5 golos memoráveis do SL Benfica na Luz

- Advertisement -
Benfica

Em semana do tão esperado embate entre SL Benfica e FC Porto, é importante recordar momentos que marcaram a história recente do velho clássico. Momentos estes, traduzidos em golos de tal forma impactantes, que até aos dias de hoje perduram na memória dos adeptos encarnados.

5.

Everton Cebolinha (2021) – Numa temporada atípica, onde os estádios estavam vazios e o rendimento fugia à equipa encarnada, são poucas as boas recordações daquela época e de Everton, que prometia muito à sua chegada, mas que acabou por não conseguir vingar verdadeiramente em Lisboa.

Contudo, na sua curta passagem pelos encarnados, o brasileiro deixou algumas marcas daquele que era o seu melhor futebol, tendo uma delas sido frente aos dragões, num jogo que já pouco contava para as contas das duas equipas.

Neste momento de felicidade, Everton passou por três adversários, combinou com Rafa e rematou de fora de área para dar a vantagem aos encarnados no encontro.

Um golo caracterizado pela sua qualidade e não pela sua importância.

4.

André Gomes (2014) – De Gaitán para Lima, de Lima para Gaitán, de Gaitán para André Gomes e André Gomes para a vitória benfiquista.

Foi assim este magnífico golo marcado pelo, à altura, jovem da formação encarnada que levou a Luz completamente ao rubro nos minutos finais do encontro. André, com toda a classe possível, tirou um defesa azul e branco do seu caminho e ter colocado a bola no fundo da rede.

Um momento de futebol absolutamente incrível, ainda para mais, vindo de um jovem de apenas 20 anos.

André Gomes, marcou ali, naquele preciso momento, um dos melhores golos de toda a sua carreira. Um golo importantíssimo que selou a vitória das águias frente ao Porto e carimbou a passagem à final da Taça de Portugal.

3.

Ezequiel Garay (2014) – Num jogo de emoções fortes, após a morte de Eusébio, o Benfica recebia o Porto em casa perante um Estádio da Luz cheio e com vontade de honrar aquele que tinha partido.

Já com o placar a indicar o 1-0 no marcador, o Benfica favoreceu de um pontapé de canto após não ter sido marcada grande penalidade por mão na bola na grande área. Garay, após a execução do canto, ampliou a vantagem com uma cabeçada fatal que garantiu a vitória dos encarnados e a euforia de todos os que assistiam ao encontro. Uma cabeçada para a história.

2.

Nemanja Matić (2013) – Não só candidato, como também finalista do prémio Puskás, foi o golo marcado pelo sérvio das águias na época de 2012-2013.

Num jogo a contar para a décima quarta jornada Porto e Benfica disputavam a liderança do campeonato em plena Luz e Matić fez uma autêntica obra de arte ao minuto dez da partida.

Enzo Peréz cobrou de forma curta um canto na esquerda ao deixar a bola para Melgarejo que cruzou e já na área, Óscar Cardozo e Jardel combinaram de cabeça até chegar a Matić que, de primeira, enviou um verdadeiro míssil para as redes adversárias.

 Um golaço que, apesar de não ter garantido a vitória do Benfica, fez a Luz explodir de felicidade e foi considerado um dos três melhores golos marcados em 2013, em todo o mundo.

1.

Rodrigo Moreno (2014) – Tal como Garay, e toda a equipa Benfiquista em Janeiro de 2014, Rodrigo entrou em campo com o nome de Eusébio nas costas e não podia ter honrado melhor o Pantera Negra.

Num jogo onde a emoção reinava, a garra com que os encarnados entraram em campo é, até aos dias de hoje, quase inigualável.

Ao minuto 13, após uma recuperação de bola no meio campo adversário, Markovic acelerou, deixou os adversários para trás e deixou a bola para Rodrigo, que, com um pontapé fulminante fuzilou as redes opositoras levando a Luz ao rubro.

No festejo agarrou a camisola como se de uma farda se tratasse, soltou as emoções que cada um dos milhões adeptos dos encarnados sentiam naquele momento e o céu ergueu-se a seus pés.

Um golo caracterizado pelo seu valor elevadamente emocional que se transformou numa memória inesquecível.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Carolina Correia vence Prémio Talento do Mês Bola na Rede de Fevereiro de 2026

O Prémio Talento do Mês Bola na Rede referente ao mês de fevereiro de 2026 já foi entregue. Carolina Correia, defesa-central do Torrense, foi a jogadora distinguida com um galardão que premeia o bom mês da internacional portuguesa.

Carolina Correia em exclusivo ao Bola na Rede: «Queremos voltar a fazer história e ganhar a Taça da Liga»

Carolina Correia venceu o Prémio Talento do Mês Bola na Rede relativo a fevereiro de 2026. Defesa central abordou temporada do Torreense.

Valadares Gaia bate Racing Power com bis de McKenna Martinez e volta aos triunfos na Primeira Liga Feminina

O Valadares Gaia venceu em casa o Racing Power por 2-1 na jornada 14 da Primeira Liga Feminina. McKenna Martinez bisou na partida.

Surpresa: José Mourinho aposta em apenas 1 central de raiz frente ao Vitória SC

José Mourinho colocou apenas um defesa central de raiz no onze inicial do Benfica para a partida contra o Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni alcança registo histórico

Gianluca Prestianni vai cumprir o seu jogo número 100 enquanto profissional. O argentino pertence aos quadros do Benfica.

Benfica x Vitória SC: eis os onzes iniciais

Benfica e Vitória SC enfrentam-se na tarde deste sábado, num encontro a contar para a 27.ª jornada da Primeira Liga.

Rafael Leão falha receção ao Torino, mas exames descartam lesão grave

Rafael Leão está fora do jogo do Milan, sábado frente ao Torino. Apesar de estar fora das opções, a ressonância magnética confirmou que o avançado português não sofreu qualquer rotura muscular.