5 “one season wonders” do SL Benfica

5. Nélson

- Advertisement -

Estamos em 2004. Miguel, o titular do Benfica, ganha a titularidade a Paulo Ferreira, o lateral titular do campeão europeu, a meio do Europeu realizado em Portugal.

A Seleção chega à final do torneio, perde com os gregos mas por todo o Continente sabia-se que em Portugal jogavam os dois melhores laterais direitos daquele ano. Como Miguel aguentou mais essa época na Primeira Liga poucos devem saber, mas em 2005 consumava-se a saída para Espanha, para um Valencia acabadinho de ser campeão espanhol e da Taça UEFA (2003-04).

O Benfica não precisou de procurar muito por um sucessor: no Bessa, aparecia de forma fulgurante pela direita um miúdo que ano e meio antes jogava pelo Vilanovense nos Distritais.

Nélson, que fora pescado por Norton de Matos para o seu Salgueiros antes de seguir para os axadrezados de Jaime Pacheco, não tinha um futebol tão simples como o seu nome, sem apelido ou alcunha da moda: era a alegria própria do jogador africano com a destreza física dum atleta de ponta. Na Luz, não se deu pela troca, nos primeiros seis meses levou tudo á frente – brilhou inclusive na Champions, onde o Benfica chegou aos Quartos. Mas foi sol de pouca dura.

O rendimento bombástico não teve continuidade e cedo se percebeu que talvez Nélson não ostentasse a disciplina de outros, nem a regularidade dum titular indiscutível: Fernando Santos perdia a cabeça com a sua liberdade criativa – como já perdera Koeman, que o deixou no banco na eliminatória contra o Barça – , apesar de continuar a confiar nele. Quando chega Camacho, em 2007-08, já Nelson era uma sombra do jogador que tinha sido, entre 2005 e 2006.

Ainda brilhou em Sevilha, ao serviço do Bétis, chegou à Selecção – entre 2009 e 2012 fez quatro jogos de Quinas ao peito – experimentou o Calcio ao serviço do Palermo, além de outras experiências na La Liga tipo Pamplona (Osasuna). Uma carreira de respeito mas muito aquém do que prometeu, quando foi o melhor projecto de lateral português e o confirmou naquela curta sequência de meses ao serviço do Benfica.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Eis a razão pela qual Georgiy Sudakov ficou fora da ficha de jogo da partida frente ao AVS SAD

Georgiy Sudakov ficou fora da ficha de jogo da partida entre o Benfica e o AVS SAD. O jogador encontra-se lesionado.

Fernando Santos: «Se Cristiano Ronaldo estiver em boa forma física, será a escolha óbvia para o Mundial 2026»

Fernando Santos em entrevista ao site winwin.com comentou sobre o seu futuro, sobre a sua relação com Cristiano Ronaldo e as decisões do Mundial 2026.

Filipe Luís volta atrás e endurece discurso sobre o caso de Vinícius Junior: «Racismo é uma conduta inaceitável»

Filipe Luís corrige discurso sobre Vinícius Junior e reafirma luta contra o racismo. O técnico do Flamengo veio a público esta sexta-feira para justificar as suas declarações sobre o caso.

Rui Jorge apontado à liderança de mais uma seleção

Rui Jorge está a ser apontado à seleção da Costa Rica. O técnico foi recentemente associado ao lugar de selecionador de Angola.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca com 3 ausências confirmadas para o jogo frente ao FC Porto

Vasco Seabra não vai poder contar com Tiago Esgaio, Espen van Ee e Lee Hyunju para o jogo frente ao FC Porto devido a suspensão.

Do meio da rua: eis o grande golo de Juan Mata pelo Melbourne Victory

Juan Mata viu o guarda-redes adiantado e anotou um grande golo pelo Melbourne Victory. O médio espanhol tirou o nulo do marcador frente ao Melbourne City.

PSG pergunta sobre o futuro de estrela do Manchester City

O PSG fez sondagens sobre o futuro de Erling Haaland e entra na corrida contra Real Madrid e Barcelona. O avançado norueguês tem contrato com os Cityzens até 2034.