Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

A banda do pátio de Lage

Bruno Costa · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Com a saída de Hélder Cristóvão do comando da Equipa B e a entrada em competição da Equipa Sub-23, assistimos esta temporada a uma reformulação da estrutura da Formação do Sport Lisboa e Benfica. Para o comando dos Sub-23 foi João Tralhão, deixando o lugar de treinador dos Juniores vago para a “subida” de Renato Paiva, tendo depois Luís Nascimento assumido o cargo de treinador dos Juvenis. Relativamente à Equipa B, o SL Benfica contratou Bruno Lage, ex-adjunto de Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday Football Club e no Swansea City Association Football Club.

Se para muitos esta escolha seria surpreendente, para outros nem tanto. Bruno Lage já havia feito parte da Formação do SL Benfica entre 2004 e 2012, tendo assumido diferentes escalões ao longo deste espaço temporal, como os Iniciados, Juvenis e Juniores, e mostrado sempre excelente resultados e métodos de trabalho de qualidade. O seu potencial não passou despercebido, tendo estado duas temporadas nos Emirados Árabes Unidos antes de integrar as equipas técnicas de Carlos Carvalhal na sua aventura por Inglaterra.

O que é facto, é que Bruno Lage tem vindo a subir degraus importantes na sua carreira, muito por força da competência que vem mostrando em cada função que ocupa. Chegado ao SL Benfica, transformou por completo o futebol apresentado pela equipa secundária dos “encarnados” e os resultados até agora têm sido por demais evidentes: cinco jogos disputados na II Liga, quatro vitórias, um empate (concedido nos descontos), sete golos marcados e três sofridos, que se traduzem num primeiro lugar da classificação. No entanto, estes resultados não são obra do acaso. E é precisamente aqui que está a grande diferença para as temporadas transactas: existe um modelo de jogo sustentado e de qualidade, com primazia pela posse de bola, num acreditar que será com a bola nos pés que o jogador poderá aprimorar as suas qualidades e evoluir. Paralelamente, tendo a equipa a bola em sua posse, poderá gerir o jogo mais facilmente e estar sempre mais perto de marcar do que sofrer. É o chamado “formar a ganhar”, lema que a Comunicação do SL Benfica tanto faz questão de passar – e bem, diga-se!

A vertente do treino é o catalisador para o excelente futebol apresentado pela Equipa B do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Logicamente que o que entendemos por “jogar bonito” não significa que se vencerá mais facilmente um jogo, mas que aumenta em larga escala as probabilidade de isso acontecer, certamente que sim. E, tal como disse, ajudará no crescimento do jogador, uma vez que quando uma equipa tem bola os seus jogadores poderão trabalhar novos conceitos, como a ocupação dos espaços, o melhoramento da sua capacidade de decisão, a atracção do adversário para uma determinada zona do terreno de forma a soltar os seus companheiros de equipa no lado oposto ou mesmo as próprias movimentações (com e sem bola, em momento de organização ofensiva). Resumindo, trabalharão aspectos que os transformarão em jogadores mais completos.

Mas será este modelo de jogo somente um resultado da qualidade individual dos jogadores que compõem o plantel secundário do SL Benfica? A resposta é óbvia – não. Por muito bons que os jogadores sejam, por muita qualidade e potencial que eles tenham, existem dinâmicas que simplesmente não partem da sua inspiração individual. Tem de haver treino. E este é um ponto muito forte de Bruno Lage, que se reflecte no excelente futebol apresentado pela sua equipa. Vemos alguns aspectos em determinados momentos do jogo em que se percebe nitidamente que existe ali trabalho e conhecimento.

Para além do registo maioritariamente vitorioso e da prática de um futebol de qualidade, o bom momento da Equipa B tem feito com que alguns jogadores comecem já a sobressair e a pedir uma oportunidade a Rui Vitória. Desse lote, destaco três nomes: o defesa-central Francisco Ferreira (“Ferro”), o médio-defensivo Florentino Luís e o médio-ala João Filipe (“Jota”). O salto qualitativo que deram de uma temporada para a outra deve-se ao excelente trabalho de Bruno Lage. E muitos outros talentos estão já em fila de espera, numa temporada que promete bastante ao nível da Formação.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.