Women’s EuroVolley – Second Set: Com a bagagem cheia de experiência

O JOGO MAIS EQUILIBRADO

Portugal entrou bem contra a seleção ucraniana e com um resultado animador por 4-2. Porém, depressa a Ucrânia igualou o marcador e, de seguida, passou para a frente do mesmo. Alguns erros defensivos estavam a ser fatais para as pretensões portuguesas de ainda vencer um jogo neste EuroVolley.

Ainda assim, tal como em todos os outros quatro jogos, Portugal inicialmente conseguia sempre equilibrar o jogo com o adversário. Destaque para o bom momento ofensivo, sobretudo de Marta Hurst, Julia Kavalenka e Bárbara Gomes.

Os serviços ucranianos estavam a provocar muitos erros na receção das atletas portuguesas e, consequentemente, a perda de pontos fundamentais na luta pelo set. Estes erros eram compensados pela entreajuda da equipa, que lutava por todos os pontos como se fosse o último. Helena Monteiro foi outra figura em destaque neste primeiro set, fosse a defender como a atacar.

Portugal ainda empatou o set a 20 depois de estar a perder por quatro. Mas, o selecionador ucraniano pediu um time out, que foi fundamental. O set foi ganhou pela Ucrânia com uma vantagem de três pontos (25-22).

A seleção lusa começou o segundo set tal como todos neste EuroVolley: da melhor forma. Uma grande entrada das portuguesas que até deu vantagem inicial no set. Porém, à medida que o set ia acontecendo as debilidades portuguesas iam aparecendo que permitia o aumentar da vantagem ucraniana. Um padrão muito frequente neste Europeu por parte de Portugal.

Bárbara Gomes e Helena Monteiro foram alguns destaques da seleção portuguesa no primeiro set
Fonte: CEV

O bloco da Ucrânia voltava a estar muito bem no jogo e não dava hipóteses às jogadoras portuguesas para conseguirem rematar de forma tranquila. Ainda assim, Portugal voltou a equilibrar o jogo onde, por vezes, se verificava parciais de 3-0.

Porém, quando as lusas estavam por cima do jogo o selecionador ucraniano parava o jogo para travar o ímpeto português. A verdade é que resultava e a Ucrânia entrava muito mais forte e voltava a fazer estragos. No final do último set havia nova vantagem para as ucranianas agora por 2-0, que tinham vencido o set por 25-15.

Entrámos para o terceiro, e último, set da partida com a possibilidade da Ucrânia fechar com 3-0. E foi isso que aconteceu. De novo, um grande início por parte de Portugal e mantinha sempre o resultado muito equilibrado. Maior parte do tempo deste terceiro set até esteve igualado – ora ponto ucraniano, ora ponto português.

Foi um set muito equilibrado, contudo, quando a Ucrânia alcançou uma vantagem de três pontos foi impossível para as portuguesas anularem a desvantagem. As ucranianas depressa venceram o terceiro set por 25-20 e estava feito o 3-0 no jogo. Esta foi a primeira vitória da Ucrânia neste EuroVolley, que ficou na quinta posição e não alcançou um lugar na fase a eliminar. Já Portugal sofreu a quinta derrota e acabou por ficar em último no Grupo B.

Porém, sabemos que esta foi apenas a primeira vez que Portugal está nestes grandes palcos e, portanto, não podemos ver de modo negativo esta participação. Jogámos, aprendemos e, com certeza, trazemos as bagagens para o nosso país com muita experiência. Terminou o sonho português neste EuroVolley com muitas indicações positivas durante os jogos que deixam os portugueses orgulhosos desta grande equipa.

É tempo de rever e aprender tudo de novo para mais tarde voltar a mostrar o nosso potencial. Vocês têm muita qualidade e isso ficou demonstrado na Polónia. Continuem a trabalhar, pois, um dia, voltaremos mais fortes do que nunca para volta a fazer história! Parabéns pela primeira participação.

Foto de Capa: CEV

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus olha para Morten Hjulmand e pode oferecer metade do valor da cláusula de rescisão

A Juventus está interessada numa possível contratação de Morten Hjulmand. Proposta pode não convencer SAD do Sporting.

Bayern Munique adiciona internacional português de potenciais alvos

Renato Veiga pode deixar Chelsea este verão. Bayern Munique está interessado e atento ao internacional português.

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.