📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A possibilidade de (mais) uma qualificação milionária falhada | SL Benfica

- Advertisement -

Para Jorge Jesus, o campeonato continua a ser a prioridade do SL Benfica. Interessava – ainda que não seja do seu interesse – que quem de direito dentro da tão afamada estrutura encarnada viesse a público, com a coragem que tem faltado dentro e fora de campo, admitir que por “campeonato” entende-se a qualificação para a Liga dos Campeões.

Essa é a verdadeira luta das “águias” até final da temporada, secundada pela Taça de Portugal. Acreditando, e desejando, que o FC Paços de Ferreira e o Vitória SC vão manter-se próximos de FC Porto, SC Braga e SL Benfica no campeonato remanescente, serão, assim, cinco os candidatos a dois postos de qualificação para a Liga dos Campeões – com apenas um a entrar de forma direta.

Como tal, o SL Benfica terá que ser melhor, pelo menos, do que três dos quatro opositores. Previsivelmente, sê-lo-á. Mas… e se não for? E se, chegado o final da jornada 34 da Primeira Liga 2020/2021, as “águias” não estiverem em lugar de acesso à próxima edição da prova milionária?

São “ses” que podem bem ser “quandos”, se a qualidade e a constância exibicionais da turma da Luz não sofrerem melhorias significativas muito em breve. Após uma qualificação falhada para a prova maior de clubes europeus na presente época, em claro contraciclo com o avultado investimento feito, absurda, desnecessária e infrutiferamente, pela (falta de) direção encarnada, uma repetição do caso será desastrosa.

As nocivas consequências desportivas, financeiras, financeiras logo desportivas e desportivas logo financeiras serão bastantes e terão repercussão nos anos sequentes. A não qualificação para a Liga dos Campeões por duas épocas aumentará a suspeita de adeptos e sócios, suspeita essa já bem vincada em alguns aglomerados de benfiquistas.

Incutirá, igualmente, desconfiança nos principais patrocinadores, que, seguramente, começaram a indagar-se se fará sentido apostar num clube que não marca presença na principal montra financeiro-desportiva da Europa. Num momento em que é difícil prever quando voltarão a surgir, sobretudo de forma significativa, as receitas de bilhética, manter os principais patrocínios é fundamental.

Atrair jogadores que possam ser mais-valias para a equipa e para o campeonato português tornar-se-á, também, mais complicado. Uma equipa pouco apelativa num campeonato cada vez mais poluído não é propriamente o sonho dos jogadores de gama, digamos, média-alta.

A ausência da Liga dos Campeões associada à incapacidade de contratar jogadores de considerável gabarito implicará, inevitável e invariavelmente, a definitiva adoção da estratégia de aposta na formação. No entanto, será muito difícil manter os jovens de maior potencial – como já se vê com Ronaldo Camará – e contratar outros que recheiem o Benfica Futebol Campus de qualidade para o futuro.

Jovens como Ronaldo Camará precisam de perceber que o clube é o melhor lugar para o seu presente e futuro
Fonte: SL Benfica

Os jovens formandos do Seixal começam a perceber que, permanecendo nas “águias”, ou não serão aposta de Jorge Jesus ou, sendo-o, vão viver uma fase complicada do clube, caso, lembro o cenário hipotético em jogo, os encarnados voltem a falhar a fase de grupos da liga milionária.

No entanto, as mudanças profundas não deverão impactar apenas a equipa, mas todo o clube. Apesar de estarmos ainda na ressaca das eleições presidenciais de outubro de 2020, a liderança, cada vez menos pujante, de Luís Filipe Vieira ficará bastante enfraquecida com nova ausência da Champions. Com isso, também as posições dos seus eleitos (incluindo JJ) ficarão comprometidas.

Tudo pode ruir. São previsões fatalistas, claro, mas que não me parecem, de todo irrealistas, – e as que constam no parágrafo anterior seriam até positivas, na minha opinião, num sentido de “mal que viria certamente por bem”. Pode, também, “a coisa endireitar-se” até ao término da temporada – que nunca deixará de ser um fracasso.

Ainda está em aberto – e em fogo – a luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. É esperar para ver e desejar que nada do escrito acima venha a suceder nos tempos próximos ao Sport Lisboa e Benfica.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan leva a melhor no dérbi e derrota Inter Milão

O AC Milan bateu o Inter Milão por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da 12.ª jornada da Serie A.

Imprensa espanhola garante que Real Madrid tomou decisão definitiva em relação a Vinícius Júnior

O Real Madrid quer continuar a contar com Vinícius Júnior no seu plantel e já existe um acordo para a renovação de contrato.

Kika Nazareth dá espetáculo ao serviço do Barcelona

Kika Nazareth foi decisiva na vitória do Barcelona contra o Levante por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da La Liga Feminina.

Cristiano Ronaldo reage nas redes sociais ao seu golo de bicicleta

Cristiano Ronaldo já reagiu nas redes sociais ao golo que marcou na vitória do Al Nassr sobre o Al Khaleej, para a Liga Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Besiktas lamenta: «Rafa Silva simplesmente desapareceu»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, lamentou o que tem acontecido com Rafa Silva, que está afastado no emblema turco.

As equipas da Primeira Liga que foram eliminadas na quarta eliminatória da Taça de Portugal

Algumas equipas da Primeira Liga foram eliminadas na quarta eliminatória da Taça de Portugal, em jogos realizados este fim de semana.

Cristiano Ronaldo fecha goleada do Al Nassr com golaço de bicicleta: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Al Nassr goleou o Al Khaleej por 4-1, em jogo da nona jornada da Liga Saudita. Cristiano Ronaldo marcou golaço de bicicleta já nos descontos finais.