5 a favor da Bélgica. Quem estava muito interventiva no jogo era Bárbara Gomes, que foi muito solicitada pelas companheiras nestes minutos iniciais.

Para além do bloco, as belgas estavam a explorar muito bem os amortis, pois a seleção lusa não estava próxima em campo e acabava por não conseguir ajudar o bloco quando isto acontecia. Depois do equilíbrio, a Bélgica distanciou-se do marcador com um 14-7.

A seleção de Van de Broek descobriu as debilidades portuguesas e iam aproveitaram isso. Porém, as jogadoras lusas surpreenderam em muitas das jogadas. Ainda assim, o primeiro set acabou por ser ganho pela Bélgica por 25-13 e fez assim o 1-0 em sets.

O segundo set trouxe o melhor set de todo o Europeu por parte das nossas jogadoras. Portugal melhorou muito em termos defensivos e conseguiu anular a vantagem belga em diversos aspetos. Quando parecia que a Bélgica iria distanciar-se novamente no marcador a surpresa surgiu em pleno Atlas Arena.

A seleção de Francisco Santos conseguiu passar para a frente do set quando fez o 18-17 e chegou a ter uma vantagem de quatro pontos (22-18). Uma dupla substituição quase fez Portugal perder o set, ficando empatado a 23 pontos. Porém, as lusas acabariam por vencer o set por 26-24 – O primeiro set (!) deste EuroVolley para Portugal. Estava feita a igualdade a um em sets.

A número dez da seleção portuguesa, Marta Hurst, foi uma das jogadoras em destaque na vitória do set português
Fonte: CEV

De destacar a prestação de Marta Hurst e Bárbara Gomes. Ambas as jogadoras estiveram muito bem neste set e contribuíram, e muito, para que fosse ganho. Uma grande réplica das portuguesas contra uma das melhores equipas do mundo, a Bélgica.

Contudo, esta vitória de set teve tudo de bom… e de mau. As jogadoras portuguesas ganharam muita motivação e conseguiram materializar isso em pontos logo no set seguinte. Mas, as belgas a meio do terceiro set não perdoaram e conseguiram distanciar-se. Abriram uma vantagem de quatro pontos e nunca mais Portugal conseguiu reduzir a desvantagem.

Voltavam os erros defensivos a vir ao de cima e as jogadoras belgas aproveitavam. Os blocos tardios portugueses e os amortis da seleção belga foram os grandes motivos desta vantagem e consequente vitória no set. Era o 2-1 a favor da Bélgica.

Portugal para ainda sonhar com a passagem tinha de vencer os próximos dois sets e até começou bem, mas foi só mesmo isso. As jogadoras portuguesas começaram com um parcial de 4-0, mas depois desta grande vantagem foi a descambar. Quando a Bélgica ficou à frente do set (8-7) já não foi possível alcançar nunca mais – nem sequer o empate.

O cansaço físico acumulado já era nítido nas atletas lusas e as belgas iam aproveitando este fator. Francisco Santos viu que o set, e o jogo, perdido e começou a dar tempo a jogadoras menos utilizadas, como é o caso de Maria Lopes, de apenas 17 anos. A Bélgica venceu o quarto set por 25-11 e também o jogo por 3-1.

Este foi, sem dúvida, o jogo em que a seleção portuguesa esteve melhor neste EuroVolley. Há que tirar conclusões muito positivas deste jogo contra a Bélgica porque houve pormenores muito bons. E acredito que a experiência neste Europeu só vai oferecer ao voleibol português coisas positivas. Um jogo emocionante e parabéns, equipa, porque deram o vosso melhor – eu sei que sim.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.