5 dos melhores rematadores do SL Benfica no século XXI

- Advertisement -

O futebol português nunca teve a tradição física de outros, tornando-se famoso pelo futebol aveludado, mas inconsequente. O remate de longe, solução habitual noutras ligas do Norte europeu, nunca teve a mesma preponderância em Portugal, num futebol cheio de anões tecnicistas onde a procura do golo se fazia por trocas rápidas rumo à baliza adversária.

Houve claras excepções à regra, a mais vincada Eusébio da Silva Ferreira, mas nunca o futebol luso se desenvolveu nesse sentido; antes guiou a evolução técnica do futebol europeu, que abandonou as concepções do kick ‘n rush e se aproximou das ideologias ibéricas, com a bola no solo e circulação sem pressas.

No caso do SL Benfica, houve inúmeros rematadores de renome – Eusébio, Vítor Baptista, Carlos Manuel, até… Calado –, mas que foram escasseando em número e qualidade diferenciada na execução dos remates exteriores, num futebol cada vez mais descodificado e com preferência por outro tipo de acabamento.

O remate exterior era tentado muito mais regularmente no futebol de outrora, assistindo-se hoje quase à segregração do remate de meia distância como último recurso ou pronta solução quando a criatividade se ausenta. Os especialistas de bola parada escasseiam também, o que leva a que se assista cada vez menos a lances antológicos à distâncias, momentos primordiais no espectáculo da bola.

Por exemplo, em 2018-2019, a Primeira Liga portuguesa teve apenas 86 golos de fora da área em… 826, o que representa 10,4%; esta temporada, o número é ainda menor, com apenas 38 em 621, até ao fecho da jornada 28ª, o que representa apenas 6% do total.

Nesta lista, são relembrados cinco dos melhores rematadores deste século do SL Benfica. Desde 2000 e com direito a taxa de golos apontados de fora da área em relação aos golos totais, apresentamos os seus perfis e algumas das suas melhores bombas. De fora ficou Jonas, pela proximidade temporal, mas os seus números em relação ao tema aqui ficam: dos 137 golos apontados de águia ao peito, o brasileiro converteu 15 de longe, ou seja, 11%.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting repetem 2 adversários na Champions League

O FC Porto e o Sporting já conhecem o caminho na fase de liga da Champions League. Manchester City e LASK Linz adversários dos portugueses.

Eis os adversários do Sporting na fase de liga da Champions League

O Sporting já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Leões com oito encontros definidos.

Eis os adversários do FC Porto na fase de liga da Champions League

O FC Porto já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Dragões com oito encontros definidos.

Eis os adversários do Real Madrid de José Mourinho na fase de liga da Champions League

O Real Madrid já conhece os adversários na fase de liga da Champions League. Clube de José Mourinho com oito encontros definidos.

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA prepara queixa-crime por suspeita de fraude em plano milionário de Gianni Infantino

A UEFA prepara um processo judicial contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino, por suspeitas de má gestão financeira.

EM DIRETO: Acompanha o sorteio da fase de liga da Champions League

Realiza-se esta tarde o sorteio da fase de liga da Champions League. Acompanha em baixo o momento em direto.

Primeira Liga: Conselho de Arbitragem revela nomeações para a 4.ª jornada

O Conselho de Arbitragem divulgou os árbitros da quarta jornada da Primeira Liga. Luís Godinho no dérbi do minho.