Adel Taarabt tornou-se jogador do SL Benfica no ano de 2015. Chegando ao então bicampeão nacional após ter rescindido contrato com o QPR FC. Na altura, já tinha representado clubes como o AC Milan e o Tottenham Hotspur FC, mas chegaria ao Benfica com o rótulo de eterna promessa do futebol mundial.

Adel Taarabt era reconhecido pela enorme qualidade técnica, mas também pela sua indisciplina e mau profissionalismo. Chegado ao clube encarnado, o médio marroquino apresentou-se no Seixal com excesso de peso e não demorou muito tempo a ser notícia devido à sua indisciplina.

Os problemas extra-futebol levaram o marroquino a ficar sem jogar, levando inclusive o presidente Luís Filipe Vieira a declarar numa entrevista que ele não voltaria a jogar no Benfica.

A indefinição quanto ao seu futuro permaneceria até Janeiro de 2017, quando o médio seria emprestado aos italianos do Genoa CFC por um ano e meio, onde jogaria com regularidade e pôde voltar a sentir prazer em jogar futebol.

Anúncio Publicitário

Regressado ao Benfica no Verão de 2018, Adel Taarabt voltaria a treinar com a equipa B, até que, aquando da promoção de Bruno Lage ao plantel principal, este decidiu dar uma oportunidade ao médio marroquino, começando a integrá-lo nos jogos da equipa B, vindo a estrear-se oficialmente na equipa principal no jogo em casa contra o Tondela.

Aí veríamos finalmente um Adel Taarabt com outra atitude, que viria a justificar mais oportunidades. O clube viria a reconhecer o seu empenho oferecendo-lhe um novo contrato no Verão de 2019. Na época passada, o médio viria a conquistar um lugar no onze titular, tendo também regressado à selecção marroquina.

Adel Taarabt renovou recentemente contrato até 2023
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No entanto, apesar de já ter dado provas do seu talento de águia ao peito, o rendimento de Adel Taarabt não tem gerado consensualidade no seio dos adeptos encarnados. O internacional marroquino é capaz de encantar os adeptos com os seus pormenores de fino recorte técnico, mas também é capaz de os deixar à beira de um ataque de nervos com algum passe errado ou uma perda de bola.

Adel Taarabt é um jogador de alto risco em todas as suas acções e que não sabe jogar de outra forma. Tanto é capaz de criar uma ocasião de perigo do nada, como é capaz de originar um contra-ataque perigoso para a equipa adversária e que nesta época, já resultaram em golos.

Para além disso, é também um jogador que tem sempre uma abordagem agressiva sem bola, que resulta muitas vezes em entradas fora de tempo e em saídas na pressão desmedidas e que expõem o espaço nas suas costas e desmontam a organização defensiva da equipa.

Adel Taarabt é um jogador que joga sempre no limite, sendo capaz do melhor e do pior. Um jogador que tem muito talento e qualidade técnica, para pouca cultura táctica e pouco QI futebolístico.

Na minha opinião, um jogador que joga como oito (sobretudo no meio-campo a dois) não pode apenas ser um jogador que desequilibrar com fintas e passes a rasgar as linhas adversárias. Também tem de saber segurar a bola, definir, temporizar e pensar o jogo, ter a inteligência que lhe permita tomar as decisões certas com e sem bola.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome