Dérbi Eterno: 5 Vitórias do SL Benfica na Luz

- Advertisement -
Benfica

O novo ano começou ainda há uns dias e não há nada melhor que um dérbi entre SL Benfica e Sporting CP para aquecer e avivar este impiedoso Janeiro, os adeptos e as contas do campeonato.

Como forma de celebração deste grande evento desportivo que se avizinha, o dérbi eterno, vamos recordar cinco vitórias das águias sobre os leões na sua nova catedral, o Estádio da Luz.

5.

SL Benfica 2-1 Sporting CP – 2016/2017 – Jogava-se a 13.ª jornada do Campeonato Nacional a 11 de Dezembro de 2016, e frente a frente encontravam-se os dois primeiros classificados da Liga separados por apenas dois pontos.

Num estádio fervorosamente ao rubro, o verdadeiro inferno da Luz fez-se sentir por parte dos adeptos que se revelaram autenticamente como o 12º jogador. Águias comandadas por Rui Vitória e Leões orientados por Jorge Jesus, proporcionaram um jogo fantástico, muito bem disputado e prazeroso de assistir. Salvio, Raúl Jiménez e Bas Dost fizeram os golos da noite que ficou marcada sobretudo pelo fabuloso ambiente sentido na Luz.

Oxalá que a mesma atmosfera se possa repetir neste próximo embate.

4.

SL Benfica 2-0 Sporting CP – 2013/2014 – A 11 de Fevereiro de 2014 os encarnados recebiam os rivais num jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Portuguesa.

Um jogo que teve apenas um sentido, onde o Benfica foi capaz de aplicar o bom futebol que praticava, na altura comandado por Jorge Jesus, e cimentar a liderança do campeonato, estendendo uma sequência de 18 jogos consecutivos a marcar.

Numa equipa repleta de estrelas, com nomes como Oblak, Markovic, Lima e Garay, foram Gaitán e Enzo Pérez a marcar os golos da partida, sendo o segundo uma verdadeira obra de arte, pintada com o pé esquerdo do argentino, de fora de área. Uma noite tranquila na Luz que certamente traz boas recordações aos benfiquistas.

3.

SL Benfica 1-0 Sporting CP – 2004/2005 – Recuando ao ano de 2005, num Estádio da Luz ainda a brilhar, as águias recebiam os leões naquele que podia ser o jogo decisivo para o desfecho do campeonato.

SL Benfica, FC Porto e Sporting CP lutavam pelo título à penúltima jornada da liga nacional, portanto uma vitória no dérbi nomeava o provável campeão. Posto isto, com uma das cabeçadas mais importantes de toda a sua carreira, ao minuto 83, o futuro capitão do Benfica, Luisão, subtilmente, colocou a bola no fundo das redes após uma saída em falso de Ricardo, que condenou o seu clube
à derrota naquele jogo.

O Benfica acabou por vencer o encontro pela margem mínima e uma semana mais tarde sagrou-se mesmo campeão nacional depois de uma inédita seca de 11 anos. Um desenlace fantasticamente dramático que perdura nostalgicamente na memória dos adeptos como um eletrizante final de época.

2.

SL Benfica 2-0 Sporting CP – 2012/2013 – 21 de Março de 2013, e um aflito Sporting que se encontrava na décima posição, visita o líder Benfica na esperança de conseguir surpreender.

Num jogo verdadeiramente bem disputado, aquilo que ficou registado para a história foi a vitória dos encarnados e não só. Muitos benfiquistas, adeptos e apreciadores de futebol, recordam-se deste jogo não só pela vitória como também pela obra-prima construída pela equipa do Benfica, e finalizada por Lima, a que se lhe pode chamar de golo também.

Com uma jogada digna de honrar os mais galantes fundamentos do desporto rei, Gaitán, Salvio e Lima combinaram aquela que veio a ser uma das jogadas mais bonitas alguma vez realizadas em Portugal. Uma triangulação perfeita, artística e primorosa finalizada de forma sublime pelo avançado brasileiro do Benfica. Um lance para ver, rever e assistir de novo.

O golo que fechou as contas em 2-0 selando a vitória das águias e a memória dos afortunados adeptos presentes no estádio.

1.

SL Benfica 4-3 Sporting CP – 2013/2014 – Numa noite fria a 9 de Novembro de 2013, os encarnados receberam os rivais num encontro a contar para os dezasseis avos-de-final da prova rainha.

 Águias comandadas por Jorge Jesus e leões por Leonardo Jardim, defrontaram-se na expectativa de assegurar uma passagem à próxima fase da competição e fizeram-no em grande estilo. Sete golos partidos entre as duas equipas tornaram o eterno embate num verdadeiro jogo de loucos, que apenas foi decidido no prolongamento.

Cardozo, como a principal figura do jogo, ao marcar um hat-trick, ajudou os encarnados ao traçar o caminho para a vitória e ao tornar aquela noite numa noite verdadeiramente especial.

Um jogo eletrizante, emocionante e representativo daquilo que é um puro hino ao futebol.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.