📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mal-amado (menos por Schmidt): A renovação de Chiquinho

- Advertisement -
Benfica

Com o aproximar do mercado de janeiro, Chiquinho ainda não viu uma oportunidade para renovar com as águias. Aos 28 anos, qual será a decisão do meio-campista encarnado?

O contrato de Francisco Leonel Lima Silva Machado (mais conhecido como Chiquinho) com o SL Benfica termina em junho de 2024 e a partir de janeiro o médio está livre para assinar com quem quiser. Num momento em que os encarnados têm os vínculos de Rafa e Ángel Di María perto do fim e longe de uma renovação, surge a seguinte questão: Vale a pena renovar com Chiquinho?

A chegada de Orkun Kokçu por 25 milhões, mais cinco em objetivos, o rendimento absurdo de João Neves e a sapiência defensiva de Florentino Luís não têm dado muito espaço a Chiquinho para mostrar o seu melhor futebol esta temporada. O camisola 22, apesar de já ter disputado 13 partida, esteve em campo somente 297 minutos e foi titular por apenas duas vezes, tendo realizado os 90 minutos em apenas um duelo. Obviamente, não é a primeira escolha de Roger Schmidt.

Todavia, o treinador alemão já mostrou ser adepto das qualidades do jogador. Em 2022, quando Schmidt assumiu o comando das águias, Chiquinho estava na porta de saída do clube, sendo que a sua permanência foi um pedido do germânico. Inclusive, desceu o jogador no terreno e começou a utilizar o atleta num meio-campo a dois jogadores. Transformou-o a nível tático.

Relembrando a temporada transata de Chiquinho, é impossível ignorar o facto que o atleta foi o substituto direto de Enzo Fernández. Depois da saída amarga do argentino para o Chelsea FC, foi o português a assumir o papel de companheiro de Florentino, chegando mesmo a ganhar a alcunha de ‘Chidane’ por parte dos adeptos encarnados. Uma homenagem a Zinédine Zidane. O número 22 foi titular 17 das 20 partidas que o glorioso jogou sem Enzo Fernández.

Nesse período como titular no meio-campo encarnado, Chiquinho foi importante na pior altura da época encarnada. Destravou o jogo diante do Gil Vicente FC, já ao minuto 70’, com um grande golpe de cabeça e assinou várias exibições de relevo. Quando a equipa mais precisou foi ele que apareceu. Ainda assim, a chegada de Kokçu, o substituto natural de Enzo, viu-o voltar a ser renegado para o banco de suplentes.

Como Chiquinho já provou ser capaz de substituir um atleta vendido, surge a possível vontade do Benfica em querer antever uma saída. O interesse do mercado em João Neves e Florentino, bem como a preferência em colocar João Mário e Fredrik Aurnses nas alas ofensivas, fazem o meio-campo encarnado tornar-se facilmente frágil, a nível de opções para a próxima temporada. A renovação de Chiquinho pode ser uma forma de precaver alternativas.

Resta avaliar a parte financeira. Chiquinho está no Benfica desde 2019 e nunca renovou com as águias. Não é dos ativos com o salário mais elevado da equipa e as recentes palavras de Rui Costa sobre a boa saúde financeira do clube aludem a um processo simples, sem grandes exigências de ambas as partes. Pelo contrário, o contrato de Rafa assusta os encarnados. O Presidente do Benfica afirmou: “Posso prometer aos adeptos que não estamos a precisar de vender por não termos chegado longe na Liga dos Campeões”.

Logo, parece que a renovação do médio é o cenário mais provável para este episódio de mercado. Caso Chiquinho acabe mesmo por escolher outro destino, é conhecido o velho interesse do FK Dínamo Moscovo e de várias equipas turcas (o jogador já esteve emprestado ao Giresunspor Kulubu).

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: defesa em busca de minutos frente a dupla indiscutível

O FC Porto conta nas suas fileiras com Dominik Prpic. O croata não é um habitual titular do emblema do Dragão.

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.

Jeremiah St. Juste deverá continuar a ser um ‘problema’ para o Sporting até ao verão

Jeremiah St. Juste termina contrato com o Sporting no final da presente temporada e não deverá voltar a vestir a camisola verde e branca.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting e Benfica destroem na Champions League de Futsal: Leões marcaram 19 golos (!)

O Sporting goleou o Prishtina por 19-1 na Ronda Principal A da Champions League. Benfica venceu o Loznica por 9-0.

Álvaro Carreras arrasa concorrência no Real Madrid: Eis a comparação entre os laterais esquerdos dos merengues

Álvaro Carreras está a ser um dos indiscutíveis do Real Madrid, depois dos merengues terem investido 50 milhões de euros na sua contratação ao Benfica.

André Silva tenta renascer num dos destaques da La Liga

André Silva está em grande ao serviço do Elche. O jogador encontra-se ao serviço do emblema espanhol desde o último verão.