Mal-amado (menos por Schmidt): A renovação de Chiquinho

- Advertisement -
Benfica

Com o aproximar do mercado de janeiro, Chiquinho ainda não viu uma oportunidade para renovar com as águias. Aos 28 anos, qual será a decisão do meio-campista encarnado?

O contrato de Francisco Leonel Lima Silva Machado (mais conhecido como Chiquinho) com o SL Benfica termina em junho de 2024 e a partir de janeiro o médio está livre para assinar com quem quiser. Num momento em que os encarnados têm os vínculos de Rafa e Ángel Di María perto do fim e longe de uma renovação, surge a seguinte questão: Vale a pena renovar com Chiquinho?

A chegada de Orkun Kokçu por 25 milhões, mais cinco em objetivos, o rendimento absurdo de João Neves e a sapiência defensiva de Florentino Luís não têm dado muito espaço a Chiquinho para mostrar o seu melhor futebol esta temporada. O camisola 22, apesar de já ter disputado 13 partida, esteve em campo somente 297 minutos e foi titular por apenas duas vezes, tendo realizado os 90 minutos em apenas um duelo. Obviamente, não é a primeira escolha de Roger Schmidt.

Todavia, o treinador alemão já mostrou ser adepto das qualidades do jogador. Em 2022, quando Schmidt assumiu o comando das águias, Chiquinho estava na porta de saída do clube, sendo que a sua permanência foi um pedido do germânico. Inclusive, desceu o jogador no terreno e começou a utilizar o atleta num meio-campo a dois jogadores. Transformou-o a nível tático.

Relembrando a temporada transata de Chiquinho, é impossível ignorar o facto que o atleta foi o substituto direto de Enzo Fernández. Depois da saída amarga do argentino para o Chelsea FC, foi o português a assumir o papel de companheiro de Florentino, chegando mesmo a ganhar a alcunha de ‘Chidane’ por parte dos adeptos encarnados. Uma homenagem a Zinédine Zidane. O número 22 foi titular 17 das 20 partidas que o glorioso jogou sem Enzo Fernández.

Nesse período como titular no meio-campo encarnado, Chiquinho foi importante na pior altura da época encarnada. Destravou o jogo diante do Gil Vicente FC, já ao minuto 70’, com um grande golpe de cabeça e assinou várias exibições de relevo. Quando a equipa mais precisou foi ele que apareceu. Ainda assim, a chegada de Kokçu, o substituto natural de Enzo, viu-o voltar a ser renegado para o banco de suplentes.

Como Chiquinho já provou ser capaz de substituir um atleta vendido, surge a possível vontade do Benfica em querer antever uma saída. O interesse do mercado em João Neves e Florentino, bem como a preferência em colocar João Mário e Fredrik Aurnses nas alas ofensivas, fazem o meio-campo encarnado tornar-se facilmente frágil, a nível de opções para a próxima temporada. A renovação de Chiquinho pode ser uma forma de precaver alternativas.

Resta avaliar a parte financeira. Chiquinho está no Benfica desde 2019 e nunca renovou com as águias. Não é dos ativos com o salário mais elevado da equipa e as recentes palavras de Rui Costa sobre a boa saúde financeira do clube aludem a um processo simples, sem grandes exigências de ambas as partes. Pelo contrário, o contrato de Rafa assusta os encarnados. O Presidente do Benfica afirmou: “Posso prometer aos adeptos que não estamos a precisar de vender por não termos chegado longe na Liga dos Campeões”.

Logo, parece que a renovação do médio é o cenário mais provável para este episódio de mercado. Caso Chiquinho acabe mesmo por escolher outro destino, é conhecido o velho interesse do FK Dínamo Moscovo e de várias equipas turcas (o jogador já esteve emprestado ao Giresunspor Kulubu).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oferece contrato profissional a guarda-redes internacional português

António Luís, guarda-redes de 16 anos e internacional português nos escalões sub-15 e sub-16, assinou o seu primeiro contrato profissional pelo Benfica.

Rafael Leão recupera lesão em Portugal após ser dispensado da convocatória da Seleção Nacional

Rafael Lesão viajou para Portugal para tratar de uma lesão no adutor. O avançado foi dispensado da convocatória de Portugal devido a problemas físicos.

Premier League: Bruno Fernandes nomeado para prémio de jogador do mês após bater recorde de assistências do Manchester United

Bruno Fernandes é um de sete jogadores nomeados ao prémio de jogador do mês de março da Premier League e pode chegar ao seu quarto prémio mensal.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio do Benfica integra lista de arrependimentos da Juventus, avança a imprensa italiana

Segundo a imprensa italiana, Enzo Barrenechea integra a lista de arrependimentos da Juventus nos últimos mercados de transferências.

FC Porto | Os Aliados ali tão perto

Há campeões que encantam. E há campeões que sabem sofrer, resistir… e ganhar. Este FC Porto enquadra-se na segunda definição

Rivais da Premier League lutam pela contratação de Alejandro Baldé

Manchester United, Manchester City e Aston Villa estão numa corrida pela contratação do defesa-lateral do Barcelona, Alejandro Baldé.