Mal-amado (menos por Schmidt): A renovação de Chiquinho

- Advertisement -
Benfica

Com o aproximar do mercado de janeiro, Chiquinho ainda não viu uma oportunidade para renovar com as águias. Aos 28 anos, qual será a decisão do meio-campista encarnado?

O contrato de Francisco Leonel Lima Silva Machado (mais conhecido como Chiquinho) com o SL Benfica termina em junho de 2024 e a partir de janeiro o médio está livre para assinar com quem quiser. Num momento em que os encarnados têm os vínculos de Rafa e Ángel Di María perto do fim e longe de uma renovação, surge a seguinte questão: Vale a pena renovar com Chiquinho?

A chegada de Orkun Kokçu por 25 milhões, mais cinco em objetivos, o rendimento absurdo de João Neves e a sapiência defensiva de Florentino Luís não têm dado muito espaço a Chiquinho para mostrar o seu melhor futebol esta temporada. O camisola 22, apesar de já ter disputado 13 partida, esteve em campo somente 297 minutos e foi titular por apenas duas vezes, tendo realizado os 90 minutos em apenas um duelo. Obviamente, não é a primeira escolha de Roger Schmidt.

Todavia, o treinador alemão já mostrou ser adepto das qualidades do jogador. Em 2022, quando Schmidt assumiu o comando das águias, Chiquinho estava na porta de saída do clube, sendo que a sua permanência foi um pedido do germânico. Inclusive, desceu o jogador no terreno e começou a utilizar o atleta num meio-campo a dois jogadores. Transformou-o a nível tático.

Relembrando a temporada transata de Chiquinho, é impossível ignorar o facto que o atleta foi o substituto direto de Enzo Fernández. Depois da saída amarga do argentino para o Chelsea FC, foi o português a assumir o papel de companheiro de Florentino, chegando mesmo a ganhar a alcunha de ‘Chidane’ por parte dos adeptos encarnados. Uma homenagem a Zinédine Zidane. O número 22 foi titular 17 das 20 partidas que o glorioso jogou sem Enzo Fernández.

Nesse período como titular no meio-campo encarnado, Chiquinho foi importante na pior altura da época encarnada. Destravou o jogo diante do Gil Vicente FC, já ao minuto 70’, com um grande golpe de cabeça e assinou várias exibições de relevo. Quando a equipa mais precisou foi ele que apareceu. Ainda assim, a chegada de Kokçu, o substituto natural de Enzo, viu-o voltar a ser renegado para o banco de suplentes.

Como Chiquinho já provou ser capaz de substituir um atleta vendido, surge a possível vontade do Benfica em querer antever uma saída. O interesse do mercado em João Neves e Florentino, bem como a preferência em colocar João Mário e Fredrik Aurnses nas alas ofensivas, fazem o meio-campo encarnado tornar-se facilmente frágil, a nível de opções para a próxima temporada. A renovação de Chiquinho pode ser uma forma de precaver alternativas.

Resta avaliar a parte financeira. Chiquinho está no Benfica desde 2019 e nunca renovou com as águias. Não é dos ativos com o salário mais elevado da equipa e as recentes palavras de Rui Costa sobre a boa saúde financeira do clube aludem a um processo simples, sem grandes exigências de ambas as partes. Pelo contrário, o contrato de Rafa assusta os encarnados. O Presidente do Benfica afirmou: “Posso prometer aos adeptos que não estamos a precisar de vender por não termos chegado longe na Liga dos Campeões”.

Logo, parece que a renovação do médio é o cenário mais provável para este episódio de mercado. Caso Chiquinho acabe mesmo por escolher outro destino, é conhecido o velho interesse do FK Dínamo Moscovo e de várias equipas turcas (o jogador já esteve emprestado ao Giresunspor Kulubu).

Subscreve!

Artigos Populares

Já há horários para os jogos da última jornada da Primeira Liga e são todos no sábado

Os jogos da última jornada da Primeira Liga vão jogar-se todos no próximo sábado, dia 16 de maio. Haverá três horários: 15h30, 18h e 20h30.

5º lugar pode valer Europa: eis as contas do Famalicão e do Gil Vicente para a última jornada da Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente disputam o quinto lugar da Primeira Liga. Famalicenses com vantagem clara.

Luta pela manutenção ao rubro: eis o cenário para CD Nacional, Estrela da Amadora, Casa Pia e Tondela na última jornada

CD Nacional, Estrela da Amadora, Casa Pia e Tondela lutam pela manutenção. Conhece o cenário da última jornada da Primeira Liga.

Final dramático no Benfica x Braga: eis os 2 golos já nos últimos minutos

O Benfica empatou 2-2 com o Braga em jogo relativo à jornada 33 da Primeira Liga. Vê os golos de Jean-Baptiste Gorby e de Pavlidis.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens explica Rodrigo Zalazar no banco e destaca: «Estamos a chegar a um final de temporada no limite em termos de energia»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas empataram 2-2 com águias na penúltima jornada da Primeira Liga.

Sotiris Sylaidopoulos: «Foi um jogo muito bonito e que foi destruído hoje»

Sotiris Sylaidopoulos analisou o desfecho do duelo da 33.ª jornada da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Sporting em Vila do Conde.

Rui Borges: «Vamos perceber nos próximos dias a extensão das duas lesões»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 33.ª jornada da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Sporting em Vila do Conde.