5 heróis improváveis no dérbi SL Benfica x Sporting CP

Há muito em jogo quando se confrontam SL Benfica e Sporting CP, o peso de centenas de confrontos (308) que ajudaram à construção do epíteto de Dérbi Eterno: o confronto de gigantes da capital tem a importância cultural inerente aos dois maiores protagonistas desportivos em Portugal, numa história que se construiu sempre paralela e cheia de peripécias à nascença, que deram azo à criação de lendas várias e momentos inesquecíveis.

O ÚLTIMO DÉRBI DA TEMPORADA PODE AJUDAR A DEFINIR A LUTA PELO TERCEIRO LUGAR DO CAMPEONATO! QUEM VENCE? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Como no futebol o principal ponto de valorização é, e será sempre, o golo, é natural que as principais figuras constituam sempre o leque de avançados em exibição. Peyroteo e Eusébio, os mestres de tiro ao rival (45 e 27, respectivamente) repartem destaque na história como ídolos das multidões e líderes no assalto ao orgulho inimigo. No século XXI, Liedson e Óscar Cardozo (11 e 13) foram os que mais se entusiasmaram nestas ocasiões especiais, gravando o seu nome nos cânticos mais provocatórios das bancadas que se serviram deles como arma de arremesso.

Porém, não é só de nomes icónicos que se constrói a narrativa da rivalidade-mor, existindo espaço para aqueles sem lugar especial no coração dos adeptos para se afirmarem como heróis momentâneos ou, em alguns casos, definindo o momento de glória num dérbi como ponto de partida para um futuro risonho nos seus clubes. Este top servirá para relembrar cinco desses casos curiosos, histórias que mesmo os mais optimistas teriam dificuldades em fantasiar e lances marcantes que assentam invariavelmente no imaginário geral como a prova suprema de que não há jogo como este no Portugal futebolístico.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Mirko Topic tem 3 interessados e pode deixar o Famalicão este verão por 5 milhões de euros

Mirko Topic é um dos jogadores muito valorizados pelo Famalicão neste mercado. Médio tem três interessados.

Inter Milão fecha contratação de sucessor de Simone Inzaghi

O Inter Milão chegou a acordo com Christian Chivu para assumir o cargo de treinador principal do conjunto nerazzurri.

Braga ainda não tomou decisão quanto ao futuro de Djibril Soumaré

Djibril Soumaré foi um dos destaques da época do Nacional da Madeira. Médio será integrado nos trabalhos de pré-época do Braga.

Stephen Eustáquio convocado pelo Canadá para a Gold Cup… dependendo do Mundial de Clubes 2025

Stephen Eustáquio foi integrado na lista de convocados do Canadá para a Gold Cup. A competição realiza-se em simultâneo com o Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting paga mais 2 milhões de euros em objetivos por Zeno Debast

O Sporting pagou mais dois milhões de euros ao Anderlecht por Zeno Debast. Em causa objetivos individuais e coletivos.

Troféu Cinco Violinos vai ser disputado no Estádio do Jamor

O Troféu Cinco Violinos vai ser jogado no Estádio do Jamor. A confirmação foi dada pelo vice-presidente do Sporting, André Bernardo.

Orkun Kokçu fala da experiência de jogar com Aursnes e Pavlidis e antevê Mundial de Clubes: «Estou muito ansioso»

Orkun Kokçu fez a antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional turco falou das expectativas do Benfica.