À procura de um artilheiro para o futuro

- Advertisement -

Muitas questões têm-se prendido com a contratação de um ponta-de-lança para o SL Benfica para fazer concorrência com Seferovic. No entanto, questiona-se qual será a opção mais indicada para lhe fazer concorrência: de um jogador feito e com provas dadas, ou de um jogador jovem com grande margem de progressão. Na minha opinião, o Benfica precisa de um ponta-de-lança de ambos os perfis, mas neste caso, vou debruçar-me mais sobre os pontas-de-lança jovens, que é uma questão que creio que deveria ser mais debatida.

Entre a equipa B, equipa de juniores e de sub-23 do Benfica, não houve nenhum ponta-de-lança que se tenha destacado ao ponto de se considerar um jogador em vias de dar o salto para a equipa principal, sendo a posição em que a formação do Benfica está mais carenciada a nível de jovens com potencial.

Os pontas-de-lança são os jogadores mais difíceis de formar, e esse é um dos factores que faz deles os jogadores mais valiosos do mercado. E isto faz com que qualquer ponta-de-lança que comece a sobressair num determinado contexto competitivo valorize num pestanejar.

Como tal, acho que a solução para o Benfica conseguir encontrar um ponta-de-lança para o futuro seria fazer o mesmo que fez em Janeiro de 2016 quando contratou os sérvios Igor Saponjic e Luka Jovic, ou seja, contratar jogadores jovens com margem de progressão, metendo-os a rodar na equipa B para se adaptarem ao Benfica e ao futebol português.

Saponjic não se tem afirmado no Benfica
Fonte: SL Benfica

É verdade que a aposta nos dois sérvios não correu bem. Jovic teve problemas de adaptação que o levaram a ter comportamentos pouco profissionais, como o próprio já assumiu. Já Saponjic sempre me pareceu ter um perfil desajustado ao estilo de jogo da equipa.

No entanto, com Rui Vitória no comando técnico, a equipa principal e a equipa B não possuíam o mesmo estilo de jogo, o que também dificultava a transição para a equipa principal. Actualmente, com Bruno Lage e Renato Paiva, não existe esse problema, visto que ambas as equipas jogam um futebol atractvo que valoriza os jogadores e privilegia a sua evolução.

Como tal, acho que tendo em conta a conjuntura actual, acho que o scouting deveria trabalhar e ir à procura de um jovem talento que pudesse ser potenciado e trabalhado no Seixal para ser uma aposta a longo prazo.

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a árbitra da final da Taça de Portugal Feminina entre Benfica e FC Porto

Teresa Oliveira é a árbitra escolhida para o Benfica x FC Porto. Primeiro Clássico da história do futebol feminino na final da Taça de Portugal Feminina.

Afonso Eulálio é o novo camisola rosa do Giro De Itália e entra na história do ciclismo português: «É incrível, ainda por cima depois...

Afonso Eulálio assumiu a camisola rosa do Giro De Itália. Ciclista português é o líder da competição depois de uma segundo lugar na quinta etapa.

Rodrigo Zalazar passa exames médicos e fica mais perto de ser anunciado como reforço do Sporting

Esta quarta-feira, Rodrigo Zalazar passou os exames médicos do Sporting e conheceu a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Goleador do Dínamo Zagreb volta ao radar de Portugal: Benfica estuda avançado que já foi associado ao FC Porto

Dion Beljo chamou à atenção do Benfica após apontar 30 golos na Liga Croata, ao serviço do Dínamo Zagreb. Avançado de 24 anos já foi apontado ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Ignacio Arruabarrena renova com o Arouca até 2028

Ignacio Arruabarrena renovou com o Arouca. O uruguaio continua nos lobos até 2028 e espera superar o recorde de Rafael Bracali.

Vice-presidente do Barcelona e as acusações de Florentino Pérez: «Patéticas e cheias de falsidades»

Rafa Yuste, vice-presidente do Barcelona, deixou fortes críticas à conferência de imprensa de Florentino Pérez, descrevendo-a como uma «manobra».

Luisão arrasa a UEFA no caso Prestianni e revela mágoa com adeptos do Benfica: «Foi porrada de tudo quanto é lado nas minhas redes...

Luisão, em declarações ao Flashscore, arrasou a UEFA quanto ao castigo de Prestianni e não escondeu mágoa para com os adeptos do Benfica.