À esquerda

- Advertisement -

Li há poucos dias um artigo de opinião de um dos jornalistas cuja forma de escrever é das que mais me cativa. Nesse artigo – do jornalista Carlos Daniel – dizia que o campeonato podia ser decidido à esquerda e mencionava os laterais-esquerdos dos três clubes ditos grandes. Fábio Coentrão, Alex Teles e Grimaldo.

Eu faço uma readaptação do título, e restrinjo a minha análise apenas à esquerda benfiquista. E à esquerda incluo toda a ala. A começar em Grimaldo, passando por Zivkovic e a acabar em Cervi.

A entrada de Krovinovic na equipa titular e a consequente mudança da disposição tática da equipa foi o ponto de partida para o ínicio de um novo ciclo na equipa benfiquista, no entanto, foi com estes três últimos em campo que o jogo encarnado ganhou outro brilhantismo.

Desde o transporte rápido de bola, em posse e no espaço, à forte componente técnica de cada um dos jogadores é na esquerda que está o principal motivo do sucesso do estilo de jogo encarnado.

Grimaldo oferece a disponibilidade para apoiar em momento atacante. A técnica que o caracteriza superioriza-se à baixa estatura física e torna-o, a par de Alex Teles e Coentrão, dos laterais do campeonato que mais desequilíbrio cria nas defesas adversárias. Com bola, e sem ela, é sempre uma opção viável para os colegas. Zivkovic e Cervi oferecem a irreverência no ataque.

 

Fonte: SL Benfica

Zivkovic, mais com bola no pé, é um jovem jogador que faz uso do pé esquerdo para levar a bola controlada, e em espaços relativamente curtos, e carregar jogo sobretudo em zonas interiores. Joga na posição de “falso 8”, mas facilmente é visto como um “10” e ainda como extremo – a sua posição característica.

Já a Cervi dar-lhe espaço é estar a dar o “ouro ao bandido”. Com espaço faz uso da rapidez para progredir no terreno em movimentos de 1×1 na sua concepção original.

É da junção das características dos três jogadores que nasce uma das tríades em melhor forma em Portugal. O facto de qualquer um ser capaz de entender qualquer posição da ala permite que em trocas rápidas se perca a noção de onde está cada jogador. Grimaldo por vezes parece mais extremo que Cervi e o pequeno argentino interpreta o papel de lateral esquerdo em diversos momentos do jogo.

Os jogos mostram Rui Vitória a assentar a base da progressão atacante à esquerda, contudo, e naturalmente, as equipas estão a habituar-se à forma de jogar dos encarnados. Será, por isso, imprescindível que jogadores como Pizzi, Rafa e Salvio – quando voltar – assumam de igual forma as rédeas do ataque encarnado e possam oferecer soluções diferentes.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.