A Hegemonia Encarnada

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Prestes a sagrar-se campeão nacional de futebol, na Liga NOS 2016/2017, o Benfica pode assinalar um marco na história do clube: vencer o primeiro tetra campeonato. A equipa de Rui Vitória vai entrar em campo para defrontar o Vitória de Guimarães no próximo sábado, e conta com o fator ‘casa’ para ajudar a fazer a festa após o apito final.

Rui Vitória poderá, aliás, passar a integrar o grupo restrito de treinadores do Benfica que foram campeões nacionais nas duas primeiras épocas ao serviço das ‘águias’. Até hoje, apenas Sven-Göran Eriksson, Jimmy Hagan, Guttmann e Lippo Herczka alcançaram esse feito. Para além disso, uma soma inédita de troféus de um treinador da equipa principal do Benfica pode ser conquistada por Rui Vitória ainda este ano. Desde que chegou ao clube da Luz, na temporada passada, o técnico já venceu um campeonato, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Caso se torne bicampeão pelo Benfica, o mister será o treinador dos ‘encarnados’ com mais títulos conquistados nas duas primeiras épocas (podendo também juntar à lista mais uma Taça de Portugal, que vai ser disputada com o Vitória de Guimarães, na final do dia 28 de maio, no Estádio do Jamor).

Toda uma série de números que apontam a recordes Benfiquistas, que têm destronado a hegemonia do FC Porto nas últimas épocas. No ano passado, o Benfica venceu o tricampeonato, conquista que não se fazia na Luz desde os anos de 1970. Agora, pode vencer algo que nunca venceu, 4 campeonatos consecutivos. O Sport Lisboa e Benfica tem evidentemente sido dominador no futebol português, tanto que arrecadou para o Museu Cosme Damião 9 troféus nacionais, dos últimos 12 discutidos.

O SL Benfica domina o futebol português Fonte: SL Benfica
O SL Benfica domina o futebol português
Fonte: SL Benfica

O Benfica foi capaz de, com todo o mérito, pôr fim ao ciclo hegemónico do FC Porto, que se arrastava desde os anos 90. Assistimos a uma inversão do domínio em Portugal, que já deixou de ser ‘azul e branco’ e se vai tornando progressivamente ‘vermelho’, depois dos gloriosos anos 60 e 70 do ‘clube da Luz’.

Num tempo em que o futebol vive cada vez mais de negócios, de empreendimento, de investimento e de projetos, a indústria futebolística sofre, também ela, inevitavelmente, um ponto de viragem e move milhões de euros. Também nesse aspeto o Benfica se tem mobilizado de forma proveitosa (veja-se o patrocínio milionário da Fly Emirates, o contrato com a NOS ou a aposta na BTV).

No que às competições propriamente ditas diz respeito, o Benfica voltou a ter reconhecimento internacional. Faz parte do TOP 10 Europeu do ranking da UEFA, com duas finais da Liga Europa disputadas (em 2013 e em 2014) e boas prestações na Champions League (chegou aos oitavos-de-final por duas vezes consecutivas, nas épocas de 2015/2016 e de 2016/2017). Dentro de algumas horas, pode tornar-se tetra campeão pela primeira vez.

O Benfica mudou, e com ele renasceu a mentalidade ‘à Benfica’. Os números falam por si e os objetivos futuros são de ainda mais êxitos e triunfos progressivos.

Foto de Capa: SL Benfica

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus lamenta falta de reforços no Al Nassr: «A capacidade financeira não o permite»

Jorge Jesus lamentou ausência de movimentos no mercado. Al Nassr ainda não oficializou qualquer reforço nesta janela de transferências.

José Mourinho: «Eu não me esqueço da maioria dos jogos que temos feito fora de casa»

José Mourinho analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Sotiris Sylaidopoulos: «Perdemos contra uma boa equipa»

Sotiris Sylaidopoulos analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

Leandro Barreiro: «Hoje foi o primeiro passo e agora é seguir em frente. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos»

Leandro Barreiro analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Benfica no Estádio dos Arcos.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Rio Ave x Benfica da 18ª. jornada da Primeira Liga

O Benfica derrotou o Rio Ave por 2-0 na 18ª. jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Benfica derrota Rio Ave no Estádio dos Arcos e reduz distâncias para o Sporting na Primeira Liga

O Benfica derrotou o Rio Ave por 2-0, em jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Marselha aplica nova goleada: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Marselha goleou fora o Angers por 5-2 na jornada 18 da Ligue 1. Fica com todos os resultados do dia da Liga Francesa.