A obra de Rui Vitória

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

Rui Vitória. Foi este o nome que andou nas bocas do mundo durante grande parte desta temporada. Acusado de não ter mãos para o “Ferrari”, considerado por uma personagem caricata do futebol português (JJ) como um mau profissional, criticado por muitos e alvo das mais variadas pressões. O certo é que o treinador do Benfica fez jus ao seu nome e voltou a colocar a turma encarnada no devido lugar, e para além deste feito tem mostrado um trabalho extra, coisa que não se viu na era de Jorge Jesus.

Um dos maiores desejos do presidente encarnado, e também dos seus adeptos, era ver um onze onde houvesse jogadores que sentissem o símbolo como nós, adeptos, o sentimos. Um onze onde houvesse jogadores que amassem o emblema que carregam ao peito, um onze onde houvesse jogadores formados no clube. Um dos louros do professor Rui Vitória foi a aposta nos miúdos da formação. Aqueles, que teriam de nascer dez vezes para terem a qualidade exigida pelo antigo treinador encarnado, com Rui vitória apenas necessitaram de nascer uma vez para terem a sua oportunidade e mostrar serviço.

Apesar de serem jovens talentosos, a entrada na equipa principal é sempre complicada, e é aí que se torna evidente o trabalho do treinador ribatejano e de toda a sua equipa técnica. Como se sabe, jogar nas camadas jovens ou na segunda liga não é o mesmo que jogar no escalão máximo do futebol português ou nas competições europeias.

Rui Vitória tem mostrado um excelente trabalho ao serviço do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Rui Vitória tem feito um excelente trabalho ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

É nesse capítulo que se entende todo o trabalho que está por trás do lançamento destes jovens na equipa principal. Renato Sanches, Nelson Semedo e Victor Lindelöf são o exemplo disso. Apesar de serem jovens hoje jogam com muita maturidade, atingindo assim uma ascensão meteórica. Em pouco tempo assumiram-se como garantias e todos eles chegaram à seleção principal dos seus países. A forma tranquila e descontraída como se apresentam nos jogos que efectuam e a segurança que têm oferecido à equipa encarnada mostram que não é preciso apostarmos em trintões para termos uma equipa segura e com rotinas de jogo bem sabidas.

Sem investir milhões em vedetas, Rui Vitória tem conseguido aproveitar a prata da casa e valorizá-la. Quem sabia quem eram estes miúdos há uns meses atrás? Provavelmente muito pouca gente, mas o certo é que hoje em dia andam nas bocas da Europa, sendo inclusive bastante cobiçados por algumas equipas de topo como o PSG ou o Real Madrid, por exemplo.

Outrora, todos os Benfiquistas olhavam para Jesus e viam nele uma máquina de valorizar jogadores, o que fazia o Benfica encher os seus cofres; pois, hoje em dia, eu vejo o mesmo em Rui Vitória, que em pouco tempo conseguiu fazer de “desconhecidos” jogadores de quem se fala pela Europa fora e para além disso fez com que outros jogadores, como Pizzi, rendessem muito mais.

Como o nosso presidente disse outrora, no Benfica não há insubstituíveis, e o trabalho que o professor Rui Vitória tem vindo a realizar depois da saída de Jorge Jesus é o exemplo disso.

Foto de Capa: SL Benfica

Dinis Mestre
Dinis Mestrehttp://www.bolanarede.pt
O Dinis é um apaixonado por desporto. O Futebol e o Downhill são a sua grande paixão. Benfiquista e farense ferrenho, adora debater todos os temas da atualidade desportiva sempre com a maior imparcialidade possível.                                                                                                                                                 O Dinis não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rudi Garcia está de saída da Seleção da Bélgica e já reagiu

Rudi Garcia não vai continuar como selecionador da Bélgica. Contrato termina a 31 de julho de 2026 e não haverá renovação.

Braga empresta Amine El Ouazzani a clube da Ligue 1 e já é oficial

O Angers já oficializou a contratação de Amine El Ouazzani. Braga emprestou o avançado de 25 anos até ao final da época.

Benfica: Já é conhecida a hora de treino, viagem e conferência de antevisão relativo ao jogo com o St. Gallen

Já é conhecido o programa de imprensa para o St. Gallen x Benfica. Eis a hora do treino, da viagem e da conferência de antevisão.

Ibrahima Ba está de volta aos treinos do Famalicão

Ibrahima Ba já treina novamente no Famalicão. Transferência do defesa-central para o Estrasburgo de Hugo Oliveira caiu.

PUB

Mais Artigos Populares

O Olimpo do futebol: Rodri iguala registo de Messi e entra em lote restrito de vencedores do Mundial

Rodri alcançou um marco histórico no futebol mundial ao conquistar quatro grandes troféus, igualando apenas 7 lendas do desporto.

Braga já conhece o possível adversário na 3.ª pré-eliminatória da Conference League

O Braga já conhece os possíveis adversários na terceira pré-eliminatória da Conference League. Os minhotos têm primeiro de passar o Zeleznicar Pancevo.

Pré-época: Sporting vence Portimonense no 1º dos 2 jogos do dia

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0. Jogo particular realizou-se esta segunda-feira à porta fechada em Lagos.