📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

À terceira é de vez?

- Advertisement -

nascidonafarmaciafranco

Não pense quem ler este artigo que estou já a começar a construir o caminho para os festejos do título. Pelo contrário. Sempre gostei de manter o maior distanciamento possível dessa situação até que a matemática confirme aquilo por que o coração tanto anseia. E mesmo assim, até o mais cauteloso adepto não se livrou de uma valente lição na época passada no que a esse capítulo diz respeito. Mas não foi só em 2012/2013 que o Benfica deixou fugir a liderança. Vejamos também 2011/12.

Cumprida que está a 18ª jornada da presente temporada, o Benfica veste a camisola amarela e encontra-se a quatro pontos do FC Porto e a cinco pontos do Sporting. Olhando em retrospectiva, na época 2011/2012, ao fim de precisamente 18 jornadas, o Benfica encontrava-se no primeiro lugar a cinco pontos do FC Porto. De uma vantagem de cinco pontos, o campeonato terminou com o FC Porto campeão com seis pontos de vantagem. A página virou-se e um 2012/2013 quase perfeito pelos lados da Luz viu uma fuga à 23ª jornada e um primeiro posto então assegurado a quatro pontos do rival do norte. Conta a história aquilo que foi uma recta final de temporada mascarada de um autêntico desastre desportivo – não de exibições, mas de resultados. Esta é a terceira vez consecutiva que o topo da tabela classificativa sorri ao clube encarnado e em que uma margem semelhante à dos últimos dois anos nos faz olhar para o segundo lugar com um distanciamento que deveria oferecer confiança.

A praticar um futebol cada vez mais coeso, afirmo de forma peremptória que o Benfica é neste momento a equipa com mais armas para chegar ao título. Se, por um lado, um Sporting rejuvenescido surpreendeu tudo e todos com uma entrada fulminante no campeonato e com uma luta incessante pelos lugares cimeiros, também é verdade que – e não querendo estar a concluir a partir de um caso isolado – o jogo na Luz mostrou as fragilidades de um leão em reconstrução. Um factor-surpresa que surpreendeu pouco e uma perda de William Carvalho mal colmatada não esconderam uma equipa com uma estrutura tremida, o que não deveria surpreender ninguém: a campanha 2013/2014 do Sporting está muito acima do que seriam as minhas expectativas para o clube de Alvalade. Por outro lado, este é decerto o FC Porto mais fragilizado dos últimos anos. Ao contrário do que é habitual, este FC Porto não tem conseguido esconder aquilo que são problemas entre direcção e balneário: seja pela partida de Lucho, seja pelo tremido episódio de Fernando, seja pelo próprio Paulo Fonseca, treinador atípico em comparação com os técnicos a que o FC Porto nos tem habituado no seu comando. Ricardo Quaresma foi, sem dúvida, uma contratação inteligente e em tempo útil, mas resta saber até que ponto este FC Porto não se terá descaracterizado.

No entanto, o Benfica vai entrar num ciclo de jogos que quase não vai dar espaço para respirar. Para além de embates na Taça da Liga e na Taça de Portugal, que vão exigir cuidados especiais pelos adversários que se apresentam ao clube da Luz, é já no final deste mês que o Benfica volta à Liga Europa, frente ao PAOK. Na perspectiva daquilo que é a minha principal preocupação e que me motivou a escrever este artigo – a capacidade de gestão deste primeiro lugar no campeonato –, o calendário encarnado pode interferir e muito com as dinâmicas de jogo. Como é natural, terão de ser dadas prioridades, e de falta de banco o Benfica não se pode queixar. No entanto, a orientação que Jorge Jesus vai dar aos seus pupilos não pode deixar de parte, pelo terceiro ano consecutivo, aquilo que é a obrigação de não mais largar o posto mais alto da tabela.

E Garay? Fonte: strettynews.com
E Garay?
Fonte: strettynews.com

Outra nuance poderá ser a saída de Garay. Se é certo que neste momento a falta de Matic não é colmatada na sua totalidade por Fejsa, também é verdade que, apesar disso, o ex-Olympiakos tem cumprido com eficácia e Ruben Amorim também é solução. No entanto, pior do que despir a equipa de uma peça-chave é despir de duas, e a possível saída de Garay não oferece soluções tão risonhas. Eu diria mesmo que a partida do argentino é extremamente evitável nesta altura e que, a acontecer, pode ser um peso enorme naquilo que são as pretensões do Benfica e naquilo que é a necessidade de garantir tranquilidade e consistência de um primeiro lugar que, repito, não soubemos gerir nos últimos dois anos.

Nesta perspectiva, e sumariando aquilo que acima referi, o Benfica tem mais opções, o Benfica é o candidato mais forte ao título, o Benfica tem um técnico que conhece a casa e que passou pelos desaires dos últimos três anos, o Benfica tem de fazer uma boa gestão do calendário, o Benfica tem obrigação de ser campeão nacional.

À terceira, só tem de ser de vez.

Alberto Conceição
Alberto Conceiçãohttp://www.bolanarede.pt/
O Alberto adora viajar, escrever e comer. Gosta imenso de desporto, de música e da sétima arte. No entanto, não tem dúvidas de que o Benfica é o seu grande amor. Adepto fervoroso e quase cego do glorioso, o Alberto não dorme, não come e não fala até que o árbitro dê o apito final. O amor é isto.                                                                                                                                                 O Alberto não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.