A final de Braga

- Advertisement -

nascidonafarmaciafranco

Quase como se de uma sina se tratasse, depois da derrota no Dragão e com a recta final do campeonato à vista, o Benfica tem necessariamente que estar a “dar as últimas” e a pôr termo a uma campanha louvável que vai ter que terminar, também de forma inevitável e necessária, com um descalabro no final da época. Não, ninguém encomendou esta novela ao Tozé Martinho.

Não é, de facto, remoto pensar que, à excepção da deslocação ao Dragão na última jornada, este jogo diante do Braga se assemelha o mais difícil para a equipa encarnada até ao fim do campeonato. Ainda assim, esta é uma leitura que não gosto nunca de fazer: quem diria que o Benfica iria ceder pontos ao Arouca em casa?; e as sofridas vitórias frente ao Olhanense e frente ao V. Setúbal (neste último que foi, possivelmente, o pior jogo do Benfica esta época)? Não vai o Benfica ainda a Arouca? Não vai o Benfica receber o V. Setúbal e o Olhanense naqueles em que alguns já dizem ser os jogos do título? Se há coisa que não há no futebol é linearidade e é sempre mais cauteloso e consciente aquele que pensar assim. No entanto, para além daquilo que é a “matemática da bola” ou as novelas que se possam escrever em relação ao futuro do Benfica, o jogo de Braga tem, de facto, a sua importância.

Na primeira volta as águias ganharam por 1-0 em casa Fonte: O Jogo
Na primeira volta as águias ganharam por 1-0 em casa
Fonte: O Jogo

Por um lado, é importante garantir que depois das casas que houve frente ao Estoril e à Académica, a Luz não mais se volte a despir até ao fim da temporada. Por outro, é inegável considerar que o conforto pontual do campeonato permite pensar as restantes competições com outra margem e com outra ponderação. Assim, o jogo frente a um Sporting de Braga que não é dos melhores das últimas temporadas – e que se vai apresentar desfalcado (nota para as ausências de Alan, Custódio e Nuno André Coelho) – é uma importante barreira a ultrapassar, assim como é a de ultrapassar todos os demais jogos. A filosofia de que o próximo jogo é sempre o mais importante deve imperar para que as aspirações benfiquistas não se esgotem antes de serem efectivamente alcançadas. O Benfica tem equipa, sistemas e soluções para vencer o jogo em Braga e geri-lo com qualidade e não acredito que a derrota no Dragão ou esta pressão para o jogo de domingo entre no balneário. Numa equipa como o Benfica, não pode sequer entrar.

Como diz um benfiquista e meu companheiro: “Uma época com o campeonato ganho nunca é uma má época”. Fora de “abracinhos” no Dragão e de polémicas baratas – também podia aproveitar este artigo para falar sobre a nomeação do árbitro –, quero acreditar, como já aqui referi, que Jesus sabe quais são as suas prioridades e que por isso mesmo prepara a sua equipa nesse sentido. Se assim será ou não, cá estaremos para ver.

Alberto Conceição
Alberto Conceiçãohttp://www.bolanarede.pt/
O Alberto adora viajar, escrever e comer. Gosta imenso de desporto, de música e da sétima arte. No entanto, não tem dúvidas de que o Benfica é o seu grande amor. Adepto fervoroso e quase cego do glorioso, o Alberto não dorme, não come e não fala até que o árbitro dê o apito final. O amor é isto.                                                                                                                                                 O Alberto não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.