Women’s EuroVolley – Second Set: Com a bagagem cheia de experiência

O JOGO MAIS EQUILIBRADO

Portugal entrou bem contra a seleção ucraniana e com um resultado animador por 4-2. Porém, depressa a Ucrânia igualou o marcador e, de seguida, passou para a frente do mesmo. Alguns erros defensivos estavam a ser fatais para as pretensões portuguesas de ainda vencer um jogo neste EuroVolley.

Ainda assim, tal como em todos os outros quatro jogos, Portugal inicialmente conseguia sempre equilibrar o jogo com o adversário. Destaque para o bom momento ofensivo, sobretudo de Marta Hurst, Julia Kavalenka e Bárbara Gomes.

Os serviços ucranianos estavam a provocar muitos erros na receção das atletas portuguesas e, consequentemente, a perda de pontos fundamentais na luta pelo set. Estes erros eram compensados pela entreajuda da equipa, que lutava por todos os pontos como se fosse o último. Helena Monteiro foi outra figura em destaque neste primeiro set, fosse a defender como a atacar.

Portugal ainda empatou o set a 20 depois de estar a perder por quatro. Mas, o selecionador ucraniano pediu um time out, que foi fundamental. O set foi ganhou pela Ucrânia com uma vantagem de três pontos (25-22).

A seleção lusa começou o segundo set tal como todos neste EuroVolley: da melhor forma. Uma grande entrada das portuguesas que até deu vantagem inicial no set. Porém, à medida que o set ia acontecendo as debilidades portuguesas iam aparecendo que permitia o aumentar da vantagem ucraniana. Um padrão muito frequente neste Europeu por parte de Portugal.

Bárbara Gomes e Helena Monteiro foram alguns destaques da seleção portuguesa no primeiro set
Fonte: CEV

O bloco da Ucrânia voltava a estar muito bem no jogo e não dava hipóteses às jogadoras portuguesas para conseguirem rematar de forma tranquila. Ainda assim, Portugal voltou a equilibrar o jogo onde, por vezes, se verificava parciais de 3-0.

Porém, quando as lusas estavam por cima do jogo o selecionador ucraniano parava o jogo para travar o ímpeto português. A verdade é que resultava e a Ucrânia entrava muito mais forte e voltava a fazer estragos. No final do último set havia nova vantagem para as ucranianas agora por 2-0, que tinham vencido o set por 25-15.

Entrámos para o terceiro, e último, set da partida com a possibilidade da Ucrânia fechar com 3-0. E foi isso que aconteceu. De novo, um grande início por parte de Portugal e mantinha sempre o resultado muito equilibrado. Maior parte do tempo deste terceiro set até esteve igualado – ora ponto ucraniano, ora ponto português.

Foi um set muito equilibrado, contudo, quando a Ucrânia alcançou uma vantagem de três pontos foi impossível para as portuguesas anularem a desvantagem. As ucranianas depressa venceram o terceiro set por 25-20 e estava feito o 3-0 no jogo. Esta foi a primeira vitória da Ucrânia neste EuroVolley, que ficou na quinta posição e não alcançou um lugar na fase a eliminar. Já Portugal sofreu a quinta derrota e acabou por ficar em último no Grupo B.

Porém, sabemos que esta foi apenas a primeira vez que Portugal está nestes grandes palcos e, portanto, não podemos ver de modo negativo esta participação. Jogámos, aprendemos e, com certeza, trazemos as bagagens para o nosso país com muita experiência. Terminou o sonho português neste EuroVolley com muitas indicações positivas durante os jogos que deixam os portugueses orgulhosos desta grande equipa.

É tempo de rever e aprender tudo de novo para mais tarde voltar a mostrar o nosso potencial. Vocês têm muita qualidade e isso ficou demonstrado na Polónia. Continuem a trabalhar, pois, um dia, voltaremos mais fortes do que nunca para volta a fazer história! Parabéns pela primeira participação.

Foto de Capa: CEV

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão oficializa contratação de médio francês por 20 milhões de euros

O Inter Milão contratou Andy Diouf ao Lens por 20 milhões de euros. O médio francês assinou contrato até 2030 com os nerazzurri.

Newcastle paga 45 milhões de euros e garante avançado inglês ex-Aston Villa

O Newcastle oficializou a contratação de Jacob Ramsey até 2030. Os magpies pagaram 45 milhões ao Aston Villa pelo avançado inglês.

Lucas Vázquez já tem novo clube depois do Real Madrid e vai para a Bundesliga

O Bayer Leverkusen garantiu a contratação de Lucas Vázquez. Lateral de 34 anos terá primeira experiência no estrangeiro.

PSG: Vitinha já tem futuro mais do que definido

Vitinha continua no PSG. Médio português não deixará o clube independentemente de qualquer circunstância ou proposta.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho revela lista de convocados para enfrentar Benfica na Luz

O Fenerbahçe e o Benfica medem forças esta quarta-feira no Estádio da Luz. Equipa de José Mourinho revela lista de convocados.

Atenção: Jakub Kiwior chega esta terça-feira para reforçar o FC Porto

Jakub Kiwior vai mesmo ser jogador do FC Porto. Internacional polaco chega esta terça-feira a Portugal para completar mudança.

FC Porto prestes a fechar contratação de Jakub Kiwior

O FC Porto está a fechar a contratação de Jakub Kiwior. Defesa polaco pode mesmo deixar Arsenal e rumar ao Dragão.