📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A caminho do Penta?

- Advertisement -

Depois de andar 28 jornadas na sombra do FC Porto, o Benfica alcançou a liderança. Os encarnados nunca estiveram tão próximos de almejarem o tão cobiçado penta.

Um início atribulado, com resultados longe de serem cintilantes na Liga, Taças e Champions, fazia antever uma temporada despida de troféus para o Benfica. Rui Vitória manteve a calma e, tal como nas duas épocas anteriores, apontou sempre para o facto de o campeonato ser uma maratona, lembrando os muitos pontos por disputar. Após uma alteração estrutural no sistema tático, e de constituir um onze sólido, elementos que demoraram quase meia época a cimentar, o Benfica tornou-se, enfim, na melhor equipa a praticar futebol em Portugal.

No entanto, é sabido que jogar bem não é garante de títulos. E o Benfica, apesar de se ter superiorizado ao Porto em relação à qualidade de jogo e de ter alcançado, de janeiro até hoje, uma regularidade assinalável, tinha sempre 5 pontos de desvantagem em relação ao primeiro lugar. Significava que só um percalço do rival do Norte podia colocar o Benfica na rota do título.

E eis que, no espaço de três jornadas, o Porto perde 6 pontos. O Benfica é agora líder pela primeira vez na temporada e os sinais, se se olhar para a história recente, auguram otimismo. Com Rui Vitória, sempre que o Benfica chegou à liderança nunca mais a deixou. A força mental da equipa, nestes momentos, é determinante e aqui não haverá, seguramente, nenhuma equipa no presente campeonato que se possa equiparar. Jogadores como Jardel, André Almeida, Fejsa, Pizzi, Salvio e Jonas são tetracampeões, estando, por isso, mais que habituados a estas andanças. Na hora H, não comprometem.

O Benfica é o melhor ataque do campeonato
Fonte: SL Benfica

A questão que se coloca agora está relacionada com o calendário. O Benfica, que não terá hoje um jogo fácil em Setúbal, joga com Porto e Sporting. O clássico com os dragões ganha um contorno decisivo caso o Benfica vença. Se vencer, é campeão. Aumenta para 4 os pontos de vantagem sobre o Porto e, até final, podendo dar-se ao luxo de perder em Alvalade.

No caso de derrota ou empate no clássico, o Benfica é obrigado a vencer os leões, e aí o jogo terá outra dimensão. Torna-se crucial para o título do Benfica e relevante para o Sporting, sobretudo para Bruno de Carvalho determinar se mantém Jorge Jesus no comando técnico da equipa; na eventualidade de não vencer em Alvalade, os encarnados terão de esperar um deslize do Porto, que defronta, na qualidade de visitante, Vitória de Guimarães e Marítimo, jogos de grau de dificuldade elevado, especialmente o último – nos últimos 4 anos, os dragões não venceram no Barreiro. No entanto, nenhum destes adversários tem o valor do Sporting.

Fazer prognósticos nesta fase é sempre um exercício fútil. Mas uma coisa é certa: o Benfica tem mais jogadores acostumados às decisões; o Porto, não. O Benfica terá de ir a Alvalade; o Porto desloca-se à Madeira e a Guimarães.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Manuel Magalhães
Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.