Adel Taarabt | O marroquino teima em não largar a batuta

- Advertisement -

Mudam-se os tempos, os treinadores e até a política desportiva, mas parece que há algo que teima em não mudar para os lados da Luz: Adel Taarabt continua a ser o único jogador no plantel encarnado que consegue desempenhar a função de box-to-box quase de forma exímia.

Apesar de o mercado apenas fechar a 6 de outubro, o que é certo é que nenhum reforço para essa posição chegará antes do jogo da terceira pré-eliminatória frente ao PAOK, pelo que Jorge Jesus terá de se focar nos jogadores que dispõe atualmente.

No entanto, pelo que foi possível ver nos jogos transmitidos pela BTV, parece que o técnico português, apesar do que tinha sido avançado por alguns órgãos de comunicação social, conta com o marroquino para orquestrar o futebol ofensivo das “águias”.

Quando se pensava que seria Pizzi a voltar para o centro do terreno, onde Jesus o meteu a jogar na época 2014/15, o técnico surpreendeu tudo e todos ao colocar o médio português a jogar no apoio ao ponta de lança e Taarabt como box-to-box, tendo este até marcado o primeiro golo da partida frente ao AFC Bournemouth.

Esta opção por parte do técnico faz todo o sentido, pois Pizzi, para além de não ter a intensidade necessária para jogar num meio campo a dois, também não reúne as características de que Jesus gosta num “8”.

O técnico gosta de médios intensos na pressão e na disputa pela posse de bola, capazes de conduzir a bola em progressão e, Taarabt, com a evolução que apresentou nestes últimos dois anos, preenche os requisitos.

A verticalidade que impõe no seu estilo de jogo tem sido determinante no sucesso da equipa, permitindo queimar linhas adversárias e abrir espaços para desmarcações dos colegas. Com uma complexão física interessante para um centrocampista box-to-box, Adel acrescenta à sua grande visão de jogo e aptidão de passe, uma capacidade de condução de bola exímia, tornando-se num quebra-cabeças para os seus oponentes.

Adel Taarabt foi um dos jogadores mais utilizados na época passada, tendo marcado um golo e feito três assistências
Fonte: Transfermarkt

Além disso, Taarabt tem demonstrado uma grande intensidade e velocidade na reação à perda da posse de bola, o que possibilita à equipa recuperar a bola em terrenos mais adiantados, aumentando assim as probabilidades de sucesso dos encarnados no último terço do terreno.

Não obstante, urge a contratação de um médio box-to-box, pois é virtualmente impossível atacar uma época que se vislumbra longa e intensa com apenas um jogador que consiga desempenhar essa posição. Apesar de Pizzi ou Gabriel também poderem lá jogar, o futebol ofensivo da equipa perde a dinâmica e o fulgor que Taarabt consegue imprimir, pelo que Jesus, certamente, deseja o ingresso de um médio que, na ausência do marroquino, lhe dê garantias de qualidade no miolo do terreno.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Sebastian Szymanski deixa Fenerbahçe e é reforço do Rennes

Sebastian Szymanski é a mais recente contratação do Rennes. O médio criativo deixa o Fenerbahçe e assina com os franceses até 2029.

Olympique Marselha oficializa contratação de Quinten Timber ao Feyenoord

Quinten Timber foi confirmado como o mais recente reforço do Marselha. O médio neerlandês chega a França, onde terá a sua primeira experiência fora dos Países Baixos.

Tondela pode contratar defesa-central português que já passou pelo Sporting e pelo Braga

O Tondela está muito perto de contratar João Silva ao Sport Recife num negócio de empréstimo até ao final da temporada.

Sporting: Luis Suárez entre o 11 ideal da jornada 7 da Champions League

Luis Suárez está na equipa da semana da Champions League, depois de ter bisado pelo Sporting contra o PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Santos e a mudança para o Moreirense: «Sei que é um grande clube aqui em Portugal e vou dar tudo para o defender...

Leandro Santos já falou enquanto jogador do Moreirense. Lateral deixou o Benfica e assinou com o emblema de Moreira de Cónegos.

Na Pedreira não há Floresta que cresça: Minhotos nunca controlaram mas acabaram por triunfar | Braga 1-0 Nottingham Forest

Assim, o Braga sobreviveu num jogo difícil no qual nenhuma das equipas assumiu o controlo durante o jogo. Esta vitória não só é importante relativamente às contas para o apuramento direto para as eliminatórias da Europa League, como também para a moral do grupo e dos adeptos, que ainda não esqueceram as derrotas diante do Vitória SC e do Fafe.

FPF vai liquidar de imediato cerca de 2,6 milhões de euros após notificação da Segurança Social

A Federação Portuguesa de Futebol paga, de imediato, dívida relativa a contratos com a Femacosa, de Fernando Santos. Eis o comunicado oficial.