5 vitórias dos encarnados sobre o FC Porto

    2.

    César Brito Bisa FC Porto
    Fonte: SL Benfica

    FC Porto 0-2 SL Benfica 1990/1991 – A rivalidade entre encarnados e azuis e brancos atingira o seu auge. Ambos os clubes disputavam o domínio do campeonato taco-a-taco numa rivalidade que se estendia muito além das quatro linhas. Nesta temporada, os rivais disputaram o campeonato desde o início, defrontando-se na 34.ª jornada nas Antas no dia 28 de Abril de 1991.

    Com o Benfica na frente da classificação por um ponto, este jogo era o tudo ou nada para a equipa azul e branca, que então faria de tudo para ganhar o jogo, dentro e fora de campo. Ao chegar ao estádio, a equipa do Benfica não conseguiu entrar no balneário devido a um cheiro estranho que se fazia sentir, vindo-se forçada a equipar-se no túnel de acesso ao relvado. No relvado, o campo encontrava-se estranhamente ensopado e com as linhas redesenhadas de modo a reduzir as suas dimensões.

    Já dentro de campo, o jogo foi muito amarrado tacticamente, com ambas as equipas a arriscar pouco e a procurar errar o mínimo possível. Até que aos 80 minutos, procurando explorar as linhas subidas da equipa azul e branca, substituiu Pacheco por César Brito. A substituição revelou-se como um golpe de génio, visto que o avançado português marcaria dois golos que dariam a vitória num jogo repleto de turbulências.

    Os três pontos de vantagem viriam a tornar-se vitais para o Benfica conquistar o seu 29.º campeonato, enquanto o FC Porto conquistaria a Taça de Portugal.

     

    3.

    FC Porto 0-2 SL Benfica 2005/2006 – Um clássico com um toque neerlandês. O Benfica, tinha acabado de quebrar o jejum de onze anos sem ganhar o campeonato; enquanto o FC Porto, orientado por Co Adriaanse, procurava retornar ao sucesso, depois de ter vivido a época mais turbulenta da sua história recente.

    O Benfica apostaria em Ronald Koeman para suceder a Giovanni Trapattoni no comando técnico da equipa, e este realizou o pior arranque de campeonato da história do clube com um empate e duas derrotas nas três primeiras jornadas. No entanto, o Benfica viria a recuperar terreno na luta pelo título ao conquistar três vitórias consecutivas, tendo marcada uma visita ao Estádio do Dragão na sétima jornada.

    A primeira parte ficaria marcada pela lesão do internacional italiano Fabrizio Miccoli, que o levaria a ser substituído pelo brasileiro Giovanni. Seria na segunda parte que o resultado se viria a desenrolar com Nuno Gomes a marcar os dois golos que viriam a ditar a primeira vitória do Benfica em solo azul e branco em 14 anos.

    Apesar da vitória no Clássico, a equipa do Benfica não iria alguém do terceiro lugar no campeonato a doze pontos do título, enquanto o FC Porto terminou a época com a conquista da Dobradinha.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inter Milão procura garantir a contratação do novo Osimhen

    O Inter Milão pretende contratar um avançado neste mercado...

    Arsenal pondera avançar com 17,5 milhões de euros por avançado

    O Arsenal tem Serhou Guirassy na lista de opções...

    Erik ten Hag elogia Bruno Fernandes: «É um verdadeiro lutador»

    Erik ten Hag deixou rasgados elogios a Bruno Fernandes....

    Roy Keane volta a atacar Erling Haaland: «A comportar-se como um pirralho mimado»

    Roy Keane, antigo capitão do Manchester United, dirigiu-se novamente...
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.