5 vitórias dos encarnados sobre o FC Porto

Benfica

Desde que o Futebol Clube do Porto se tornou numa força dominante do futebol português, a sua rivalidade com o Sport Lisboa e Benfica viria a assumir contornos extra-futebol. Desde então, os jogos entre o Benfica e o FC Porto tornaram-se cada vez mais ricos em polémicas e conflitos que marcaram a história do futebol português pelas piores razões. Com isso, as cada vez mais raras vitórias do Benfica em casa do seu rival portuense tornaram-se feitos heroicos devido a várias circunstâncias em redor dos mesmos.

No último dia 21 de Outubro, o Benfica conquistou apenas a sua sexta vitória em casa do FC Porto para o campeonato nos últimos 45 anos. Como tal, irei aqui recordar cada uma das outras vitórias registadas neste período.

 

1.

Fonte: SL Benfica

FC Porto 0-1 SL Benfica 1976/77 – Américo de Sá era presidente do FC Porto desde 1972, não tendo até ao momento conquistado qualquer troféu no futebol. Nesta temporada, o FC Porto iniciava uma nova era no futebol, com um tal de Jorge Nuno Pinto da Costa como Director Desportivo e com José Maria Pedroto de regresso ao comando técnico da equipa, depois de ter sido banido do clube em 1969. Na equipa, destacavam-se jogadores como António Oliveira e Otávio Machado, bem como a lenda do futebol peruano Teófilo Cubillas.

Já o Benfica, sob o comando técnico do inglês John Mortimore, realizara um dos piores arranques de época da sua história, com apenas uma vitória nas cinco primeiras jornadas e uma eliminação na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus pela mão do Dynamo Dresden da antiga Alemanha Oriental.

No entanto, após este mau arranque, a equipa começaria a carburar e nunca mais parou, tendo 22 vitórias e três empates nos jogos restantes do campeonato. No dia 16 de Janeiro de 1977, o Benfica venceria nas Antas por 1-0. O golo solitário da partida seria apontado por um jovem na altura com 17 anos chamado Fernando Chalana. O Benfica viria a sagrar-se tricampeão nacional, enquanto o FC Porto terminaria a época com a conquista da Taça de Portugal.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Betis pisca o olho a Tiago Djaló e a jovem talento do Chelsea

O Chelsea deve emprestar Aaron Anselmino neste mercado de verão. Real Betis mostrou interesse no jovem talento.

Fábio Martins termina ligação com o Al Khaleej e é jogador livre

O Al Khaleej anunciou a saída de Fábio Martins. O avançado português de 31 anos está agora livre para assinar por outro clube.

Rui Borges está pronto para o regresso ao trabalho no Sporting

O Sporting regressa ao trabalho na terça-feira e Rui Borges vai apresentar-se na Academia Cristiano Ronaldo, tal como os jogadores.

Nápoles oferece 15 milhões de euros por lateral da La Liga e aguarda resposta

O Nápoles está muito interessado em contratar Juanlu Sánchez ao Sevilha. Italianos ofereceram 15 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona deseja que Sporting venda Francisco Trincão

O Barcelona gostaria que Francisco Trincão fosse vendido pelo Sporting, algo que não deverá acontecer no mercado de verão.

Vitória SC reforça lateral com a contratação de Lebedenko

O Vitória SC anunciou esta segunda-feira a contratação de Lebedenko. Lateral-esquerdo chega a Guimarães a custo zero.

Oportunidades de mercado? Eis os jogadores da Primeira Liga que ficam livres a partir desta quinta-feira

Há vários jogadores da Primeira Liga que vão ficar livres em breve e devem trocar de emblema durante o verão.