📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Li há poucos dias um artigo de opinião de um dos jornalistas cuja forma de escrever é das que mais me cativa. Nesse artigo – do jornalista Carlos Daniel – dizia que o campeonato podia ser decidido à esquerda e mencionava os laterais-esquerdos dos três clubes ditos grandes. Fábio Coentrão, Alex Teles e Grimaldo.

Eu faço uma readaptação do título, e restrinjo a minha análise apenas à esquerda benfiquista. E à esquerda incluo toda a ala. A começar em Grimaldo, passando por Zivkovic e a acabar em Cervi.

A entrada de Krovinovic na equipa titular e a consequente mudança da disposição tática da equipa foi o ponto de partida para o ínicio de um novo ciclo na equipa benfiquista, no entanto, foi com estes três últimos em campo que o jogo encarnado ganhou outro brilhantismo.

Desde o transporte rápido de bola, em posse e no espaço, à forte componente técnica de cada um dos jogadores é na esquerda que está o principal motivo do sucesso do estilo de jogo encarnado.

Grimaldo oferece a disponibilidade para apoiar em momento atacante. A técnica que o caracteriza superioriza-se à baixa estatura física e torna-o, a par de Alex Teles e Coentrão, dos laterais do campeonato que mais desequilíbrio cria nas defesas adversárias. Com bola, e sem ela, é sempre uma opção viável para os colegas. Zivkovic e Cervi oferecem a irreverência no ataque.

 

Fonte: SL Benfica

Zivkovic, mais com bola no pé, é um jovem jogador que faz uso do pé esquerdo para levar a bola controlada, e em espaços relativamente curtos, e carregar jogo sobretudo em zonas interiores. Joga na posição de “falso 8”, mas facilmente é visto como um “10” e ainda como extremo – a sua posição característica.

Já a Cervi dar-lhe espaço é estar a dar o “ouro ao bandido”. Com espaço faz uso da rapidez para progredir no terreno em movimentos de 1×1 na sua concepção original.

É da junção das características dos três jogadores que nasce uma das tríades em melhor forma em Portugal. O facto de qualquer um ser capaz de entender qualquer posição da ala permite que em trocas rápidas se perca a noção de onde está cada jogador. Grimaldo por vezes parece mais extremo que Cervi e o pequeno argentino interpreta o papel de lateral esquerdo em diversos momentos do jogo.

Os jogos mostram Rui Vitória a assentar a base da progressão atacante à esquerda, contudo, e naturalmente, as equipas estão a habituar-se à forma de jogar dos encarnados. Será, por isso, imprescindível que jogadores como Pizzi, Rafa e Salvio – quando voltar – assumam de igual forma as rédeas do ataque encarnado e possam oferecer soluções diferentes.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.