5 heróis improváveis no dérbi SL Benfica x Sporting CP

- Advertisement -

Há muito em jogo quando se confrontam SL Benfica e Sporting CP, o peso de centenas de confrontos (308) que ajudaram à construção do epíteto de Dérbi Eterno: o confronto de gigantes da capital tem a importância cultural inerente aos dois maiores protagonistas desportivos em Portugal, numa história que se construiu sempre paralela e cheia de peripécias à nascença, que deram azo à criação de lendas várias e momentos inesquecíveis.

O ÚLTIMO DÉRBI DA TEMPORADA PODE AJUDAR A DEFINIR A LUTA PELO TERCEIRO LUGAR DO CAMPEONATO! QUEM VENCE? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Como no futebol o principal ponto de valorização é, e será sempre, o golo, é natural que as principais figuras constituam sempre o leque de avançados em exibição. Peyroteo e Eusébio, os mestres de tiro ao rival (45 e 27, respectivamente) repartem destaque na história como ídolos das multidões e líderes no assalto ao orgulho inimigo. No século XXI, Liedson e Óscar Cardozo (11 e 13) foram os que mais se entusiasmaram nestas ocasiões especiais, gravando o seu nome nos cânticos mais provocatórios das bancadas que se serviram deles como arma de arremesso.

Porém, não é só de nomes icónicos que se constrói a narrativa da rivalidade-mor, existindo espaço para aqueles sem lugar especial no coração dos adeptos para se afirmarem como heróis momentâneos ou, em alguns casos, definindo o momento de glória num dérbi como ponto de partida para um futuro risonho nos seus clubes. Este top servirá para relembrar cinco desses casos curiosos, histórias que mesmo os mais optimistas teriam dificuldades em fantasiar e lances marcantes que assentam invariavelmente no imaginário geral como a prova suprema de que não há jogo como este no Portugal futebolístico.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sevilha contrata guarda-redes ao Real Madrid

Fran González deixou a formação do Real Madrid e reforçou o Sevilha. Guarda-redes tem agora contrato até 2031.

Borussia Dortmund garante contratação de Konstantinos Karetsas por 30 milhões de euros

O Borussia Dortmund anunciou a chegada de Konstantinos Karetsas, proveniente do Genk. O avançado grego assinou um contrato até 2031.

Mauricio Pochettino renova com a Seleção dos Estados Unidos: «Queremos tentar deixar um impacto duradouro no desporto neste país que nos acolheu tão calorosamente»

Mauricio Pochettino e os Estados Unidos continuam juntos. Técnico argentino é o selecionador e tem agora contrato até 2030.

México: Pedro Caixinha já não é treinador do FC Juárez

O FC Juárez oficializou a saída de Pedro Caixinha na madrugada de segunda-feira. Técnico português fica assim sem clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 paga 30 milhões de euros e fecha reforço sonante junto do Chelsea para ajudar na campanha na Champions League

Trevoh Chalobah está fechado como reforço do Como 1907. Defesa inglês vai deixar o Chelsea e rumar ao futebol inglês.

Vai dar grátis: Onde ver o Mallorca x PSG?

O PSG e o Mallorca vão ter um jogo particular nesta quarta-feira, dia 5 de agosto. Duelo vai ser transmitido na LiveModeTV.

João Gabriel volta a criticar Pedro Proença: «Uma das mais extraordinárias teorias da irresponsabilidade institucional»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, voltou a tecer duras críticas a Pedro Proença na sequência dos áudios divulgados.