A alternativa defensiva | Promover ou Adaptar?

- Advertisement -

O SL Benfica tem vivido momentos atribulados nesta fase da temporada. No espaço de um mês perdeu toda a vantagem que tinha na tabela classificativa do campeonato, tendo sido ultrapassado pelo seu rival FC Porto, para além de ter sido afastado das competições europeias, ao ser eliminado pelo FK Shakhtar, do português Luís Castro. Um mês negro nas aspirações encarnadas e a maré de azar chegou mesmo ao quadro clínico do clube da Luz, não havendo agora uma clara alternativa defensiva.

Os encarnados emprestaram Gérman Conti ao Atlas e oficializaram a venda de Lisandro López ao Boca Juniors. Até aqui, nada de mal, não fosse o facto de não terem contratado nenhum ativo para o centro da defesa, deixando Jardel como única opção para Bruno Lage.

Se planear o que resta da temporada com apenas uma alternativa para uma posição tão importante já era arriscado e difícil, o que dizer agora que Jardel se lesionou gravemente e Ferro e Rúben Dias são os dois únicos centrais de raiz no plantel do glorioso?

A falta de opções na posição central da defesa poderá a vir a ser um sério problema em caso de lesões ou castigos disciplinares.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Assim, resta a Bruno Lage remediar esta situação com as opções que tem disponíveis. Claro que poderá recorrer à formação secundária para colmatar uma possível lacuna no eixo defensivo, mas a sua opção deverá recair nas soluções existentes no plantel.

No Benfica B existem opções como Kalaica, Pedro Álvaro ou Morato, sendo que o primeiro é o que dá mais garantias. Kalaica tem estado em bom plano na segunda liga portuguesa, mas por alguma razão ainda não teve uma oportunidade de se mostrar a Bruno Lage. É um nome a ter em conta e poderá mesmo começar a treinar com a equipa principal.

Embora não tenha mais nenhum central disponível na formação principal, tanto Samaris como Weigl são alternativas viáveis para desempenhar a posição de defesa central. Ainda assim, penso que, em caso de necessidade, será Samaris a primeira escolha, uma vez que Julian Weigl é importante no meio campo encarnado, para além de que Samaris já desempenhou esta função no SL Benfica.

Weigl poderia recuar no terreno e ocupar o eixo defensivo, no entanto, jogar a central foi uma das razões pelas quais deixou o Dortmund, pelo que voltar a desempenhar esse papel não deverá agradar ao jogador. No clube alemão, o médio germânico chegou a realizar alguns jogos como defesa, mas era visível que aquele não era o seu papel dentro de campo.

Andreas Samaris já demonstrou, por várias vezes, a sua versatilidade e, numa temporada em que não tem sido opção recorrente nos planos de Lage, esta poderá ser uma oportunidade para ter mais minutos.

A lesão de Jardel veio comprovar que devia ter sido contratado um central no defeso de inverno, no entanto há soluções na estrutura encarnada para resolver um possível problema com Rúben Dias ou Ferro, quer seja físico ou disciplinar.

A verdade é que Jardel também não estava a ter muitos minutos nesta temporada, contudo, é necessário ter sempre uma alternativa para eventuais contratempos.

Promover ou adaptar? Eis a questão.

Artigo revisto por Diogo Teixeira 

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga determina 3 saídas e 1 dos jogadores pode render vários milhões de euros

O Braga determinou que alguns jogadores vão sair da equipa. Francisco Chissumba é um dos nomes que deve abandonar o Minho.

Manchester City ganha corrida ao Arsenal e fecha extremo: eis os valores

O Manchester City fechou a contratação de Jeremy Monga junto do Leicester City. Pacote superior aos 11,6 milhões de euros.

FC Porto: extremo é para sair e conta com abordagens

O FC Porto não tem nos seus planos Gabriel Veron. O extremo tem abordagens e termina contrato no verão de 2027.

Leonardo Jardim garante: «Vamos utilizar os principais jogadores contra Benfica e River Plate, com algumas trocas de jovens depois»

Leonardo Jardim falou sobre os próximos jogos de preparação do Flamengo. River Plate (3 de julho), Lausanne (8) e Benfica (11).

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Rui Borges informa médio que não entra nos planos de 2026/27

O Sporting já arrancou os trabalhos de pré-temporada. Koba Koindredi está treinar com a equipa, mas não entra nos planos.

Fechado: Ter Stegen vai ser emprestado pelo Barcelona a clube histórico

Marc-André Ter Stegen vai ser emprestado pelo Barcelona ao Ajax. Cedência de uma época até ao final de junho de 2027.

Benfica com ‘reforço’ para as partidas contra o St. Gallen

O Benfica vai poder contar com Amar Dedic nos dois jogos da segunda eliminatória de acesso à Europa League.