5 heróis improváveis no dérbi SL Benfica x Sporting CP

- Advertisement -

Há muito em jogo quando se confrontam SL Benfica e Sporting CP, o peso de centenas de confrontos (308) que ajudaram à construção do epíteto de Dérbi Eterno: o confronto de gigantes da capital tem a importância cultural inerente aos dois maiores protagonistas desportivos em Portugal, numa história que se construiu sempre paralela e cheia de peripécias à nascença, que deram azo à criação de lendas várias e momentos inesquecíveis.

O ÚLTIMO DÉRBI DA TEMPORADA PODE AJUDAR A DEFINIR A LUTA PELO TERCEIRO LUGAR DO CAMPEONATO! QUEM VENCE? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Como no futebol o principal ponto de valorização é, e será sempre, o golo, é natural que as principais figuras constituam sempre o leque de avançados em exibição. Peyroteo e Eusébio, os mestres de tiro ao rival (45 e 27, respectivamente) repartem destaque na história como ídolos das multidões e líderes no assalto ao orgulho inimigo. No século XXI, Liedson e Óscar Cardozo (11 e 13) foram os que mais se entusiasmaram nestas ocasiões especiais, gravando o seu nome nos cânticos mais provocatórios das bancadas que se serviram deles como arma de arremesso.

Porém, não é só de nomes icónicos que se constrói a narrativa da rivalidade-mor, existindo espaço para aqueles sem lugar especial no coração dos adeptos para se afirmarem como heróis momentâneos ou, em alguns casos, definindo o momento de glória num dérbi como ponto de partida para um futuro risonho nos seus clubes. Este top servirá para relembrar cinco desses casos curiosos, histórias que mesmo os mais optimistas teriam dificuldades em fantasiar e lances marcantes que assentam invariavelmente no imaginário geral como a prova suprema de que não há jogo como este no Portugal futebolístico.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Dragões querem manter ou alargar ainda mais a distância | FC Porto x Famalicão

Após a última paragem para compromissos das seleções, a Liga está de regresso e o FC Porto volta a entrar em campo neste sábado

O substituto de Luis Suárez na frente de ataque do Sporting para o jogo contra o Santa Clara

Luis Suárez está castigado e ficou fora da ficha de jogo do Sporting x Santa Clara. Rafael Nel é o seu substituto na frente de ataque.

Sporting x Santa Clara: eis os onzes iniciais

O Sporting e o Santa Clara enfrentam-se a partir das 20h30 desta sexta-feira, num encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Brito recorda Pedro Neto: «Era um jogador em que, com 12 anos, já jogava com o pé direito e com o esquerdo»

Pedro Neto foi um dos nomes que marcou a passagem de Diogo Brito pelo Vianense. Em entrevista exclusiva ao Bola na Rede, o defesa-central português recorda o antigo colega e sublinha a sua qualidade desde os escalões de formação.

Diogo Brito recorda tempos em que foi colega de Francisco Trincão: «Era um jogador mais refinado, mais de classe»

Francisco Trincão foi recordado por Diogo Brito no Vianense. Em entrevista exclusiva ao Bola na Rede, o defesa-central português fala do antigo colega e da qualidade que este já mostrava desde cedo.

Lenda do Manchester United sonha com regresso de José Mourinho: «Gostaria que ele voltasse, mas os dirigentes nunca o permitiriam»

Nicky Butt, histórico do Manchester United, revelou que o regresso de José Mourinho a Old Trafford seria ideal para a situação do clube.