📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Hegemonia Encarnada

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Prestes a sagrar-se campeão nacional de futebol, na Liga NOS 2016/2017, o Benfica pode assinalar um marco na história do clube: vencer o primeiro tetra campeonato. A equipa de Rui Vitória vai entrar em campo para defrontar o Vitória de Guimarães no próximo sábado, e conta com o fator ‘casa’ para ajudar a fazer a festa após o apito final.

Rui Vitória poderá, aliás, passar a integrar o grupo restrito de treinadores do Benfica que foram campeões nacionais nas duas primeiras épocas ao serviço das ‘águias’. Até hoje, apenas Sven-Göran Eriksson, Jimmy Hagan, Guttmann e Lippo Herczka alcançaram esse feito. Para além disso, uma soma inédita de troféus de um treinador da equipa principal do Benfica pode ser conquistada por Rui Vitória ainda este ano. Desde que chegou ao clube da Luz, na temporada passada, o técnico já venceu um campeonato, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Caso se torne bicampeão pelo Benfica, o mister será o treinador dos ‘encarnados’ com mais títulos conquistados nas duas primeiras épocas (podendo também juntar à lista mais uma Taça de Portugal, que vai ser disputada com o Vitória de Guimarães, na final do dia 28 de maio, no Estádio do Jamor).

Toda uma série de números que apontam a recordes Benfiquistas, que têm destronado a hegemonia do FC Porto nas últimas épocas. No ano passado, o Benfica venceu o tricampeonato, conquista que não se fazia na Luz desde os anos de 1970. Agora, pode vencer algo que nunca venceu, 4 campeonatos consecutivos. O Sport Lisboa e Benfica tem evidentemente sido dominador no futebol português, tanto que arrecadou para o Museu Cosme Damião 9 troféus nacionais, dos últimos 12 discutidos.

O SL Benfica domina o futebol português Fonte: SL Benfica
O SL Benfica domina o futebol português
Fonte: SL Benfica

O Benfica foi capaz de, com todo o mérito, pôr fim ao ciclo hegemónico do FC Porto, que se arrastava desde os anos 90. Assistimos a uma inversão do domínio em Portugal, que já deixou de ser ‘azul e branco’ e se vai tornando progressivamente ‘vermelho’, depois dos gloriosos anos 60 e 70 do ‘clube da Luz’.

Num tempo em que o futebol vive cada vez mais de negócios, de empreendimento, de investimento e de projetos, a indústria futebolística sofre, também ela, inevitavelmente, um ponto de viragem e move milhões de euros. Também nesse aspeto o Benfica se tem mobilizado de forma proveitosa (veja-se o patrocínio milionário da Fly Emirates, o contrato com a NOS ou a aposta na BTV).

No que às competições propriamente ditas diz respeito, o Benfica voltou a ter reconhecimento internacional. Faz parte do TOP 10 Europeu do ranking da UEFA, com duas finais da Liga Europa disputadas (em 2013 e em 2014) e boas prestações na Champions League (chegou aos oitavos-de-final por duas vezes consecutivas, nas épocas de 2015/2016 e de 2016/2017). Dentro de algumas horas, pode tornar-se tetra campeão pela primeira vez.

O Benfica mudou, e com ele renasceu a mentalidade ‘à Benfica’. Os números falam por si e os objetivos futuros são de ainda mais êxitos e triunfos progressivos.

Foto de Capa: SL Benfica

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: Crystal Palace pondera devolver jogador e pode haver polémica

O Crystal Palace está a ponderar o futuro de Christantus Uche. O jogador tem somado poucos minutos e pode ser devolvido ao Getafe.

Deportivo Alavés: exigem encerramento do estádio por 1 mês devido a grafitis e autocolantes

O Mendizorrotza pode encerrar durante um mês, devido à existência nas fachadas de grafitis e de autocolantes de um grupo extremista.

Alverca confirma contrato profissional para ex-Sporting

O Alverca anunciou durante esta sexta-feira que Kevin Neves assinou um contrato profissional com o emblema ribatejano.

Renato Sousa e o Sporting x Marinhense: «Nós até estamos perto de Fátima… até podemos acreditar em milagres»

Renato Sousa realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Marinhense, válido pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz homenagem a Jorge Costa no banco de suplentes do Estádio do Dragão

O FC Porto apresentou, esta sexta-feira, uma homenagem a Jorge Costa com uma imagem gravada no banco de suplentes do Estádio do Dragão.

Swansea vai pagar 1 milhão de euros por Vítor Matos e treinador despede-se do Marítimo

Vítor Matos prepara-se para deixar o Marítimo. O Swansea vai pagar um milhão de euros pelo técnico português.

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.