Adeus, Champions; bem-vinda, Liga Europa!

- Advertisement -

O Sport Lisboa e Benfica entrou bem no apuramento para a Liga dos Campeões. A partir daí, foi como se a equipa se tivesse desmoronado, juntamente com o treinador. Tal como no ano passado, a equipa da Luz não passou da fase de grupos da Champions. No entanto, mostrou melhor prestação nas épocas de 2016/2017, onde chegou aos oitavos de final, e de 2015/2016, onde garantiu lugar nos quartos de final. Não foi o caso desta vez, mas vale a pena relembrar o percurso dos encarnados na competição.

O Benfica começou a fazer pontos logo na terceira ronda qualificativa, onde venceu o Fenerbahçe na Luz por 1-0 e empatou, fora, a um golo, com o mesmo. Seguiram-se os play-offs, onde mais uma vez o Benfica se mostrou superior. A 21 de agosto deu-se o empate a uma bola com o PAOK, mas, oito dias depois, o clube da Luz superou as expetativas e venceu, em Salónica, por 4-1, passando assim para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Falando em contas, os encarnados já tinham garantidos 7,9 milhões de euros pelas vitórias até à data, mas a vitória sobre o PAOK deu à SAD benfiquista uma quantia de 42,9 milhões de euros.

Apesar de ter tremido na Luz com o PAOK, o SL Benfica cumpriu o objetivo de se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões
Fonte: SL Benfica

Conhecidos os grupos da Champions, o Benfica calhou no grupo E com o Bayern de Munique (Alemanha), com o Ajax (Holanda) e com o AEK (Grécia). Num total de seis jornadas, as águias começaram por receber, em casa, no dia 19 de agosto, o Bayern de Munique, que venceu por duas bolas contra zero dos encarnados. Depois da derrota em casa, o Benfica foi a Atenas vencer o AEK por 3-2, mas a felicidade das águias não foi a mesma no jogo com o Ajax, em Amesterdão, onde o Benfica foi derrotado por apenas um golo aos 92 minutos. Na quarta jornada, também com o Ajax, o Benfica não foi além de um empate a uma bola, e a decepção aumentou com a goleada sofrida em Munique (5-1). Já sem hipóteses de avançar na Liga dos Campeões, o Benfica venceu o AEK na Luz por 1-0 no último jogo.

Na partida diante do AEK, Rui Vitória alterou o onze inicial relativamente ao jogo anterior contra o Vitória de Setúbal: saíram Fejsa, Zivkovic e Jonas, para darem lugar a Alfa Semedo, João Félix e Seferovic. Na primeira parte do jogo, os encarnados foram superiores, mas ainda assim não estiveram no seu melhor. Aos 20’, João Félix fez um cruzamento excelente para Seferovic e, aos 40’, esteve perto do golo, que é o mesmo que dizer que esteve perto “de uma estreia de sonho”. Já na segunda parte, o Benfica entrou melhor. Seferovic fez tremer a baliza de Barkas com um remate à barra. Contudo, a bola só entrou aos 87’ através de um livre marcado por Grimaldo, que brindou os benfiquistas com uma obra de arte e, tornando-se o melhor jogador em campo. O livre ocorreu na sequência da expulsão de Galanopoulos por acumulação de amarelos.

Tal como no ano passado, a equipa da Luz não passou da fase de grupos da Champions
Fonte: SL Benfica

O Benfica já não vencia na Luz para a Liga dos Campeões desde 2016 e, com o “não apuramento” para as próximas fases da Liga Milionária, é agora cabeça-de-série no sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

É de salientar que a camada mais jovem também venceu o AEK no Seixal, não apenas por um golo, mas sim por três. Apuraram-se assim para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Jovem da UEFA, ficando em 2º lugar do grupo.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Mafalda Feliciano
Mafalda Felicianohttp://www.bolanarede.pt
A Mafalda é uma pessoa simples, contenta-se com o que tem, mas que dá tudo o que pode. Ela é desastrada, mas gosta de ter as suas coisas organizadas. Ela é extrovertida, no entanto, quando o assunto é sério, não há quem lhe tire a atenção. Por vezes ela é tão perfeccionista que chega mesmo a irritar. Ela é persistente, mas sabe quando tem de parar de insistir. Ela é realista e honesta. Dispensa brincadeiras de mau gosto. Com ela ou é oito ou oitenta.                                                                                                                                                 A Mafalda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo do título: onde ver o Al Nassr x Damac que vale o 1º título para Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita?

O Al Nassr joga mais um match point pelo título saudita. Última jornada da Liga Saudita realiza-se esta quinta-feira.

Benfica e Leões Porto Salvo apuram-se para as meias-finais nos playoffs de Futsal

Já são conhecidos os dois primeiros semifinalistas do campeonato de futsal. Benfica e Leões Porto Salvo seguem em frente.

Ian Cathro pode deixar o Estoril Praia e tem interessados em Inglaterra

Ian Cathro ainda não tem definido a 100% o futuro. O treinador do Estoril Praia tem interessados no Championship.

Lúcia Alves renova contrato e segue no Benfica até 2031

Lúcia Alves vai continuar no Benfica. A polivalente jogadora, que pode atuar em qualquer posição no corredor, segue até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Paiva é o novo Treinador do Santos Laguna

O Santos Laguna anunciou a contratação do português Renato Paiva como novo treinador da equipa principal, técnico formado no Benfica.

Eis as 25 convocadas de Portugal para os últimos jogos da primeira fase de apuramento para o Mundial Feminino 2027

Francisco Neto anunciou as 25 convocadas de Portugal para os próximos jogos no caminho até ao Mundial 2027. Navegadoras defrontam Letónia e Finlândia.

Unai Emery e Julian Schuster fazem antevisão da final da Europa League: «Há pouco tempo estávamos na segunda divisão e agora vamos disputar uma...

Unai Emery e Julian Schuster realizaram a antevisão da final da Europa League. Aston Villa e Friburgo disputam troféu.