📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 dos melhores rematadores do SL Benfica no século XXI

- Advertisement -

O futebol português nunca teve a tradição física de outros, tornando-se famoso pelo futebol aveludado, mas inconsequente. O remate de longe, solução habitual noutras ligas do Norte europeu, nunca teve a mesma preponderância em Portugal, num futebol cheio de anões tecnicistas onde a procura do golo se fazia por trocas rápidas rumo à baliza adversária.

Houve claras excepções à regra, a mais vincada Eusébio da Silva Ferreira, mas nunca o futebol luso se desenvolveu nesse sentido; antes guiou a evolução técnica do futebol europeu, que abandonou as concepções do kick ‘n rush e se aproximou das ideologias ibéricas, com a bola no solo e circulação sem pressas.

No caso do SL Benfica, houve inúmeros rematadores de renome – Eusébio, Vítor Baptista, Carlos Manuel, até… Calado –, mas que foram escasseando em número e qualidade diferenciada na execução dos remates exteriores, num futebol cada vez mais descodificado e com preferência por outro tipo de acabamento.

O remate exterior era tentado muito mais regularmente no futebol de outrora, assistindo-se hoje quase à segregração do remate de meia distância como último recurso ou pronta solução quando a criatividade se ausenta. Os especialistas de bola parada escasseiam também, o que leva a que se assista cada vez menos a lances antológicos à distâncias, momentos primordiais no espectáculo da bola.

Por exemplo, em 2018-2019, a Primeira Liga portuguesa teve apenas 86 golos de fora da área em… 826, o que representa 10,4%; esta temporada, o número é ainda menor, com apenas 38 em 621, até ao fecho da jornada 28ª, o que representa apenas 6% do total.

Nesta lista, são relembrados cinco dos melhores rematadores deste século do SL Benfica. Desde 2000 e com direito a taxa de golos apontados de fora da área em relação aos golos totais, apresentamos os seus perfis e algumas das suas melhores bombas. De fora ficou Jonas, pela proximidade temporal, mas os seus números em relação ao tema aqui ficam: dos 137 golos apontados de águia ao peito, o brasileiro converteu 15 de longe, ou seja, 11%.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix | Renascido na Arábia Saudita?

Com passagens em campeonatos como o inglês, italiano e espanhol, João Félix nunca conseguiu mostrar o seu futebol

Benfica de olho: médio português que está emprestado ao Estrasburgo com utilização intermitente

Rafael Luís rumou no último mercado por empréstimo para o Estrasburgo, mas está longe de ser um indiscutível no emblema da Ligue 1.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Fizemos alguns retoques ao nível tático, mas, ao nível emocional, os jogadores já entraram com outro mindset»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Vitória SC. O técnico dos encarnados respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede: «O Telmo Arcanjo acabou por descer mais do que devia, por necessidade de proteção do Miguel Maga»

Luís Pinto analisou a derrota do Vitória SC frente ao Benfica. O técnico dos vimaranenses respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há árbitro para ao Juventus x Sporting e é um velho conhecido dos leões

Daniel Siebert foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o encontro entre a Juventus e o Sporting, para a Champions League.

Fim da linha: Vítor Pereira despedido do Wolverhampton

Vítor Pereira vai deixar de ser treinador do Wolverhampton. A informação vai ser confirmada nas próximas horas.

Jorge Jesus furioso com críticas à vitória do Al Nassr e admite: «Se és treinador do Al Nassr, Al Hilal, Barcelona ou Real Madrid,...

Jorge Jesus considerou a vitória do Al Nassr frente ao Al Fayha como justa e a grande penalidade marcada aos 90+14' foi bem assinalada.