5 vitórias dos encarnados sobre o FC Porto

- Advertisement -

Benfica

Desde que o Futebol Clube do Porto se tornou numa força dominante do futebol português, a sua rivalidade com o Sport Lisboa e Benfica viria a assumir contornos extra-futebol. Desde então, os jogos entre o Benfica e o FC Porto tornaram-se cada vez mais ricos em polémicas e conflitos que marcaram a história do futebol português pelas piores razões. Com isso, as cada vez mais raras vitórias do Benfica em casa do seu rival portuense tornaram-se feitos heroicos devido a várias circunstâncias em redor dos mesmos.

No último dia 21 de Outubro, o Benfica conquistou apenas a sua sexta vitória em casa do FC Porto para o campeonato nos últimos 45 anos. Como tal, irei aqui recordar cada uma das outras vitórias registadas neste período.

 

1.

Fonte: SL Benfica

FC Porto 0-1 SL Benfica 1976/77 – Américo de Sá era presidente do FC Porto desde 1972, não tendo até ao momento conquistado qualquer troféu no futebol. Nesta temporada, o FC Porto iniciava uma nova era no futebol, com um tal de Jorge Nuno Pinto da Costa como Director Desportivo e com José Maria Pedroto de regresso ao comando técnico da equipa, depois de ter sido banido do clube em 1969. Na equipa, destacavam-se jogadores como António Oliveira e Otávio Machado, bem como a lenda do futebol peruano Teófilo Cubillas.

Já o Benfica, sob o comando técnico do inglês John Mortimore, realizara um dos piores arranques de época da sua história, com apenas uma vitória nas cinco primeiras jornadas e uma eliminação na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus pela mão do Dynamo Dresden da antiga Alemanha Oriental.

No entanto, após este mau arranque, a equipa começaria a carburar e nunca mais parou, tendo 22 vitórias e três empates nos jogos restantes do campeonato. No dia 16 de Janeiro de 1977, o Benfica venceria nas Antas por 1-0. O golo solitário da partida seria apontado por um jovem na altura com 17 anos chamado Fernando Chalana. O Benfica viria a sagrar-se tricampeão nacional, enquanto o FC Porto terminaria a época com a conquista da Taça de Portugal.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.